Eae! Td bele?
Falaremos hoje sobre um assunto de grande relevância no design: a Gestalt.
Se você estuda, ou já estudou em algum momento da sua vida, design, psicologia, comunicação, artes, publicidade, etc; você já deve ser escutado e/ou lido sobre Gestalt.
Entender como funciona os princípios da Gestalt nos ajuda a criarmos de forma coerente, harmoniosa, alcançando a “boa forma”, a “boa pregnância.”
Nesse artigo veremos, principalmente, como o Gestalt pode nos ajudar na criação de nossos projetos.
E antes de prosseguir com o artigo, eu quero aproveitar a oportunidade, já que estamos falando sobre Gestalt, para te avisar que estamos com inscrições abertas para o nosso curso de Fundamentos do Design Visual. O curso Fundamentos do Design Visual é focado nos fundamentos, conceitos e princípios do Design Visual.
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Então vamos começar??!!
Neste artigo você descobrirá:
- O que é Gestalt
- A história do Gestalt
- As principais regras da Gestalt
- A importância do Gestalt
- Bônus Semiotica e Gestalt
O Que é Gestalt?
Gestalt é o estudo da percepção humana em relação às formas, a existência de padrões de comportamento visual que o ser humano tem. Esses padrões compõem a base para as Leis da Gestalt.
Essa ciência defende que, para se compreendermos as partes de uma forma, é necessário antes, entender o todo que o envolve e o compõe.
Em outras palavras, poderíamos dizer que o Gestalt, estuda como o nosso cérebro percebe as formas. Poderíamos traduzir Gestalt como “A psicologia das Formas”.
Ele entende que nossa percepção das coisas se dá como um todo, de uma forma unificada, e não em pontos isolados.
“Não vemos partes isoladas, mas relações. Isto é, uma parte na dependência de outra parte. Para a nossa percepção, que é resultado de uma sensação global.”
O processo de interpretação de uma forma está relacionada com forças externas e internas.
As forças externas são provenientes da luz do objeto que o objeto reflete para a nossa retina.
As forças internas estão relacionadas ao processo fisiológico do nosso cérebro. Dadas a partir da estimulação (forças externas) nosso sistema nervoso tende a organizar e estabelecer as formas de modo coerente e unificados.
Essa regulação do cérebro é espontânea. Não podemos controlar. E que o nosso cérebro ao ver alguma forma, ele tenta relacionar a informação com algo que já vimos no passado e que está armazenado na nossa memória.
A Gestalt estuda o motivo que umas formas agradam mais que as outras
Então, a teoria Gestalt nos diz que só através da percepção de um todo é que o cérebro consegue interpretar e assimilar uma forma ou um conceito.
Um pouco da história do Gestalt…
A Gestalt é uma parte da psicologia experimental. Os estudos começaram no final do século XIX ganhando corpo no início do século XX.
Os estudos Gestalt eram sobre como e consciente humano reagia em certos momentos e apreciações e usavam de conceitos psicológicos e filosóficos como base.
Christian Von Ehrenfels (filósofo austríaco), Max Wertheimer (psicólogo theco), Kurt Koffka (psicólogo alemão) e Wolfgang Köhler (psicólogo estoniano) são grandes nomes da vanguarda do Gestalt.
Eles foram responsáveis pela primeira escola sobre Gestalt. A Escola de Berlin de Psicologia.
Em meados de 1920 esses estudos chegam efetivamente ao EUA ( na época terra do Behaviorismo – veja aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Behaviorismo ) graças ao nazismo.
Mas só a partir da 1980 que o Gesltalt ganha força nos países de língua inglesa.
No Brasil pode-se citar como Nilton Campos, Annita Cabral como precursores do assunto.
Para saber mais sobre a história go Gestalt você pode acessar esse link : http://bit.ly/1q7OMaC
Gestalt é uma substantivo alemão de difícil tradução e que que significa forma, configuração… Não existe uma tradução literária para o português , é hábito manter-se o termo original. E deve-se sempre iniciar-se com maiúscula.
