Guia Definitivo para Monetizar Seu Blog WordPress

Conheça várias formas de monetizar seu blog WordPress

Existem diversas formas de monetizar seu blog WordPress, listamos aqui as mais usadas e com maior margem de renda para blogueiros e produtores de conteúdo.

Você finalmente construiu seu blog WordPress, escolheu seu domínio e hospedagem, criou conteúdo envolvente e construiu uma audiência. 

Agora surge a grande questão: como transformar esse esforço em uma fonte de renda sustentável? 

Monetizar seu blog WordPress pode parecer complicado no início, mas com as estratégias certas e um plano bem elaborado, você pode transformar sua paixão em uma fonte de renda. 

Neste guia definitivo, vamos explorar diversas maneiras de monetizar seu blog WordPress e transformá-lo em um negócio lucrativo.

Poder trabalhar de qualquer lugar do mundo, escrevendo, contando sobre suas paixões e desafios, esse é o sonho de muita gente e pode ser viável. 

Hoje existem diversas maneiras de fazer renda com blogs. Conhecer os diferentes modelos de receitas e as estratégias mais usadas vai ajudar você a monetizar seu blog. 

O que é monetização? 

Monetizar significa lucrar com seu site, ou seja, fazer dinheiro com a produção de conteúdo. Todas as vezes que você gera receita com conteúdos online no seu blog, você está monetizando. 

Para monetizar seu blog WordPress, existem alguns modelos de negócios, você pode escolher um deles ou vários, combinando de acordo com suas habilidades e disponibilidade. 

Você pode começar a monetizar da forma mais simples com: 

  1. Anúncios 
  2. Marketing de Afiliados 
  3. Assinaturas de conteúdos 
  4. Treinamentos e cursos 
  5. Criação de ebooks e materiais para venda e download
  6. Consultoria 
  7. Criação de produtos com a sua marca
  8. Publiposts

Anúncios

Modelo de monetização onde os donos de sites e blogs ganham por cliques, bastando se conectar com as ferramentas de adsense como o Google. 

Uma das maiores vantagens do Google é seu suporte completo, em que você não precisará se preocupar com configurações. Existem diversos tutoriais disponíveis em diferentes formatos para auxiliar na instalação e começar a render. 

O Google sempre paga em dia e você vai precisar apenas de um banco cadastrado para fazer a conversão, já que os pagamentos são feitos em dólar. 

Para isso você pode contar com a Husky Pagamentos – uma plataforma de pagamentos digitais que visa simplificar as transações financeiras, oferecendo soluções modernas e eficientes para consumidores e empresas. Com uma proposta inovadora, a Husky se propõe a criar uma experiência de pagamento mais rápida, segura e conveniente.

Você pode criar uma conta gratuíta clicando aqui e saber tudo sobre a Husky neste link, onde tem um texto completo com todos os detalhes.

Marketing de afiliados 

Se você tem habilidades de promover produtos, pode se afiliar aos que mais se identifica e que sejam úteis para a sua audiência e monetizar seu site. 

Com os links de afiliados, você recebe comissões quando o seu público faz uma compra da empresa que você indicou. 

Um dos métodos mais fáceis de ganhar uma renda passiva, você não precisa criar produtos para vender, apenas escolher bons produtos para a sua audiência. 

Tenha o cuidado de não indicar nada que você não compraria e entregue valor para seu público. 

Seja sútil com a divulgação, não faça propagandas com cara de propagandas, entregue conteúdo de valor e se mantenha indicando um nicho de produtos, afinal se você tem um blog de culinária, não faz sentido indicar óleo de carro. 

Assinaturas de conteúdos

Empresas com modelos de assinaturas estão se tornando cada vez mais populares, a ponto deste fenômeno começar a ser chamado por alguns de economia da assinatura.

Um site de assinatura é uma seção fechada do seu negócio on-line que os membros assinam mensalmente ou anualmente para receber benefícios exclusivos.

Sua audiência paga um pequeno valor mensal para ter acesso ao seu conteúdo total e exclusivo para assinantes. 

As assinaturas ainda oferecem benefícios que os leitores não assinantes não tem, como orientações, checklists, relatórios, webinars, encontros pessoais, ou mesmo uma comunidade que você criou em torno do seu conteúdo de valor. 

Sites de assinaturas não apenas permitem que você alcance mais pessoas, como também oferecem a todos um senso de comunidade e pertencimento.

Você pode criar um site de assinaturas para qualquer assunto e ainda pode criar produtos personalizados para comercializar para a comunidade que está criando. 

Se você tem um público dedicado e que investe em conteúdos como o que você oferece, é uma boa hora de fazer um plano de assinatura para seu blog. 

Utilize plugins WordPress para fazer o gerenciamento dessas assinaturas e liberação de conteúdos.

Treinamentos e cursos 

Usar seu blog para criar conteúdos de aprendizagem pode ajudar você a aumentar sua renda. Crie e cobre por cursos online e pacotes de treinamento.

