5 formas interessantes de causar um impacto visual através da Tipografia

Desenvolva uma apresentação tipográfica impactante em seus projetos e conquiste admiradores

 5 formas interessantes de causar um impacto visual através da TipografiaEae? Tudo bele?

Hoje venho novamente falar sobre tipografia, porém com diferente aplicação. Neste artigo tentarei mostra-la com a função de causar impacto visualmente.

Sabemos que para trabalhar com tipografia não basta apenas escolher uma fonte bonita. Temos também que nos preocuparmos com a forma com que ela se apresentará no layout visando comunicar os objetivos do projeto de forma eficaz.

Peça como cartazes, pôsteres, capas ,embalagens, anúncios, ilustrações, entre outros necessitam de uma apresentação tipográfica impactante para comunicar estes objetivos.

Portanto minha amiga e meu amigo Galucho, irei agora te apresentar 5 formas para que você possa aplicar tipografia e transmitir um aspecto visual marcante.

E quando você estiver criando suas primeiras obras impactantes você fará de seus clientes, usuários e colegas de trabalho também admiradores do seu trabalho.

Segue o que veremos neste artigo:

Quer aprender mais sobre tipografia? Clique aqui e assista uma aula.

Aew! Falta pouco! Agora é só preencher este formulário e clicar no botão abaixo para ter acesso ao seu vídeo



Uma imagem vale mais que mil palavras. Então transformaremos letras em imagens.

ninja_by_midu1995-d6w97e1
Antes de te passar as cinco formas é preciso que você entenda que grande parte dos projetos que envolvem o uso da tipografia de forma impactante é enquadrada como projetos para “ver”.

Caso você tenha lido o terceiro artigo da série sobre tipografia saberá que os projetos para “ver” consideram como fator mais importante o apelo visual. Existe uma liberdade maior na criação.

Uma imagem pode valer mais do que mil palavras. Porém precisamos apenas de poucas letras para formar uma imagem.

kosé

Quando desejamos transmitir um resultado de impacto devemos tratar cada letra de uma peça não como um mero signo alfabético, e sim, um signo com força imagética. Podemos então atribuí-la a função de imagem visual.

Agora que você já captou a mensagem vamos ver exemplos práticos para explicam melhor as cinco formas. Sigam-me os bons!!!

#1 – Usando palavras como parte de um cenário.

palavras como parte da cena

Eis uma forma interessante de apresentar tipografia. Você pode interagir em uma composição palavras com uma imagem já definida para gerar um novo conjunto.

typography

Esta interação deve ser projetada a ponto de fazer o usuário perceber que o texto faz parte da cena. Textos e imagens, neste contexto, são subunidades que formam uma unidade.

#2 – Usando sobreposição de camada de texto em imagens.

De todas as maneiras de trabalhar com tipografia e imagens colocar um texto em cima de uma imagem é a mais fácil. Este tipo de composição pode, às vezes, conferir a tipografia maior destaque porque, evidentemente, ela fica em primeiro plano.

sobreposição

Na imagem acima mesmo o texto visual estando em primeiro plano, notamos que a composição se unifica. Isso é possível porque existe uma interação entre a mensagem transmitida pela tipografia e o visual da garota.

sobreposição

Pare que se garanta que a mensagem seja acessível ,e ao mesmo tempo não perca a unidade, o contraste entre os elementos tipográficos e as imagens deve ser devidamente ajustado.

sobreposição

Em alguns casos pode ser indicado o uso de uma camada intermediária , com a aplicação de uma cor translúcida, por exemplo, entre a camada de texto e a imagem de fundo, como você pode ver na imagem acima.

#3 – Rompendo com a sintaxe linear da linguagem escrita.

As letras e palavras são signos adequados à sintaxe de uma linguagem escrita linear. Quando você rompe com a sintaxe convencional você pode dar destaque visual a uma peça devido à linguagem inovadora.

Esta era a proposta de movimento criado pelo escritor Fillippo Tomasso Marinetti chamado Futurismo que você pode se inspirar. Este proclamava o fim da arte passada em prol da arte do futuro.

Quanto ao emprego da tipografia no Futurismo pregava-se a sua utilização de maneira livre, com tipos e letras se convertendo em elementos autônomos de design e rompendo-se das regras tipográficas convencionais.

Neste estilo se destaca a fragmentação das palavras, o contraste de formas e tamanhos e o uso da linha diagonal com o texto.

Adotar esta forma de expressar pode parecer um tanto radical, entretanto o uso de alguns elementos proposto pelo Futurismo podem proporcionar o impacto visual que seu projeto precisa.

les mots en liberte futuristes

A publicação de Marinetti “Les Mots en Liberté Futuristes” utiliza diferentes tipos de letra, fontes, tamanhos e cores.

assemble futuriste

Como fonte de estudo avalie a imagem do pôster acima e procure praticar. Trabalhe com linhas diagonais de texto, construa imagens assimétricas, rompa com a escrita convencional, desfragmente palavras.

#4 – Utilizando colagem ou fotomontagem.

Caso você esteja envolvido em algum projeto irreverente pode ser uma boa trabalhar com tipografia através de montagens.

Johannes Baader

Colagem tributo a Gutenberg “Gutenberggedenkblatt/Ehrenporträt von Charlie Chaplin” de Johannes Baader .

Como inspiração você pode pesquisar sobre outro movimento que assim como o Futurismo transgrediu conceitos. Refiro-me ao Dadaísmo . Os artistas deste movimento a partir do uso da tipografia criavam imagens que renunciavam à tradicional forma de comunicação gráfica em defesa da linguagem da subversão e irreverência.

