Para ajudar na aplicação da Identidade Visual de determinada marca com consistência é de fundamental importância se orientar através de um guia com informações básicas de padronização, neste caso o Manual de Identidade Visual.
O Manual de Identidade Visual, ou manual de marca, é um documento técnico desenvolvido pelo designer, ou uma equipe de designer, podendo ser um material digital ou até mesmo impresso.
Neste conteúdo você encontrará importantes informações sobre o manual identidade visual de uma marca, com normas, especificações e recomendações para uma correta utilização.
A Identidade Visual é um fator completamente importante para qualquer marca que deseja se desenvolver no mercado em que atua e conseguir autoridade com o seu nome.
Além disso, toda e qualquer identidade deve seguir algumas regras para aplicação desta marca. Por este fato, é indicado que qualquer marca tenha o manual de identidade visual.
Porém, nem todas as pessoas sabem as principais informações sobre o manual de identidade visual e como criar um, por este fator separamos diversas informações para que você possa realizar a criação do melhor manual de identidade visual.
Desse modo, veja a seguir neste artigo:
- O que é Manual de Identidade Visual?
- Como fazer um Manual de Identidade Visual?
- 3 itens que não podem faltar em um Manual de Identidade Visual?
- 5 Dicas para criar o melhor manual.
O que é Manual de Identidade Visual?
O Manual de Identidade Visual ou manual da marca, significam a mesma coisa e representam um documento técnico, sobre todo o processo da identidade de uma determinada marca.
Este documento é criado pelo designer responsável ou por um equipe de designers e outros profissionais de comunicação. Assim, esse material indica diversas informações que nos orientam sobre quais cores usar, processo de aplicação do logotipo e diversos detalhes essenciais.
O manual da marca é uma ferramenta necessária, para que a marca seja respeitada e reconhecida pelos consumidores.
Sem contar que o manual de Identidade Visual, é importante para:
- Manter um modelo de aplicação dos elementos visuais de uma determinada marca;
- Padronizar a aplicação em campanhas que a marca oferecer;
- Reduzir a quantidade de erros;
- Seguir e respeitar a aplicação dos elementos de uma marca.
Como fazer um Manual de Identidade Visual?
O manual de marca é um documento completamente importante. Sendo assim, deve ser pensado nos mínimos detalhes..
Em alguns casos pode ser necessário montar uma equipe com profissionais de marketing e publicidade, para elaborar determinar e listar quais elementos serão essenciais para o manual.
Isso será importante para mapear as informações e para construir uma prévia do índice.
De qualquer forma, listamos a seguir, os elementos mais básicos que compõe um manual.
Capa, índice e identificações
A primeira página do manual deve ser a capa. Nela tem a identificação da empresa a que ele pertence e já deve apresentar um padrão estético coerente com a identidade visual, assim como o manual por completo deve apresentar.
O índice deve ser adotado quando o manual for extenso ou mais complexo para facilitar a pesquisa.
E por fim, deve-se conter uma página onde apresente os dados da empresa com os dados de contatos dos responsáveis, como nome do dono da empresa, diretores, telefone, email, site, e também dados de contato agência ou designer responsável pela criação.
Informações relevantes sobre a marca
Sabemos que um manual completo deve começar informando as principais informações sobre a marca.
Sendo assim, pode ser indicado conter o propósito da marca e também um resumo sobre a história da empresa, valores, o que motivou o surgimento do negócio.
Estas informações irão facilitar, para que a organização realize campanhas, propagandas e tudo que envolva a marca e ofereça maior relação com o consumidor.
Aplicações do logotipo
O designer responsável pela criação do manual de identidade visual, deve informar todos os dados sobre o logotipo. Ou seja, deve informar os elementos, símbolos e outros que são relevantes, aplicações do logotipo, limitações e muito mais.
Desse modo, é importante mencionar:
Variações da marca
Uma marca pode ter variações ou não da marca. Normalmente essas variações são em forma horizontal e vertical. Caso a marca tenha tais alternativas, o manual de marca deve especificar como é aplicação e funcionamento dessas variantes.
Aplicação em fundos coloridos
Como irá funcionar o processo de aplicação do logotipo em relação a variação das cores (em fundos com cores variadas e imagens).
Versões monocromática, em negativo e PB
Aplicação da marca em versões monocromáticas, em negativo e também em preto e branco.
Tamanho mínimo aceitável
O dimensionamento do logotipo com tamanho mínimo aceitável.
Arejamento da marca
Área livre com espaço em mínimo de respiro ao redor da marca gráfica a ser respeitado para que não existam elementos muitos próximos que atrapalhem a legibilidade da marca.
Aplicação com outro elemento
Aplicação com outro elemento como um slogan, outra marca, símbolos de registro (R) e (TM), entre outros.
Aplicações proibidas
Aplicações impróprias proibidas, pois deterioram a identidade visual.
Cores
Toda e qualquer marca possui as cores principais, ou seja, uma paleta de cores institucionais. Estas cores, possuem a função de oferecer a direção do uso dos tons na representação gráfica que se encontra nas embalagens, produto e tudo que for representar a imagem da marca, permitindo assim, manter coerência e uniformidade visual em diferentes aplicações.
