Eae, tudo bele?
Se você atua como Designer, já deve ter visto vagas com os títulos de Diretor de Arte e Diretor de Criação.
E se você nunca atuou em uma empresa que tem esse tipo de hierarquia, provavelmente deve surgir aquela dúvida sobre esses cargos. E não só isso: deve surgir dúvidas se você está apto para assumir alguma delas.
Além dessa questão, você também já deve ter visto vários profissionais que se autointitulam diretos de arte, de criação, designers, ou às vezes duas formas ao mesmo tempo, por exemplo, David Arty, Designer e Diretor de Arte.
Sem falar do anseios de muitos Designers pelo cargo, ou título, de Diretor de Arte. Por vezes parece que ter tal título é sinônimo de ter evoluído na carreira, o que nem sempre é verdade.
Por isso decidi criar esse artigo para deixar claro como funciona as atribuições, os skills (ou habilidades) e a hierarquia dentro de uma empresa que adotam tais cargos.
A seguir vamos entender o que significa cada caso e por fim eu deixo o meu vídeo, que fiz para o canal no Youtube, sobre esse tema, bele?
Vamos nessa!
O que é e o que faz o Diretor de Criação?
Dentro de uma hierarquia composta por Diretos de Criação, de Arte e Designers, o primeiro, ou seja, o cargo mais alto é o de Diretor de Criação.
O Diretor de Criação é aquele que inicia o projeto e tem o poder de veto, aprovando ou desaprovando uma ideia.
Normalmente o Diretor de Criação era anteriormente Diretor de Arte ou Redator. Ele deve ser uma profissional que detém um conhecimento amplo sobre o processo criativo e de criação de projetos.
Por isso que comumente, Diretores de Criação são profissionais com mais experiência e com um rico background conceitual.
Será esse profissional que fará a intermediação entre o cliente e a equipe de criação e desenvolvimento. Portanto, normalmente também será ele junto ao atendimento que apresenta a campanha para o cliente.
Em muitos casos quem executa tal função é o próprio dono da empresa ou pessoa com cargo mais alto. E em algumas empresas esse cargo se quer existe ou o Diretor de Arte acumula essa função.
Mais do que entender sobre ferramentas, ele precisa ser um ótimo gestor de pessoas para tirar o melhor da sua equipe e gerenciar os processos, datas e prazos com eficiência. Ele cuida do planejamento e andamento do projeto como um todo.
O que é e o que faz Diretor de Arte?
O Diretor de Arte é o profissional responsável pela criação e concepção do projeto. Ele é o responsável pela equipe de criação. Hierarquicamente está abaixo do Diretor de Criação, mas a sua função é tão essencial quanto.
Esse cargo é um dos principais no mercado criativo, seja em agência de publicidade, no cinema, na TV e outras empresas que lidam com criatividade.
É o Diretor de Arte, normalmente ao lado do Redator, o conceito do projeto e o caminho que será seguido por todo o projeto.
Assim como o cargo de Diretor de Criação, o Diretor de Arte, é um cargo que lida muito mais com gestão e concepção do que com a criação das peças de um projetos literalmente. Por isso esse profissional também precisa ter um ótimo background teórico e conceitual, conhecimento amplo sobre criação e projetos além de uma boa comunicação e relação interpessoal.
Assim como um maestro que comanda uma orquestra, direcionando, corrigindo e guiando seus músicos, o Diretor de Arte deve atuar com sua equipe multidisciplinar que normalmente é composta por Designers, Redatores, Editores de Vídeos, Motions Designers, Designers 3D, entre outros.
Portanto além de saber e ter conhecimentos em Fundamentos do Design, por exemplo, ele precisa ser também um ótimo gestor.
Existe faculdade para ser Diretor de Arte ou Diretor de Criação?
Não existe um curso específico para isso. Normalmente esses cargos são ocupados por profissionais mais experientes e com formação em Publicidade e Propaganda, Design e Comunicação.
Cada empresa pode adotar seu critério de seleção e cursos de pós-graduação, MBA, mestrado e outros podem somar pontos. Porém o maior peso sempre acaba indo para a experiência comprovada e o material já produzido, ao longo da sua carreira, por aquele profissional.
O que é e o que faz o Designer?
Sobre isso já falamos bastante aqui no Blog. Nós temos um artigo sobre “O que é Design” onde respondemos a essa pergunta.
Dentro do assunto deste artigo, o Designer é o profissional criativo que vai executar tudo o que foi planejado e elaborado pelos Diretores de Criação e de Arte.
Então ele recebe as requisições vinda dos dois anteriores, principalmente do Diretor de Arte, e coloca a mão na massa. Será o Designer que realmente cria as peças do projeto sempre alinhadas com o restante da equipe e todas elas guiadas pelo Diretor de Arte.
Dependendo do projeto pode existir diferentes Designers de áreas diversas como de identidade visual, 3D, de interface, de gráfico e etc.
Um ponto importante a se dizer, é que muitos Designers sonham em ser Diretores de Arte. É claro que um Diretor de Arte tende a ganhar mais quem um Designer e pode ser progresso na carreira. Porém é preciso cuidado e atenção.
Muitas empresas, até mesmo sabendo desse desejo dos Designers, dão o título de Diretor de Arte mas pagando o mesmo salário, ou às vezes até menos, só que com mais atribuições e deveres.
Por isso se você é Designer e está vendo alguma vaga como Diretor de Arte, primeiro analise se você tem o perfil para tal e segundo olhe com atenção os requisitos e benefícios da vaga em questão.
Vídeo: Qual a diferença entre Designer, Diretor de Arte e Diretor de Criação?
Para responder a essa dúvida da forma mais completa possível, eu criei um vídeo falando sobre as diferenças, semelhanças e sinergias entre as funções de Diretor de Criação, Diretor de Arte e Designer dentro de um projeto.
Sugiro fortemente que você assista ao vídeo, pois ele complementa e apresenta mais outros fatos sobre essa questão.
Então é isso, Galucho! Se você gostou desse vídeo deixe o seu like e compartilhe com seus amigos que tiverem interesse 😀
Deixe abaixo a sua experiência e opinião sobre o assunto. Você é ou já atuou como Diretor de Arte ou de Criação?
Forte abraço
Até mais.