Eles utilizavam a técnica da colagem com uma implicação tipográfica prevalecente para simbolizar uma nova realidade.

Dadaismo

Se você precisa desenvolver um projeto onde ousadia e irreverência são ingredientes principais ,você pode  abrir seu Editor de imagens e fazer experimentações com fontes, brushes e imagens até chegar ao resultado esperado. Caso prefira, você pode usar o método tradicional assim como fazia Kurt Schwitter usando os mais variados tipos de materiais como cacos de vidro, jornais, ferros velhos, etc.

Dadaísmo

Galucho, se projetares conforme os objetivos de comunicação pode ter certeza que resultará em um projeto de alto impacto visual.

#5 – Moldando retratos com tipografia.

Retrato tipográfico é uma forma que ilustradores levam a tipografia a resultados incríveis. Basta ver os exemplos a seguir.

venom_typography_by_midu1995-d68o17a

Erick Spiekermann

Pôster com imagem do Tipógrafo Erik Spiekermann.

Typography by digitalfragrance

Utada Hikaru Typo Portrait by Ashed Dreams

Queen Elizabeth II

Existem métodos de construção de belos retratos tipográficos mais complexos como o exemplo da imagem acima da tipógrafa Keira Rathbone . Ela utiliza a máquina de escrever em suas criações. Deve ser um tanto demorado para você se especializar caso se interesse pela técnica.

Conclusão

Você pode notar que as formas apresentadas neste artigo não são tão preocupadas em seguir regras rígidas como as citadas na série de 3 artigos sobre Tipografia que escrevi aqui no blog. Afinal não existe certo nem errado, o que existe são aplicações adequadas ao objetivo do projeto.

Quando chegar o momento de você criar algo com mais liberdade e que precise de um apelo visual maior, as formas apresentadas aqui podem servir de referência. E com certeza existem muitas outras formas de causar impacto visual através da Tipografia.

Se você tem um trabalho Tipográfico ou conhece algum que cause bastante impacto comente e forneça o link para nós.

Espero você na seção de comentários. Aproveite e compartilhe este artigo com seus amigos!

Até mais!

Forte Abraço

Referências:

http://blog.slideshare.net/2014/03/31/how-to-use-typography-with-photography/

http://designbrain.com.br/viral/fazendo-arte-com-tipografia-selecao-de-imagens-feitas-a-partir-de-fontes-tipograficas/

http://www.hongkiat.com/blog/28-excellent-examples-of-typography-portraits/

http://www.geocities.ws/coma_arte/textos/noelfernandezmartinez.pdf

Imagens usadas como exemplo:

Imagens“Venom”, “Ninja” e “Iron Man”: http://midu1995.deviantart.com/

Imagem “Experimental typography exhibition”: http://designbrain.com.br/viral/fazendo-arte-com-tipografia-selecao-de-imagens-feitas-a-partir-de-fontes-tipograficas/

Imagem “Kosé”: http://1160404007.blog.163.com/

Imagem ”Old News”: http://blog.slideshare.net/2014/03/31/how-to-use-typography-with-photography/

Imagens “The Ratatatoo” e “Planet Propaganda”: http://www.siteparaempresas.com.br/blog/?p=3797

Imagem “Les Mots en Liberté Futuristes”: http://cdm.reed.edu/cdm4/artbooks/marinetti.php

Imagem “Coffrets cadeau pour stimuler les sens”:
http://media-cdn.aesop.com/media/articles/images/article_thumb/1311-GIFT-KIT-CAMAPIGN-LATEST-PAGE-FRENCH-FA-01.jpg

Imagem “Gutenberggedenkblatt/Ehrenporträt von Charlie Chaplin”: http://artist.maestro.fm/Johannes%20Baader.html

Imagem exemplo de Dadaísmo Tipográfico: http://pixelartquetipos.blogspot.com.br/2011/04/dadaismo-tipografico.html

Imagem “Mimi’s Dada Catifesto”: http://kerrymartin.com/Mimi’sDadaCatifesto.1.html

Imagem de Pôster Erik Spiekermann: https://www.flickr.com/photos/designerspg/3772366060/sizes/o/

Imagem de Michelle Branch por Rachel Thomas: http://digitalfragrance.deviantart.com/art/Typography-77969249

Imagem “Utada Hikaru Typo Portrait”: http://ashed-dreams.deviantart.com/art/Utada-Hikaru-Typo-Portrait-69729983

Imagem “Queen Elizabeth II – Diamond Jubilee”: http://www.keirarathbone.com/kr_site/?portfolio=queen-elizabeth-ii

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.

  • Marvio Magalhães de Souza

    Mais um artigo top. Parabéns, muito obrigado por compartilhar conhecimento. Tenho uma pergunta: A arte que tem a palavra OLD NEWS, é possível fazer esse efeito no Photoshop? Existe algum tutorial explicando como fazer?

    • Olá Marvio.

      Muito obrigado pelo comentário :)

      Não sei se existe tutorial específico, mas dá pra fazer com Photoshop sim.
      Na verdade naquela arte ( arte que não é de minha autoria) ele usou uma fotografia e inseriu o texto (com um pouco de efeito 3D, parece) algumas linhas e formas aproveitando-se das linhas nativas da própria foto.

      Talvez esse artigo aqui mesmo do blog possa te ajudar um pouco mais nisso:

      http://chiefofdesign.com.br/criacao-de-imagens/

      Forte Abraço.

  • Paulo Penteado

    Bela iniciativa . Parabéns!