Como criar um Manual de Identidade Visual: Guia completo

Descubra como criar o seu Manual de Identidade Visual completo para o crescimento da sua marca

como criar do zero um manual de identidade visual

Para ajudar na aplicação da Identidade Visual de determinada marca com consistência é de fundamental importância se orientar através de um guia com informações básicas de padronização, neste caso o Manual de Identidade Visual.

O Manual de Identidade Visual, ou manual de marca, é um documento técnico desenvolvido pelo designer, ou uma equipe de designer, podendo ser um material digital ou até mesmo impresso.

Neste conteúdo você encontrará importantes informações sobre o manual identidade visual de uma marca, com normas, especificações e recomendações para uma correta utilização.

A Identidade Visual é um fator completamente importante para qualquer marca que deseja se desenvolver no mercado em que atua e conseguir autoridade com o seu nome.

Além disso, toda e qualquer identidade deve seguir algumas regras para aplicação desta marca. Por este fato, é indicado que qualquer marca tenha o manual de identidade visual.

Porém, nem todas as pessoas sabem as principais informações sobre o manual de identidade visual e como criar um, por este fator separamos diversas informações para que você possa realizar a criação do melhor manual de identidade visual.

Desse modo, veja a seguir neste artigo:

O que é Manual de Identidade Visual?

Manual de identidade visual - SENAC
Manual de identidade visual – SENAC

O Manual de Identidade Visual ou manual da marca, significam a mesma coisa e representam um documento técnico, sobre todo o processo da identidade de uma determinada marca.

Este documento é criado pelo designer responsável ou por um equipe de designers e outros profissionais de comunicação. Assim, esse material indica diversas informações que nos orientam sobre quais cores usar, processo de aplicação do logotipo e diversos detalhes essenciais.

O manual da marca é uma ferramenta necessária, para que a marca seja respeitada e reconhecida pelos consumidores.

Sem contar que o manual de Identidade Visual, é importante para:

  • Manter um modelo de aplicação dos elementos visuais de uma determinada marca;
  • Padronizar a aplicação em campanhas que a marca oferecer;
  • Reduzir a quantidade de erros;
  • Seguir e respeitar a aplicação dos elementos de uma marca. 

Como fazer um Manual de Identidade Visual?

https://www.flickr.com/photos/dingridsystem/7758650236/in/photostream/

O manual de marca é um documento completamente importante. Sendo assim, deve ser pensado nos mínimos detalhes..

Em alguns casos pode ser necessário montar uma equipe com profissionais de marketing e publicidade, para elaborar determinar e listar quais elementos serão essenciais para o manual.

Isso será importante para mapear as informações e para construir uma prévia do índice.

De qualquer forma, listamos a seguir, os elementos mais básicos que compõe um manual.

Capa, índice e identificações

A primeira página do manual deve ser a capa. Nela tem a identificação da empresa a que ele pertence e já deve apresentar um padrão estético coerente com a identidade visual, assim como o manual por completo deve apresentar.

Capa Manual de Identidade Visual
Capa Manual de Marca da Oi

O índice deve ser adotado quando o manual for extenso ou mais complexo para facilitar a pesquisa.

Índice do Manual de Marca da Oi
Índice do Manual de Marca da Oi

E por fim, deve-se conter uma página onde apresente os dados da empresa com os dados de contatos dos responsáveis, como nome do dono da empresa, diretores, telefone, email, site, e também dados de contato agência ou designer responsável pela criação.

Informações relevantes sobre a marca

Sabemos que um manual completo deve começar informando as principais informações sobre a marca. 

Sendo assim, pode ser indicado conter o propósito da marca e também um resumo sobre a história da empresa, valores, o que motivou o surgimento do negócio.

Dell- Propósito de marca
Dell- Propósito de marca

Estas informações irão facilitar, para que a organização realize campanhas, propagandas e tudo que envolva a marca e ofereça maior relação com o consumidor.

Aplicações do logotipo

O designer responsável pela criação do manual de identidade visual, deve informar todos os dados sobre o logotipo. Ou seja, deve informar os elementos, símbolos e outros que são relevantes, aplicações do logotipo, limitações e muito mais.

