O que todo Web Designer Precisa Saber – [Parte 02] – Ferramentas de Web Design

Saiba quais ferramentas você precisa dominar para conseguir um trabalho na área de web design.

O que um web designer precisa saber - ferramentas de web design

Eae! Td bele?

Neste artigo continuaremos com a pequena série sobre “O que todo Web Designer Precisa Saber”.

No primeiro artigo (se você ainda não leu, clique aqui para ler) apresentamos os conceitos que você precisa estudar para se tornar realmente um Web Designer.
Nesta segunda parte irei apresentar as ferramentas que você precisa saber manusear para conseguir um trampo na área.

Para conseguir atuar na área não basta somente a parte teórica. Somente com a teoria você não vai conseguir um emprego ou um freela. E as ferramentas servem para te ajudar a fazer isso: para você colocar em prática aquilo que tudo estudou.

Antes, quero  frisar que existe sim mais ferramentas que usamos no dia a dia, como por exemplo,  de prototipagem,  de coletas de dados, de organização de tarefas, de definição de cores , entre outras. Porém a pretensão deste artigo é focar nas principais ferramentas  requisitadas pelo mercado e que vemos constantemente  exigidas  nas vagas de emprego oferecidas por aí.

Também não irei me aprofundar muito nos softwares citados. O artigo é mais informativo do que instrucional. Aqui eu não irei ensinar como usar tal software ou como criar tal efeito.

O objetivo aqui aqui é criar um guia para os galuchos candidatos a web designers, bele?

Are you ready? Ok!! Lest’s go!!!

Neste artigo você receberá dicas sobre:

Edição de gráfica

Para criar layouts, ilustrações, ícones, montagens, tratar fotos, entre outros, você precisará de algum editor visual.  Então, vamos ver quais são os principais?

Adobe Photoshop

PSD

O Photoshop é um programa de edição de imagens profissional.

É o software de edição visual mais conhecido e usado no mundo.

Os seus recursos são otimizados para edição e tratamento de imagens digitais (Bitmaps) e trabalhos de pré-impressão.

Além de imagens digitais ele também possui algumas funções dos programas típicas dos programas vetoriais.

Então no PS, você pode criar quase tudo: layouts de sites, ilustrações, animações simples, fatiar imagens, montagem de fotos, tratamentos de fotos, etc.

Por isso ele é o programa mais usado para a criação de layouts, mesmo não tendo sido projetado inicialmente para isso.

Ele é praticamente o software de porta de entrada para quem inicia na área.

Saber manuseá-lo é essencial. Isso é um requisito fundamental nos dias atuais.

Download

Alternativas gratuitas:

Gimp

Adobe Fireworks

FW

O Fireworks é uma ferramenta para desenvolvimento de Layouts web.

Com o FW podemos criar e editar imagens para a WEB, além de animações simples.

Os seus recursos são otimizados para a web. Ele tem uma ótima compressão de imagens, cria links, fatia imagens, exporta PNGs transparentes com melhor qualidade, cria sprites, etc.

Seu uso e interface são muito semelhantes ao do Photoshop. E ele é integrado com outros softwares da Adobe. Você pode tranquilamente abrir um PSD (arquivo de photoshop) no FW.

Na verdade ele é a ferramenta da Adobe para a criação e interfaces web (apesar da grande maioria usar somente o Photoshop).

O Fireworks foi feito para Web Designers.

Apesar de certo preconceito de alguns Web Designers, ele é o programa mais otimizado para criação de peças para a web, além de também ser mais fácil e intuitivo que o Photoshop.

Download

Alternativas gratuitas:

Gimp

 Não existe a melhor ferramenta para o Web Designer.
A melhor sempre será  aquela que lhe oferece uma melhor experiência, que você se sente mais confortável  e que lhe auxilie a entregar os melhores resultados.

Adobe Illustrator

AI

O Illustrator é uma ferramenta para criação de imagens vetorais.