A importância do Gestalt no Design
No design, a Gestalt nos ajuda a entender como a informação será passada através das formas que criamos.
Ela auxilia as pessoas a entenderem e assimilarem as informações que nós passamos pelas imagens.
Estudando Gestalt podemos perceber o porquê algumas formas agradam mais que as outras, o porquê enxergarmos um objeto de tal maneira, etc.
Com isso podemos usar as leis da Gestalt a nosso favor e de maneira mais consciente para melhorar os nossos projetos e manipulá-las para alcançar nossos objetos de comunicação.
Vários artistas e designers utilizam ilusões óticas em seus trabalhos.
E muitas vezes aplicamos as leis da Gestalt em nossos trabalhos sem notar. Porque como já disse “são leis reguladoras do nosso sistema nervoso”, por isso usamos várias vezes intuitivamente essas regras em nosso dia a dia, em nossos projetos, ou quando analisamos algum projeto e o achamos coerente, funcional, inovador, ou não.
Antes de partir para as leis do Gestalt, vamos entender o básico sobre o que é uma forma e como ela é entendida dentro do estudo da Gestalt.
O que é uma Forma?
Define-se como os limites exteriores da matéria de que é constituído um ser ou objeto a qual se confere uma aparência.
Forma pode ser definida então como a figura ou imagem visível do conteúdo.
As 4 propriedades básicas da forma são:
ponto, linha, plano, volume.
Ponto
É a mais simples unidade gráfica. Ele serve como centro de atração visual dentro de um esquema estrutural e também como referência a outros elementos que venham ser incluídos em uma composição.
Dentro da Gestalt, considera-se ponto qualquer elemento, independente da forma redonda, que funcione como centro de atração visual dentro de uma composição visual.
Linha
É uma ligação entre pontos que resulta em uma trajetória gerando uma sensação de movimento. A linha conforma, contorna e delimita objetos e coisas de modo geral.
Plano
O plano é um conjunto de linhas.
Considerando o espaço, o plano é uma forma uma
massa homogênea, pois não é possível desconsiderar a espessura dos objetos.
Então devemos dar importância ao contexto visual observado.
Volume
É algo que se expressa por projeção nas três dimensões no espaço.
No desenho bidimensional o volume é algo ilusório.
Além das propriedades, as formas também podem ter certos atributos. A seguir vamos conhecer os principais atributos da forma.
Formato
Qualquer coisa visível possui um formato ao qual podemos identificar. Refere-se a sua aparência geral.
Exemplo: linha reta, linha curva, linha quebrada, textura.
Textura
Refere-se às características da superfície de um formato.
Cor
Todo formato pode se distinguir de seu entorno e de seus pares pela cor.
Sobre teoria das cores, psicologia das cores e todo o uso e aplicação de cor, nóstemos séries aqui no blog do Chief. Então se quiser saber mais sobre cores, comece por aqui (CLIQUE AQUI)!
Tamanho
O tamanho é algo relativo se quando referimos a sua grandeza ou pequenez, mas é mensurável.
Pode se medir o tamanho através das dimensões da forma.
Atributos da Forma
Quando desenhamos um objeto estamos representando a sua forma através de propriedades que permitem torná-la visível. Tornando visível, uma linha, por exemplo, possuirá largura e comprimento.
Materiais usados e a forma com que os utilizamos determinam a cor e sua textura. Portanto uma forma visível possui formato, tamanho, cor e textura.
Ainda sobre Forma, segundo o livro Gestalt do Objeto, temos dois tipos de configurações: Real e Esquemática.
Configuração Real
Trata da representação real dos objetos ou coisas, de modo geral, são os limites reais traduzidos pelos pontos, linhas, planos, volumes normalmente por meio de fotografias, pinturas, ilustrações, entre outros.
Configuração Esquemática
Trata-se da representação de modo geral, por meio do conceito esqueleto estrutural de objetos e coisas, de forma figurativa e genérica do elemento.
Agora que já sabe as propriedades básicas de uma forma, então chegou a hora de conhecer as principais leis do Gestalt e vê alguns casos de aplicação.Vamos lá?