Sendo assim, é necessário informar a paleta que será usada e principalmente os códigos RGB e CMYK de cada uma das cores presentes na representação gráfica da marca.
Informações sobre a tipografia
A tipografia é o modelo de fonte que será usado nos textos que representam a marca. Assim, é importante que o profissional informe todos os dados necessários sobre a tipografia, como estilos das letras, tamanho da fonte e muito mais.
Caso exista mais de uma família tipográfica, é necessário também informar o porquê e quando da utilização da mesma.
Fotografia
Algumas marcas podem ter uma “identidade fotográfica”, mais conhecida como fotos que são usadas em diversos layouts, também é necessário conter no manual. Então, é importante informar o estilo das imagens e principalmente a abordagem das mesmas, para que não ocorra erros no momento de utilizar.
Outros recursos gráficos
Os recursos gráficos são usados e aplicados em diversas campanhas ou até mesmo layout. Trata-se de componentes adicionais como texturas, padrões, mascotes, ícones e outros elementos visuais e sensoriais que auxiliam na identificação da marca. Desse modo, é de grande importância ter informações sobre estes recursos no manual.
Aplicações da Identidade Visual
O manual de marca contém diretrizes de aplicação e utilização correta da Identidade Visual. E as diretrizes podem reger aplicações para peças como:
- Papelaria institucional;
- Embalagens;
- Aparência do PDV;
- Uniformes;
- Sinalização
- Sites, aplicativos e redes sociais,
- entre outros.
É importante lembrar que apenas a simulação em mockups não garante a aplicação certa e nem é um modelo para se utilizar na hora prática das aplicações.
Exemplos:
3 itens que não podem faltar em um Manual de Identidade Visual?
Por ser um documento técnico e que pode ser uma fator principal para o sucesso de qualquer marca, é necessário levar em conta alguns fatores de grande importância que não podem faltar neste manual.
- Paleta de cores;
- Logotipo;
- Tipografia.
Estes elementos são completamente fundamentais e não podem faltar de forma alguma em qualquer material de identidade visual, pois é o mínimo esperado.
É só para reforçar, nem sempre o manual de marca que você for criar precisa ser “super mega completão”. Tudo isso vai depender da complexidade do projeto, do cliente, entre outros fatores,
4 Dicas para criar o melhor manual de marca
Criar um manual de identidade visual, pode parecer algo complexo. Mas, é importante ressaltar algumas dicas para facilitar este processo. Sendo assim, para criar o melhor manual você precisa:
1- Levar em consideração alguns modelos de manuais
Sabemos que olhar e apreciar outros trabalhos faz com que ficamos totalmente inspirados em fazer algo, sem contar que você pode pegar algumas ideias e transformá-las para a sua marca.
Tomar alguns modelos como inspiração não irá prejudicar a sua marca nem nada do gênero, apenas tome cuidado para não realizar cópias, pois pode prejudicar a imagem da sua marca.
2- Opte em contratar um profissional para fazer o seu manual de identidade visual
Logicamente essa aplicação se aplica se você não for Designer.
Sabemos que o Designer é um profissional completamente habilitado para realizar estas atividades. Sendo assim, não desperdice tempo tentando economizar sem contratar um designer, pois você pode ter grandes fracassos e principalmente estresse.
3- Faça revisões quantas vezes for necessário do seu manual
Um documento complexo, assim como manual da marca, precisa de diversas revisões. Então, não tenha preguiça e faça quantas revisões for necessário. Além disso, certifique se contém todas as informações que não podem faltar em um manual.
4- A sua marca realmente deseja passar isso para o público?
Não esqueça de analisar se a sua marca realmente precisa de um manual de marca. Nem todas as marcas precisam de um manual. E se for necessário, veja realmente o que o manual de identidade visual está oferecendo pode contribuir para o projeto.
Construa o seu Manual de Identidade Visual
Agora que você sabe sobre a verdadeira importância e as principais informações para construir um manual de identidade visual, você pode começar o quanto antes, mesmo como forma experimental para aprendizado.
E caso você precise de um conteúdo mais aprofundando sobre construção de Identidades Visuais quero aproveitar a oportunidade para te avisar que já estamos com inscrições abertas para o nosso Curso de Identidade Visual – IDV. Este curso te revelará como construir Identidades Visuais que tornam Marcas realmente reconhecidas positivamente pelo seu público-alvo.
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Espero que você tenha gostado do conteúdo! Aproveite e compartilhe este conteúdo com pessoas que precisam saber mais sobre Manual de Identidade Visual.
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Abraço!!!
Ed Francisco
Olá! Aqui é Ed Francisco, colaborador do Chief of Design desde suas primeiras linhas de conteúdo e de códigos.
Por falar em códigos, acredito que o HTML é a mais notável tecnologia web a qual me permitiu chegar aqui onde estou, e também escrever essas linhas sobre mim para você.
Sou formado em Tecnologia da Produção (foi aqui que conheci o HTML) e em Técnico em Produção Digital, Web e Multimídia (onde aperfeiçoei os meus conhecimentos de HTML).
Sou Paulistano da Zona Leste. Me aventuro tentando desvendar os mistérios da web desde 2008.