O AI é o software de vetores mais usados hoje em dia. E com certeza é o mais poderoso programa de imagens vetorais.

Com ele pode-se criar diversas peças de design:  ilustrações, folhetos, panfletos, livros, layouts, banners, cartões, infográficos, ícones, etc.

Ele também tem integração com outros softwares da Adobe.

Download

Corel Draw

CorelDraw

O Corel também é uma ferramenta para criação de imagens vetorais.

Hoje em dia seu uso caiu um pouco, devido a ascensão do Illustrator, mas mesmo assim ainda é bastante usado, principalmente aqui no Brasil.

Normalmente iniciantes preferem o Corel por sua facilidade de uso ser um pouco maior, ser mais leve e o mais barato.

Download

Alternativas gratuitas apara Illustrator e Corel:

Inkscape

Linguagem web

Um projeto de interface para web interage com muitas áreas vão além do visual, por isso é importante você conhecer o funcionamento de uma interface web por inteiro.
Você não precisa ser especialista em tudo, mas precisa saber para quem está criando e o que está criando. Portanto, é importante você conhecer as camadas web.

Veja a seguir.

HTML:  HTML é a abreviatura de “HyperText Mark-up Language” ou Linguagem de Marcação de Hipertexto

Usamos o HTML para construir sites. Ele apresenta o conteúdo no navegador e para vincular, através de urls , arquivos externos como imagens, vídeos, páginas, etc.

CSS:  CSS é a abreviatura de Cascading Style Sheets  ou Folhas de Estilos em Cascata.

É uma linguagem para estilos. Usamos o CSS para adicionar estilo a uma página HTML. Ele altera a forma como será exibido o conteúdo. É pelo CSS que damos “formas e cores ao nosso site”.

JQUERY/JAVASCRIPT: Javascript basicamente é uma linguagem de programação desenvolvida para a internet.

O JS Adiciona comportamento interatividade na página, modificando assim sua utilização e proporcionando diferentes experiências ao utilizador da página.

JQuery é uma framework para desenvolvimento de javascripts. Ele ajuda os desenvolvedores a criarem de forma mais rápida e estável os scripts.

Mesmo que você trabalhe apenas como um “web design criativo” (daqueles que não botam a mão em códigos) é importante você conhecer o funcionamento do html, pois seu layout será usado nele. A mesma coisa aplica-se ao JS e, principalmente, ao CSS.

senac-aula02

 CMS: CMS é a abreviatura de Content Management System ou Gerenciamento de Conteúdo. São plataformas que lhe permitem criar sites dinâmicos, com banco de dados, com gestão de conteúdo, sem a necessidade de se ter conhecimento sólidos em linguagem de programação.

Alguns CMS: WordPress, Joomla, Drupal

Editores de código

Adobe Dreamweaver

DW

O Dreamweaver é uma ferramenta de edição de códigos. É o programa do pacote Adobe para o desenvolvimento de aplicações web.

O programa permite a criação e edição de páginas para a internet sem a necessidade de se lidar com códigos.  É um programa WYSIWYG .

Sua interface é semelhante com as de programas de edição de imagens da Adobe. Essa facilidade, aparentemente, que o DW oferece pode ser uma grande armadilha.

Os códigos gerados automaticamente pelo DW são sujos. O DW insere coisas inúteis, ultrapassadas e fora dos padrões.  Nunca crie um site assim. Saiba o que você está fazendo.

Ele é ótimo programa, mas não use o modo visual do DW. Faça você mesmo o seu código.

Download

Notepad++

O Notepad++ é um programa para de edição de códigos.

Ele é leve e gratuito.

Suporta uma gama maior de linguagens e também tem funcionalidades WYSIWYG.

Download

Alternativas:

Sublime

Atom

Brackets

Outras Ferramentas

Adobe Flash

FL

O Flash é uma ferramenta pra a criação de animações. Com ele pode-se criar desde banners simples até games complexos.

Sua interface é simples de usar. Ele possui uma time-line muito parecida com as encontradas nos editores de vídeos.

