Designer precisa fazer Faculdade? Posso ser um Designer sem formação?

Para ser um profissional Designer é preciso ter um curso superior?

Designer Precisa fazer Faculdade?


Eae, tudo bele?

Vamos falar nesse artigo sobre um assunto um tanto polêmico na área, que é justamente sobre a necessidade de se ter ou não um curso superior para ser considerado um Designer.
O conteúdo deste artigo, assim como o vídeo, não tem o objetivo de ditar regra e nem segregar. A ideia é fazer uma reflexão e analise sobre os fatos. Bele?

Vamos nessa?

Designer precisa fazer Faculdade?

Oficialmente e legalmente, não! A profissão de Designer não é regulamenta no Brasil. Portanto, para exercer a função você não precisa ter um certificado ou uma licença para atuar. Até por isso existem vários profissionais, de diferentes áreas, que utilizam o nome Designer em suas assinaturas, como Designer de Bolos, de sobrancelhas e etc.

Ainda sobre essa questão legal é interessante dizer que a questão da regulamentação de tempos em tempos vem à tona e se torna pauta de projeto de lei, portanto pode ser que um dia esse cenário mude. Por enquanto, é assim que funciona.

Logo se você atua como Designer, seja gráfico, web, etc, e não tem diploma. Fique tranquilo, pois referente a questões legais, isso não interfere em nada.

Inclusive, essa questão legal, é algo que interfere nas opiniões diversas sobre o caso. A seguir veremos alguns pontos.

Designer precisa fazer Faculdade? NÃO!

Quem defende que não é necessário ter um curso superior para ser Designer, defende que o que mais vale é justamente a dedicação e estudo do Designer. A faculdade não faz ninguém designer e que é algo que está mais para o lado facultativo e opcional do que algo realmente necessário para exercer a função com excelência.

Para validar essa posição, muitos argumentos que existem vários Designers competentíssimos e de sucesso sem faculdade. Um exemplo, que costumam citar, é do Designer Marcelo Kimura.
Também utilizam o fato de existir várias pessoas com graduação em Design que são deficientes tecnicamente e cultural que não podem ser considerados bons Designers.

Designer precisa fazer Faculdade? SIM!

Existem profissionais que defendem a necessidade de um curso superior para se exercer a profissão de Designer. Nesse lado, estão os defensores do curso superior como algo importante e primordial para a definição de um Designer. Esse lado diz que o curso superior trás bagagem e conhecimentos que são praticamente impossíveis de se conseguir sozinho, de forma autodidata.

Também alegam que com tal exigência o nível dos profissionais subiria, a área seria vista com mais profissionalismo, sendo levado a séria tanto pela sociedade como pela parte empresarial.

Essa exigência pelo curso superior estaria, obviamente, ligada a questão da regulamentação. Portanto quem defende tal lado, é em sua maioria, defensor da regulamentação da profissão de designer.

Designer precisa fazer Faculdade? A realidade

Os dois lados tem pontos verídicos. Tirando o lado extremo, que podem ocorrer em qualquer discussão do tipo, existem verdades nos dois pontos.

Ao meu ver, não se pode resumir a um diploma a competência de um Designer, entretanto não se pode desqualificar também a importância que um curso superior pode vir a ter.

Ser Designer vai além do estudo acadêmico, porém ele pode ter papel essencial na formação do profissional.

É preciso ter parcimônia quando se trata desse assunto. Realmente ter um curso superior não faz alguém um profissional competente e hoje em dia chega até ser um tipo de commodities- dependendo de qual região do Brasil você está – já que o acesso a faculdade foi ampliado e facilitado. E também sabemos que faculdade nenhuma te prepara de verdade para o mercado de trabalho. Chega até ser um conto de carnaval quem diz que um curso superior te prepara para a vida profissional, seja como freelancer, seja como funcionário.

Realmente não basta só ter o diploma. É preciso mais. É preciso mais estudo, mais dedicação, mais trabalho, mais aplicação e amor a profissão. Acredito que isso seja um fato.

Por outro lado fazer um curso superior pode ajudar demais tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Por mais que você já atue na área, eu garanto que você aprenderá algo na faculdade. Nem que seja um grão de conhecimento, mas você aprende.

Outro ponto a se levar em conta é que o curso superior pode ajudar na sua carreira profissional. É mais fácil conseguir um emprego quando se tem curso superior. Comparado com quem não tem faculdade, a cobrança inicial são menores. Quem não tem faculdade parece que precisa se provar mais.

E por fim com um curso superior, você pode prosseguir a sua vida acadêmica e até se tornar, com mais facilidade, um professor ensinando o seu ofício para outros.

Pensando e analisando em todos os pontos citados aqui, e outros mais que não escrevi neste artigo, que eu gravei um vídeo onde falo sobre esses pontos e aprofundo a minha opinião sobre o tema.

Abaixo deixo o vídeo para você conferir. Veja agora:

Então é isso, Galucho! Se você gostou desse vídeo deixe o seu like e compartilhe com seus amigos que tiverem interesse 😀

Espero que esse vídeo tenha sido útil para você. E não esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube [CLIQUE AQUI ]

Deixe a sua opinião, dúvida e experiência nos comentários aqui abaixo, bele? 😀

Até mais.

Forte abraço.