Principais leis do Gestalt
Iremos agora conhecer as principais leis da Gestalt.
- Unidade
- Segregação
- Unificação
- Proximidade
- Semelhança
- Fechamento
- Continuidade
- Pregnância da Forma
Unidade
Uma unidade é um único elemento que se encerra em si mesmo ou também um conjunto de elementos percebidos que constituem “um todo”.
Podemos definir uma unidade através das cores, sombras, texturas, pontos, linhas, pontos, etc; isolados ou relacionados entre si.
Segregação
Diz respeito a nossa capacidade perceptiva de evidenciar, destacar, separar uma ou mais unidades na composição inteira ou em partes dela. Essa segregação pode ser feita por diversos elementos visuais: cores, sombras, texturas, pontos, linhas e etc.
Unificação
A unificação acontece quando existem elementos iguais ou semelhantes distribuídos de forma coerente e harmônica.
Os princípios básicos da unificação são as leis de proximidade e a lei de semelhança.
Proximidade
Se refere a elementos que estão próximos. Elementos próximos uns dos outros tendem a se agruparem e são percebidos como um todo ou unidades dentro de um todo.
Semelhança
Se refere a elementos semelhantes.Elementos semelhantes tendem a se agruparem formando um como um todo ou unidades dentro de um todo. Essa semelhança pode ser cor, forma, tamanho, textura, etc.
Continuidade
A continuidade acontece quando elementos estão próximos e dão a impressão de seguir uma determinada direção. Quando existe uma repetição ordenada dos elementos.
Fechamento
O fechamento se estabelece para a formação de unidades através da nossa percepção. Nosso cérebro interpreta uma forma completa se os elementos estão estruturados de uma forma definida.
Pregnância da Forma
Essa é a principal lei do Gestalt.
Quanto mais evidente for a forma do objeto, quanto mais intuitivo e de fácil compreensão é a leitura, maior é o grau de pregnância do objeto.
Quanto melhor ou mais clara for a organização, maior a pregnância!
1) Quanto mais clara for a organização visual da forma do objeto, em termos de facilidade de compreensão e rapidez de leitura ou interpretação, maior será o seu grau de pregnância.
2) Naturalmente, quanto pior ou mais confusa for a organização visual da forma do objeto, menor será o seu grau de pregnância.
Gesltat do Objeto – João Gomes Filho.
Conclusão
Para se tornar um designer/webdesigner qualificado não basta apenas operar softwares. É essencial conhecer os fundamentos do Design. Isso não é luxo e sim necessidade. Compreendes isto , Galucho?
Além disso é importante que você se mantenha atualizado e com a mente aberta para as novas tecnologias, tendências, formas de comunicação e conhecimentos.
Tudo isso lhe trará diferenciais e que irão te ajudar a não ser apenas mais um na multidão.
O estudo de Gestalt não deve parar por aqui. Existem muito mais princípios a serem vistos. E se pudesse lhe dar um conselho, indicaria o livro Gestalt do Objeto do João Gomes.
Espero que esse artigo tenha lhe ajudado seus estudos.:P
E o que você acha sobre Gestalt? Já conhecia? Você acha que usa isso no seu trabalho? Deixe seu comentário.
Até mais!!
Forte Abraço.
Referências
Livro Gestalt do Objeto- João Gomes Filho
A psicologia da gestalt e a ciência empírica contemporânea:http://bit.ly/1q7OMaC
Sintaxe da Linguagem Visual – Donis A. Dondis
Psicologado: http://psicologado.com/abordagens/humanismo/gestalt-fundadores
Usabilidoido:http://usabilidoido.com.br/
Sites usados como exemplos:
Globo.com: http://globo.com/
Wallmart: http://www.walmart.com.br/
Terra: http://terra.com.br/
David Arty: http://davidarty.com/
Libra Design: http://libradesign.com.br/
King of Mambo: http://www.kingsofmambo.com/
New Jumo: http://www.newjumoconcept.com/
Tobias Häusler:http://tobiashaeusler.de/
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