No desenvolvimento web ele foi colocado de lado (graças ao bom Deus) devido a evolução do HTML/CSS e dos padrões web. Praticamente não se usa mais o FL quando se trata de web.  Mesmo assim é bom você conhecê-lo, pois ainda se usa o FL na criação de pequenos banners promocionais.

Download

Adobe Indesign

ID

O Indesign  é software  de  diagramação e organização de páginas.  Ele é o subtituto do antigo Adobe PageMaker.

O ID é  o campeão quando o assunto é  edição e diagramação de jornais, revistas e afins. É uma ótima ferramenta para se trabalhar com tipografia e muito usado em agências de publicidade, gráficas, etc.

No desenvolvimento web ele não tem muita utilidade.  Apesar das suas opções  lhe darem suporte para a criação de layouts de site e opções de exportação para web, isso não faz dele um software muio útil para o desenvolvimento de sites.

Download

Alternativa:

Scribus

Conclusão

Saber usar bem os programas também é importante . Isso lhe ajudará a evitar problemas e otimizará o seu tempo e a qualidade dos seus trabalhos.  E também pode  ser o fiel da balança para você conseguir um emprego ou não.

Mas, não esqueçam que web design é algo multidisciplinar e existem ainda mais coisas para você estudar, pesquisar e aprender. Saiba que é importantíssimo você conseguir unir o conhecimento com a técnica: os conceitos mais as ferramentas.

E assim chegamos ao fim deste pequeno guia sobre as ferramentas de um Web Designer.

Espero que tenha gostado.

E você já saber usar essas ferramentas? Já estudou alguns dos conceitos?  Tem dúvidas sobre alguma coisa?  Usa outra ferramenta que não citei aqui?

Deixe seu comentário. Compartilhe! Participe!

Atém mais.

Abraço.


Primeira Parte:

[Infográfico] O que todo Web Designer Precisa Saber – Conceitos de Web Design [ Parte 01]


David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.

  • Gisele Grix

    Muito obrigada pelos esclarecimentos. O site está indefectível.

  • Marcelo Menezes Vianna

    Parabéns David pelo post e pelo blog. A Adobe lançou algum tempo atras 2 programas visando facilitar a vida dos criativos que não pretendem se aprofundar nos códigos. Achei uma boa iniciativa. São eles: o Muse e o Edge Animate. O primeiro para criação de sites completos, desde o planejamento, wireframes até a publicação do site. E o segundo como alternativa ao flash que gera o CSS e JS para animações. Você conhece? Ja usou algum? Recomenda?

    • Olá, Marcelo.

      Obrigado pelos elogios. :)

      Eu conheço o Muse e o Edge, mas nunca usei efetivamente.

      O Edge parecia ser mais interessante, pq ele tentava ser uma evolução do flash, usando html5 e js pra criar animações (contrário do flash que usa Action Script).

      E o Muse eu conheci através um aluno, que me falou. Fui atrás para ver, mas não me interessei.

      Eles exportam (até este presente momento) um código “sujo”. Talvez para uma “demonstração, apresentação” rápida, efêmera, possa ajudar, mas para projetos web para valer, SEM CHANCE!

      Eu não sou daqueles “xiitas” que acham que não pode usar WYSIWYG e que devemos fazer tudo na “unha”, mas creio que é fundamental termos controle sobre o código.

      Eu acredito que não que devemos ser dependentes de nenhum software. Principalmente esses que prometem coisas “prontas”.

      Ainda mais que html5 é totalmente “semântico”.Vc precisa saber aplicar as tags de acordo com o significado,etc; e isso nenhum robot consegue fazer com maestria.

      A máquina pode até ser mais rápida que o cérebro, mas nunca ( eu espero hehe) será mais inteligente !

      Forte Abraço.

  • Jose Ferreira Junior

    Parabéns pelo material!!
    No meu caso ainda tenho dificuldade para trabalhar com imagens, mas tenho procurado estudar muito para sanar essa dificuldade.
    Mais uma vez Parabéns, pois estou ganhando muito conhecimento lendo seus Artigos.