Desse modo, é importante mencionar:

Variações da marca

Uma marca pode ter variações ou não da marca. Normalmente essas variações são em forma horizontal e vertical. Caso a marca tenha tais alternativas, o manual de marca deve especificar como é aplicação e funcionamento dessas variantes.

Aplicação em fundos coloridos

Manual de identidade visual - Usos corretos e incorretos da marca Dell em fundos Coloridos
Usos corretos e incorretos da marca Dell em fundos Coloridos

Como irá funcionar o processo de aplicação do logotipo em relação a variação das cores (em fundos com cores variadas e imagens).

Versões monocromática, em negativo e PB

Manual de identidade visual - Versões monocromáticas da marca SAMU
Versão monocromática da marca SAMU

Aplicação da marca em versões monocromáticas, em negativo e também em preto e branco.

Tamanho mínimo aceitável

Manual de identidade visual Dell - Tamanho mínimo aceitável
Dell – Tamanho mínimo aceitável

O dimensionamento do logotipo com tamanho mínimo aceitável.

Arejamento da marca

Manual de identidade visual SAMU - Arejamento da marca
SAMU – Arejamento da marca

Área livre com espaço em mínimo de respiro ao redor da marca gráfica a ser respeitado para que não existam elementos muitos próximos que atrapalhem a legibilidade da marca.

Aplicação com outro elemento

Manual de identidade visual Dell - Logo com slogan
Dell – Logo com slogan

Aplicação com outro elemento como um slogan, outra marca, símbolos de registro (R) e (TM), entre outros.

Aplicações proibidas

Aplicações proibidas do manual de identidade visual Spotify
Aplicações proibidas do manual de identidade visual Spotify

Aplicações impróprias proibidas, pois deterioram a identidade visual.

Cores

Vale - Paleta de cores
Vale – Paleta de cores

Toda e qualquer marca possui as cores principais, ou seja, uma paleta de cores institucionais. Estas cores, possuem a função de oferecer a direção do uso dos tons na representação gráfica que se encontra nas embalagens, produto e tudo que for representar a imagem da marca, permitindo assim, manter coerência e uniformidade visual em diferentes aplicações.

Sendo assim, é necessário informar a paleta que será usada e principalmente os códigos RGB e CMYK de cada uma das cores presentes na representação gráfica da marca.

Informações sobre a tipografia

Família tipográfica do manual de marca da Fender
Família tipográfica do manual de marca da Fender

A tipografia é o modelo de fonte que será usado nos textos que representam a marca. Assim, é importante que o profissional informe todos os dados necessários sobre a tipografia, como estilos das letras, tamanho da fonte e muito mais.

Caso exista mais de uma família tipográfica, é necessário também informar o porquê e quando da utilização da mesma.

Fotografia

Dell - Fotografia de marca
Dell – Fotografia de marca

Algumas marcas podem ter uma “identidade fotográfica”, mais conhecida como fotos que são usadas em diversos layouts, também é necessário conter no manual. Então, é importante informar o estilo das imagens e principalmente a abordagem das mesmas, para que não ocorra erros no momento de utilizar.

Outros recursos gráficos 

Owly - Mascote da Hootsuite´s
Owly – Mascote da Hootsuite´s

Os recursos gráficos são usados e aplicados em diversas campanhas ou até mesmo layout. Trata-se de componentes adicionais como texturas, padrões, mascotes, ícones e outros elementos visuais e sensoriais que auxiliam na identificação da marca. Desse modo, é de grande importância ter informações sobre estes recursos no manual.

Padrões - BlackBerry
Padrões – BlackBerry

Aplicações da Identidade Visual

O manual de marca contém diretrizes de aplicação e utilização correta da Identidade Visual. E as diretrizes podem reger aplicações para peças como:

  • Papelaria institucional;
  • Embalagens;
  • Aparência do PDV;
  • Uniformes;
  • Sinalização
  • Sites, aplicativos e redes sociais,
  • entre outros.

É importante lembrar que apenas a simulação em mockups não garante a aplicação certa e nem é um modelo para se utilizar na hora prática das aplicações.

