Eae, tudo bele?
Uma dúvida muitoo recorrente entre os designers, principalmente iniciantes, e que já eu tive também, é sobre os entregáveis. Afinal quais arquivos o Designer deve entregar para o cliente? Quais são os entregáveis no design?
E por mais comum que seja essa dúvida, dificilmente você encontrará uma boa resposta na web. Na maioria dos casos apenas achará mais dúvidas. O fato é que o trabalho da criação, seja de um logo, um banner, é um trabalho que envolve várias etapas como: pesquisar, projetar, testar aplicações, apresentar o projeto para o cliente e depois entregar os arquivos.
E justamente na parte que deveria ser a mais tranquila, é pode-se encontrar várias dúvidas, do tipo: entrego o arquivo aberto ou fechado? Envio em PNG ou JPG? Mando em PDF ou EPS? Quantos arquivos devo enviar para o cliente? Quais arquivos o Designer deve entregar para o cliente? E por aí vai…
A grande questão que você deve responder para solucionar essas dúvidas, é: Qual arquivo o meu cliente precisa para dar prosseguimento ao projeto? Qual arquivo ele precisa para publicar o projeto?
Caso você consiga responder essas perguntas, já terá encontrado a solução para grande parte das suas questões.
Entretanto, é óbvio que não vou terminar o artigo desta maneira. Por isso neste artigo falarei sobre quais arquivos você deve enviar para o seu clientes. Aqui, vou explicar sobre os entregáveis no design gráfico e web design, pois são as áreas que tenho conhecimento para falar.
E antes de prosseguir com o artigo, eu quero aproveitar a oportunidade para te avisar que estamos com inscrições abertas para o nosso curso de Fundamentos do Design Visual. O curso Fundamentos do Design Visual é focado nos fundamentos, conceitos e princípios do Design Visual.
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Quais arquivos o Designer Gráfico deve entregar para o cliente?
No Design gráfico, existem vários casos que poderiam ser citados. Vou me atentar aos principais que são sobre projetos de papelaria e logos, ou identidades visuais.
Peças Gráficas
Quando se trata de peças gráficas como cartão de visitas, papel timbrado, banner, adesivagem, etc; na esmagadora maioria dos casos você deve entregar para o cliente o arquivo PDF.
E esse PDF precisa estar configurado para impressão, como por exemplo: em formato PDF x1a, cores em CMKY, margens e sangrias determinadas, entre outras configurações.
Com um PDF o seu cliente conseguirá mandar a gráfica o arquivo e torná-lo impresso.
Salvo outros casos, normalmente o PDF já é suficiente. Eu explico melhor sobre no vídeo que está neste artigo.
Logos – Identidade visuais
Já no caso de identidade visual você tem mais opções para enviar. Inclusive esse é um assunto polêmico, por vezes.
No geral,você precisa enviar em dois tipos diferentes de arquivos: bitmap e vetor. Eu recomendo que utilize no mínimo PNG (fundo transparente) e PDF (vetor).
Esses dois tipos de arquivos podem suscitar outros tipos e com eles em mãos qualquer designer consegue trabalhar.
Mas você também pode fazer um kit de peças enviando além do PNG e do PDF, um JPEG (bitmap), EPS e SVG (vetores). Sempre enviando com todas as variações do logo.
Caso você não sabe as diferenças entre vetor e bitmap, assista o vídeo abaixo para aprender.
E caso vocÊ esteja se perguntando sobre manual de marca, saiba que entendo como uma peça a parte que pode ser cobrada por isso. Eu criei um artigo onde falo sobre a criação de um manual de marca (clique aqui para ler).
Devo enviar o arquivo aberto para o cliente?
Essa é grande questão polêmica da coisa. Isso pode variar dependendo da política do designer e do contrato acordado com o cliente.
Acredito que apenas em caso a seguir você deva enviar o arquivo aberto, no restante não há necessidade e o apenas o arquivo final já é o suficiente.
E caso ele queira os originais você pode cedê-los mediante alguma taxa estipulada em contrato.
Porém, é bom lembrar que o combinado não é caro. É bom deixar tudo esclarecido logo no começo para o cliente. E caso você combine de inclui também os arquivos originais, aberto, você deve incluí-los no pacote.
Quais arquivos o Web Designer deve entregar para o cliente?
Já no caso de design web, também pode variar de acordo com a peça criada.
Em geral, artes para redes sociais, banners digitais, entre outras artes, você deve enviar o arquivo final em PNG24.
Apenas em alguns casos específicos talvez precise enviar em JPEG, e no caso de animações normalmente enviasse um arquivo em GIF.
Por outro lado, quando se trata de enviar o layout de um site o cenário muda de figura.
Caso não seja você que irá codificar o site, você deve entregar o arquivo editável para o cliente. Isso se faz necessário para que o desenvolvedor, que colocará o site no ar, possa exportar as imagens necessárias para colocar o site no ar.
Agora, caso seja você que irá codificar o site e exportar as imagens, você deve medir o custo benefício entre peso e qualidade da imagem.
Em média, imagens com transparência e que precisam de alta qualidade você escolherá pelo PNG. Já imagens que podem ter menos qualidade e complexidade de cores, você pode utilizar o JPEG. E no caso de animações, você utilizará GIF.
Sobre todo esse assunto decorrido aqui eu gravei um vídeo explicando sobre e expondo a minha opinião. Assista agora o vídeo abaixo para complementar o conhecimento passado aqui.
Quais arquivos o Designer deve entregar para o cliente? ?
Então é isso, Galucho! Se você gostou desse vídeo deixe o seu like e compartilhe com seus amigos eu tiverem interesse 😀
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