    • Olá José!

      Obrigado por curtir o blog!

      Continue assim que com certeza vc irá evoluir cada vez mais :)

      Forte Abraço!!

  • julio cesar

    cara adorei seu blog,tenho vontade de fazer o curso de sistemas para internet na UNIP , será que vale a pena este curso tecnologo,muitos amigos meus falaram que o salário nesta área estão se defasando aqui no brasil,queria saber sua opinião?

    • Olá Júlio.

      Fico muito feliz que gostou do blog e que ele esteja te ajudando :).
      Para saber se vale a pena primeiro tem que ver se vc gosta do assunto. Ver se só não gosta, mas que se vê trabalhando com isso diariamente.

      Eu por exemplo adoro esportes e musculação, mas não me vejo como professor de academia.

      Se sua resposta for sim, então não ligue pros que os outros falam.

      Primeiro que até você se formar não tem como saber como estará o mercado. Segundo porque as pessoas, na grande maioria, não tem “sucesso” e nem querem ver os outros com “sucesso”.
      Assim, criticam, falam coisas e tentam te desanimar.

      Além disso, pelo que sei o mercado de tecnologia só cresce no Brasil.

      Existe até uma falta de mão de obra qualificada. E se você for um bom profissional, com certeza você será bem renumerado.

      Então veja a grade curricular do curso, pesquise sobre o curso e sobre a profissão que quer seguir (se possível até converse diretamente com pessoas da área,etc) e “vai pra cima” atrás dos seus objetivos.

      Blz? :)

      Forte abraço!!!

  • Jefferson de Sousa

    Que bacana o post, mas queria uma alternativa mais rápida pro fireworks, aí percebi que vou ter que me curvar ao photoshop que tenho conhecimento porém não é otimizado pra web, como sabemos tem dificuldades que são coisas simples de resolver no fireworks. Mas em questão ao código, gostaria de saber o que me sugere. Atualmente faço meus layouts do zero, na unha, desenho no fireworks (por enquanto) depois crio o código php, css e javascript no dreamweaver e é um parto pra finalizar cada projeto, leva muito tempo apesar de ser original. O que me recomenda? Quero otimizar meu tempo. Obrigado.

    • Olá Jefferson.

      Alternativa mais rápida eu não tenho como afirmar. Creio que depende bastante do nível de conhecimento da pessoa.

      Não existe ferramenta perfeita, cada um usa a que se dá melhor.
      Tem gente que produz melhor com Corel, outros com Illustrator etc.

      Importante é usar a ferramenta que vc consiga suprir o que vc precisa e tbm a que se sente mais a vontade, leva menos tempo, etc.

      E no caso do processo de produção, vc pode deixar já certas coisas prontas, certas coisas que usamos praticamente em todos os projetos.
      Deixá-las guardadas em um local e apenas copiar e /ou reutilizaria no novo projeto. Poderia até tentar criar o seu próprio framework.

      Abrs

  • Oi David! Parabéns pelo post, muito bom!!
    Eu trabalho com T.I mas tenho um site próprio, para um trabalho externo que desenvolvo (www.aninhamaglio.com.br), sei trabalhar com WordPress, porém sinto uma carência enorme em design, os temas muitas vezes são limitados e o site acaba não ficando exatamente como eu queria…
    Não pretendo me profissionalizar como web designer, mas gostaria de conhecer alguns programas para poder tocar meu próprio site.
    Obrigada por esclarecer minhas dúvidas!

    • Olá Aninha.

      Obrigado pelos elogios :)

      Muito daora o seu trabalho, vc é uma artista. Parabéns!! :D

      Em breve vou postar mais coisas sobre web design e wordpress para tentar ajudar nessas dificuldades que com certeza não são só suas.

      Forte abraço.

      Até Mais.