Exemplos:

Cartão de visitas - Vale
Cartão de visitas – Vale
Aplicação em embalagem do manual de identidade visual Lenovo
Aplicação em embalagem do manual de identidade visual Lenovo
Aplicação em Uniformes - SAMU
Aplicação em Uniformes – SAMU
Aplicação veículos - SAMU
Aplicação veículos – SAMU

3 itens que não podem faltar em um Manual de Identidade Visual?

Por ser um documento técnico e que pode ser uma fator principal para o sucesso de qualquer marca, é necessário levar em conta alguns fatores de grande importância que não podem faltar neste manual.

  1. Paleta de cores;
  2. Logotipo;
  3. Tipografia.

Estes elementos são completamente fundamentais e não podem faltar de forma alguma em qualquer material de identidade visual, pois é o mínimo esperado.

É só para reforçar, nem sempre o manual de marca que você for criar precisa ser “super mega completão”. Tudo isso vai depender da complexidade do projeto, do cliente, entre outros fatores,

4 Dicas para criar o melhor manual de marca

Criar um manual de identidade visual, pode parecer algo complexo. Mas, é importante ressaltar algumas dicas para facilitar este processo. Sendo assim, para criar o melhor manual você precisa:

1- Levar em consideração alguns modelos de manuais

Sabemos que olhar e apreciar outros trabalhos faz com que ficamos totalmente inspirados em fazer algo, sem contar que você pode pegar algumas ideias e transformá-las para a sua marca.

Tomar alguns modelos como inspiração não irá prejudicar a sua marca nem nada do gênero, apenas tome cuidado para não realizar cópias, pois pode prejudicar a imagem da sua marca.

2- Opte em contratar um profissional para fazer o seu manual de identidade visual

Logicamente essa aplicação se aplica se você não for Designer.

Sabemos que o Designer é um profissional completamente habilitado para realizar estas atividades. Sendo assim, não desperdice tempo tentando economizar sem contratar um designer, pois você pode ter grandes fracassos e principalmente estresse.

3- Faça revisões quantas vezes for necessário do seu manual

Um documento complexo, assim como manual da marca, precisa de diversas revisões. Então, não tenha preguiça e faça quantas revisões for necessário. Além disso, certifique se contém todas as informações que não podem faltar em um manual.

4-  A sua marca realmente deseja passar isso para o público?

Não esqueça de analisar se a sua marca realmente precisa de um manual de marca. Nem todas as marcas precisam de um manual. E se for necessário, veja realmente o que o manual de identidade visual está oferecendo pode contribuir para o projeto.

Construa o seu Manual de Identidade Visual

Agora que você sabe sobre a verdadeira importância e as principais informações para construir um manual de identidade visual, você pode começar o quanto antes, mesmo como forma experimental para aprendizado.

E caso você precise de um conteúdo mais aprofundando sobre construção de Identidades Visuais quero aproveitar a oportunidade para te avisar que já estamos com inscrições abertas para o nosso Curso de Identidade Visual – IDV. Este curso te revelará como construir Identidades Visuais que tornam Marcas realmente reconhecidas positivamente pelo seu público-alvo.

⭐️ Curso de Identidade Visual ⭐️
Saiba mais ➡ https://www.cursoidentidadevisual.com.br/

Curso de Identidade Visual

Espero que você tenha gostado do conteúdo! Aproveite e compartilhe este conteúdo com pessoas que precisam saber mais sobre Manual de Identidade Visual.

Em caso de dúvidas deixe seu comentário.

Abraço!!!

Ed Francisco

Olá! Aqui é Ed Francisco, colaborador do Chief of Design desde suas primeiras linhas de conteúdo e de códigos.

Por falar em códigos, acredito que o HTML é a mais notável tecnologia web a qual me permitiu chegar aqui onde estou, e também escrever essas linhas sobre mim para você.

Sou formado em Tecnologia da Produção (foi aqui que conheci o HTML) e em Técnico em Produção Digital, Web e Multimídia (onde aperfeiçoei os meus conhecimentos de HTML).

Sou Paulistano da Zona Leste. Me aventuro tentando desvendar os mistérios da web desde 2008.