Se você tem uma habilidade e deseja ensinar sua audiência, um blog é um excelente lugar para isso, seja material de autoajuda em vídeos e ebooks, você pode determinar um ritmo de avanço dos membros e ir produzindo mais conforme a turma vai evoluindo em seus conteúdos. 

Desenvolva uma grade curricular, qual a transformação que seu curso oferece. Investigue seu público corretamente, lembre-se de oferecer valor sempre, mostrar os benefícios e sempre colher depoimentos de quem conseguiu alcançar os resultados, tanto para trazer mais alunos, quanto para remodelar e reestruturar seu curso se necessário. 

O WordPress também conta com diversos plugins que auxiliam no gerenciamento de cursos dentro da plataforma. 

Caso voc~e não saiba, para ter o seu blog em WordPress você precisa de uma boa hospedagem com boa perfomace e segurança. Aqui nós utilizamos a Hostinger, que com certeza é o melhor custo benefício do mercado para quem está iniciando. Para te ajuidar, temos o Cupom da Hostinger, é possível comprar um plano de hospedagem hoje mesmo por um valor muito menor do que o preço normal. 

Para sua comodidade, você só  precisa acessar por este link (CLIQUE AQUI) e inserir o cupom CHIEF no checkout de pagamento.

cupom-de-desconto-hostinger-chief-of-design

Criação de ebooks e materiais para venda e download

Assim como os cursos, os materiais para download devem oferecer algum benefício ou transformação para quem compra. 

E-books, checklists, matrizes, qualquer documento que o leitor possa usar como ferramenta no dia a dia para conquistar alguma evolução é um material válido para disponibilizar para a venda em seu site. 

Lembre-se de usar a mesma identidade visual no material e também a mesma linguagem. 

Acompanhe também os compradores do seu produto e peça feedbacks para sempre aplicar melhorias e desenvolver novos produtos conforme a necessidade do seu público. 

Consultoria

Imagine seu blog ou site como uma plataforma multi serviços e crie produtos para disponibilizar nele, como as consultorias. 

Seja qual for o seu nicho ou assunto, é possível desenvolver uma consultoria, onde você entra ao vivo com uma pessoa ou um grupo, e passa seu conhecimento de forma focada e específica. 

Crie pacotes, e agrupe assuntos para a consultoria ficar bem completa, ofereça um retorno, igual a uma consulta médica, o seu público pode te encontrar para tirar dúvidas e retornar com alguma evolução ou novas dúvidas. 

Pense também em alguém bônus para os seus clientes, entregue mais do que o combinado e tenha clientes fiéis que vão sempre voltar para novas consultas e indicar seu trabalho. 

Criação de produtos com a sua marca

Se você tem um site, muito provavelmente você também já tem um logo e uma identidade visual. 

Agora com seu conteúdo está criando uma audiência e pode desenvolver produtos para essa audiência, como camisetas, canecas, agendas, planadores e muito mais. 

Desenvolvam produtos que tenham a ver com seu nicho e vão de acordo com o que você escreve e divulga no blog, um blog de culinária pode vender aventais, cadernos de receitas, utensílios de cozinha. Já um blog de viagens pode vender chaveiros, capas de passaportes, camisetas, álbuns de fotos customizáveis. 

Use a criatividade para desenvolver produtos diferentes e úteis que tenham a ver com seu negócio. 

Você também pode usar o plugin WooCommerce para criar sua loja dentro do site e receber os pagamentos de forma organizada. 

Publiposts

No seu blog você pode vender espaços de publicidade ou mesmo posts completos para marcas que contratarem o serviço. 

Se você tem um blog de investimentos, por exemplo, um banco digital pode te procurar e contratar um texto falando de algum produto deles e encaminhando seu público para também conhecer e contratar os serviços. 

Aliás, você não precisa esperar que uma empresa te procure para pedir um publipost, você deve criar seu conteúdo e usar como portfólio para entrar em contato com marcas do seu nicho e oferecer textos de divulgação para eles. 

Tenha uma tabela de valores, especifique a quantidade de links e escreva sempre considerando o SEO e com a linguagem do seu público. 

Faça contratos com essas empresas para um texto por mês, por exemplo, e use os cases de sucesso para trazer novos parceiros. 

Monetizar um blog pode ser um processo cheio de desafios e às vezes até demorado, mas é uma experiência gratificante. 

Tudo vai depender do tempo do seu blog, e do tempo que você tem disponível para investir em conteúdos, mas uma coisa é certa, o retorno vem. 

Quanto mais conteúdo de valor e tempo dedicados maior será o tráfego no seu blog e maior também a sua renda. 

E aí, pronto para monetizar seu conteúdo? 

sandraperes

Criadora de conteúdo digital Conto umas histórias na internet e faço cookies 🍪 Marketing de Conteúdo - SEO - Doces - TDAH e Memes