  • Igor

    Parabéns pelo blog David. Bom cara tenho 16 anos e sempre curti muito essa área, nunca fiz curso só aprendi algumas coisas mexendo em casa mesmo no Photoshop e no Gimp, pretendo fazer um curso e me especializar nessa área, qual curso você recomenda e como começar? ainda to meio perdido como pode ver kk.
    Enfim, abraço e parabéns!

    • Olá Igor.

      Muito obrigado pelos elogios.

      Legal que já está começando cedo. Pra mim fica difícil indicar algum curso porque existem várias coisas que interferem nisso, mas o que posso dizer é pra continuar estudando por conta e se gostar de web design, e for cursar algo mesmo, sugiro que comece por algo relacionado a web design mesmo.

      Design é praticamente uma coisa só: um web design e um design gráfico, por ex, tem praticamente que estudar as mesmas coisas, adicionando e diferenciando apenas algumas coisas específicas de cada área. Mas digo isso pq sinto mutia dificuldade do pessoal do “Gráfico” migrar para WEB.

      Eu comecei com WEB e tive mais facilidade para entender o Gráfico depois, facilidade que não vejo , ao longo do tempo que atuo e dou aulas, do pessoal do Gráfico.

      Em breve postarei mais coisas relacionadas a isso.

      Abrs!

      Vlw !!!

  • Cayo JS

    Desenvolvi uma ferramenta que gera códigos de Animation do CSS3. Gera várias animações apenas com CSS.

    http://cayojs.com.br/efeitos/

    As animações são feitas com Keyframes.

    Basta selecionar o efeito desejado (são 62 efeitos) e clicar em Executar.

    A animação acontecerá conforme o efeito escolhido. O código de todo o efeito aparecerá logo à baixo.

    Basta copiar o código e colar em sua folha folha de estilo. Você então poderá chamar a classe do efeito em qualquer elemento HTML, ou chamar o efeito no :hover… ou adicionar a classe no addClass do JQuery… são muitas as formas de fazer isso, você é livre pra brincar e incrementar sua página com belos efeitos.

    O resultado é incrível.

    Eu utilizo sempre… nos sites que faço… nas landing pages… em tudo.

    Neste exemplo, os efeitos acontecem apenas no load da página.
    EX: http://www.hotelaeroportoguarulhos.com.br/

    Podem utilizar a ferramenta pessoal.

    Ahh, é Open Source. não ganho nenhum centavo com isso, apenas estou divulgando esta ferramenta.

    Obrigado

  • jessica

    Olá David,
    Adorei as dicas…vou usar as ferramentas de edição de imagem no meu blog a partir de agora!
    Queria saber se tem como pegar um site que exige conhecimentos de programação e utilizar algum programa que faça com que eu não precise mexer com a programação. por exemplo, pegar um site e fazer com que eu consiga editá-lo de uma forma parecida de quando uso o wordpress ou o blogger, que não demanda conhecimentos na área de programação. Obrigadaa

    • Olá Jéssica. Muito Obrigado pelo comentário :)
      Eu não entendi muito bem a sua pergunta. Mas existem serviços pagos na internet que constroem sites sem precisar mexer em códigos.
      E até mesmo o wordpress nos dá essa opção.

      Mas aí é questão de avaliar com detalhes o objetivo do projeto e ver se realmente é viável para não ter dor de cabeça depois precisando contratar alguém pra refazer o serviço.

      Abrs.

  • Isaac Moraes

    Que massa, parabéns pelo post! Tou adorando esta página, de grande valia para quem está iniciando os estudos. Juntou tudo que eu “ouvia falar” num lugar só! Grato

    • Olá Isaac.

      Obrigado pelo comentário e os elogios! :D

      Forte Abraço!

  • Carlos

    Bom dia, gostaria de saber quanto, mais ou menos, estes programas ocupam na memória do sistema, é que eu gostaria de instalar todos eles para aprender a manipular. Alguém tem alguma noção de quanto de memória seria necessário? Sou péssimo com isso rsrs Desde já obrigado! =)

    • Olá Carlos.

      Esses programas ocupam um bom espaço na memória sim.
      Os softwares de imagens ( Photoshop, Illustrator) consomem mais enquanto os de códigos ( Dreamweaver, Sublime) consomem menos.

      O ideal é que você acesse o site da adobe e veja os requisitos dos softwares e também o tamanho de cada um ou do pacote inteiro.

      Valeu!

      Forte abraço!

  • Emerson

    Boa noite!

    Parabéns pelo site, sou Designer Gráfico por formação, colei grau em 98 pela Federal de GO e nunca mais fiz nada na área. Cheguei a fazer alguns cursos citados acima para Web. Agora depois desse tempo todo quero voltar a profissão, justamente para Web. Lendo seu Blog que achei por acaso e gostei muito e me deu mais animo para seguir . /o/

    • Olá Emerson.

      Que massa!!!

      Fico feliz em saber que te ajudei de alguma forma.

      Sucesso e “bem vindo” :P

      Abraço!

  • Delmondes Rodrigo

    Olá David, muito fodax seu blog cara, queria tirar uma dúvida com vc que tenho a tempos… comecei a estudar Web agora porém minha dúvida é a seguinte, caso eu aprenda HTML, CSS e JavaScript, porém nada de PHP, JAVA etc etc ai me deparo com uma pessoa querendo fazer um site, ou melhor uma loja virtual, porém eu fiz tudo, tudo mesmo, criei as páginas, tudo certinho utilizando HTML, CSS e JavaScript… a minha dúvida é a seguinte, um Web Designer precisa necessariamente saber além do HTML, CSS e JavaScript ou Não? Porque cheguei a um ponto que não sei lidar com essa situação como vou fazer o sistema de cadastro/login sendo que não sei nada de PHP etc??? devo contratar um profissional da area ou tenho que aprender essas linguagem pra receber o título de “WEB DESIGNER” =/ ….desde já muito obrigado =/

    • Olá Delmondes.

      Obrigado pelo comentário.

      Não necessariamente. Web Design como o nome próprio diz faz ” design para web”, logo a parte de backend não é essencial.

      A parte de lidarmos com o front bate com web design porque justamente ainda estamos lidando com a parte que o usuário vê e também por outros fatores ( saber para qual tecnologia estamos criando, transferir do PSD para a web nós mesmos, fazer trabalhos freelas, menos custos com mão de obra em casos, etc).

      Se você quer atuar como freela fazendo lojas virtuais aí vc terá que aprender mesmo essa parte do desenvolvimento. Mas é bom lembrar que lojas virtuais são bem trabalhosas, tanto da parte do design quanto da parte do desenvolvimento, e, claro, por envolver sistemas de pagamento requer uma atenção maior.

      Além de tudo isso o custo de criação de loja virtual normalmente é elevado. Em casos que o cliente é de pequeno até médio porte praticamente não vale a pena demandar tanto esforço e dinheiro. Seria mais viável juntar essa grana e investir em tráfego, SEO, publicidade,etc.

      Hoje em dia existem plugins e serviços pagos que constroem lojas virtuais bacanas sem precisar lidar com parte de back-end, com isso vc precisaria apenas de HTML e CSS para customizar o layout. Esses serviços atendem bem a maioria dos casos, exceto, claro, a grandes projetos/empresas, e saem muito mais baratos.

      Na verdade não precisa “codar” para ser um “Web designer”. É importante aprender HTML/CSS e até JS pra saber onde e como será aplicado o design e as suas possibilidades, e ,caso queira atuar como freela, para você poder fazer suas próprias coisas. Mas se você trabalhar numa empresa bem segregada e organizada muitas vezes nem verá a “cor do código”.

      Forte abraço.

      • Delmondes Rodrigo

        Muito obrigado por responder… realmente sanou minhas dúvidas quanto a isso, e não é de hoje que busco tal resposta, muito obrigado mesmo, sucesso meu amigo e parabéns pelo excelente trabalho!!! =D
        (OBS: Compartilhando seu blog com todos que conheço, esse merece o máximo de destaque, meus parabéns =D )

        • Valeu Delmondes.

          Muito obrigado!

          Abraço ;D

  • José Lopes

    Assim como a anterior excelente postagem cara

    Duas sugestões:
    Uma alternativa gratuita boa ao Indesign é o Scribus
    E o Sublime não é mais gratuito então recomendaria o Adobe Brackets e/ou Atom Editor

    • Olá José!

      Muito obrigado pelo comentário.

      O sublime ainda tem a versão demo que dá pra usar bem. Mas obrigado pelas dicas irei acrescentar essas opções. E o Brackets realmente parece ser algo muito bom e só por ser open source da adobe já é revolucionário kkkkkk.

      Obrigado pelas dicas. Irei incluí-los!

      Forte Abraço!

      Até Mais :D

      • José Lopes

        Pois é Adobe lançando algo opensource é de se espantar mesmo, agora até a Microsoft tá investindo em uma distribuição GNU/Linux, a mesma que já fez duras críticas ao mesmo a seus usuários.

        É os tempos mudam kkk

  • Luna

    Ótimo post David, eu estou começando na área agora, e tenho uma duvida desenvolvi todo um site completo, ainda faltas alguns dias para entregar ao cliente, minha dúvida é sobre a hospedagem eu deverei hospedar ou entregar o código ao cliente, devo entregar o códigos que desenvolvi?

    • Olá Luna.

      Desculpe a demora. :/

      A hospedagem é do cliente. Ele que deve arcar com o custo. Ele te passa os dados da hospedagem e você sobe o site. Caso ele não queira subir o site você deve entregar os arquivos depois do pagamento

      Abraço!

  • Emanuel da Silveira

    Obrigado pelo post! Excelente, David! Estava procurando alguns cursos de Photoshop aqui em Curitiba, achei um que é “fotografia digital” e outro para “tratamento de imagem avançado”, minha dúvida: Photoshop é o mesmo para tudo? Para usar em WEB, qualquer um desses cursos servirá ou tem que ser mais focado? Att

    • Olá Emanuel

      Desculpe a demora! :/

      O photoshop foi concebido inicialmente para tratamento de imagens, porém com o tempo ele foi sendo utilizado para várias outras coisas, como por exemplo, layout de site.Hoje em dia ele é o mais utilizado para isso.

      Então, respondendo a sua pergunta…Sim, ele pode fazer tudo isso!

      Agora se pretende aprender como criar layouts web, talvez esses cursos como foco em fotografia não seja os ideias.

      Obrigado pelo comentário! :D

      Abraço!

  • natany avanci

    parabens pelo post e as informações muito bom.
    de 2010 a 2013 eu fiz um curso de designer gráfico e publicidade em uma escola de cursos, mas não é técnico eu acho)
    aprendi tudo sobre esses programas (web designer ) e ate fotografia.
    gostaria de saber sua opinião, se com esse curso mesmo não sendo técnico eu possa trabalhar na área como aprendiz.
    pois depois que estudei não me atualizei mais sobre o assunto( estudei com programas – macromidia MX e CS4)…
    obrigada .

    • Olá Natany.

      obrigado pelo comentário.

      Claro que você pode, talvez precise se atualizar, mas aí é questão de pegar firmes nos estudos e começar a correr atrás do seu objetivo. Mais importante que curso é o que você sabe fazer!

      Abraço :D

  • wel jackson

    qual a linguagem de programação eu preciso saber para criar uma loja virtual? é muito codigo pra se tornar um web design completo….eu to ficando maluco so de saber kkkk

    • Olá Wel.

      É um pouco difícil falar qual a linguagem para criar uma loja, pois você tem várias opções!

      Sobre Web design, basicamente HTML e CSS, pois o web designer lida mais com o Design do site e não necessariamente com a programação!

      Acesse nosso canal no Youtube. Lá temos mais conteúdos sobre!
      Abraço!