Foi o tempo em que era preciso gastar um tempo valioso para preparar o layout do currículo. Hoje, é muito simples encontrar um modelo editável de currículo em Word para usar e se candidatar a uma vaga.
No mercado acadêmico e profissional, o currículo é um documento usado para que o candidato se apresente ao recrutador. Há alguns anos o currículo em Word é visto como uma vitrine virtual que demonstra quem é o profissional, suas habilidades, objetivos, formação, qualificação, entre outras informações.
Devendo ser específico para cada candidatura, os modelos de currículo em Word facilitam as edições e atualizações. Assim como, contribuem para que o layout e formatação sejam mantidos.
Atualmente existem diversos modelos de currículos em Word para personalizar conforme necessidade. Saiba como encontrar o modelo ideal para sua carreira.
A estrutura básica para um currículo
Geralmente, os modelos de currículo pronto Word já possuem sugestões de seções que devem ser preenchidas. Mas, de modo geral, um currículo em Word tradicional segue a estrutura:
- Informações de contato: são dados referente a sua identificação e formas de contato;
- Objetivo: descreva de maneira clara e sucinta seu perfil e objetivos profissionais. Inclua a vaga que quer preencher ou o departamento que quer trabalhar, e as funções que pretende exercer;
- Experiência profissional: elenque os cargos anteriores, mesmo que não remunerado. E, as conquistas, realizações e responsabilidades das funções exercidas.
- Educação/Formação: aqui se trata das experiências acadêmicas e pode ser subdivida entre Formação acadêmica e Cursos e Certificações;
- Habilidades: esta área é opcional. Use essa parte do currículo em Word para ressaltar habilidades técnicas e comportamentais;
- Informações adicionais: inclua informações extras e importantes como projetos publicados, proficiência em idiomas, trabalhos voluntários, prêmios recebidos, intercâmbios, entre outros.
Como adicional, há quem inclua informações de referências com nome e contato de pessoas que podem atestar as capacidades profissionais do candidato.
Modelos de currículo em Word para cada fase da carreira
Como mencionamos, o currículo é um instrumento para se apresentar perante um recrutador. E, embora seja modificado e ampliado, é um documento que se mantém presente ao longo da vida.
A grande maioria dos currículos seguem a estrutura explicada anteriormente, que é o modelo clássico. No entanto, a depender da fase da carreira, ou do objetivo da vaga, o preenchimento e as seções são diferentes. Inclusive, é totalmente possível incluir um toque de criatividade e inovação, se a vaga e a empresa permitirem.
Partindo da estrutura base, se criam currículos específicos, como:
Modelo de currículo profissional
Muitas vezes o currículo profissional segue a estrutura de currículo em Word tradicional. Mas, dependendo do estágio da sua carreira, será preciso planejar e definir o que será apresentado.
Engana-se quem pensa que quanto mais informações, melhor. Saber quais informações incluir é uma forma de demonstrar sua capacidade de síntese. Pense em tudo que realizou ao longo da vida e elenque o acredita ser mais relevante para o ambiente profissional específico
O modelo profissional pode seguir uma ordem cronológica, funcional – focado em habilidade, ou combinado.
O estilo do currículo em Word para profissionais precisa ser escolhido conforme a vaga de emprego. No caso de um designer, pode ser utilizado outras ferramentas. Lembre-se de personalizar o modelo sem dificultar a leitura, mantendo a elegância, atratividade e formatação.
A seguir deixo um vídeo onde o Chief dá dicas para você criar o seu currículo:
Currículo para o primeiro emprego
Engana-se quem pensa que para um primeiro emprego não é necessário currículo pela falta de experiência profissional. Para esse propósito, use modelo de currículo em Word para demonstrar sua ambição e potencial profissional.
Atualmente os parâmetros de contratação estão sendo modificados. As empresas têm procurado candidatos que possuem as famosas habilidades pessoais e emocionais.
Por serem mais difíceis de serem desenvolvidas, essas habilidades vêm se tornando mais valiosas.
Currículo para jovem aprendiz
As vagas para jovem aprendiz são específicas e devem ter mais ênfase nas conquistas educacionais e habilidades. Para esse tipo de instrumento é recomendado colocar a seção de educação antes das experiências profissionais.
O nível de escolaridade e até mesmo a instituição de ensino podem ser vistos como diferenciais pelo recrutador. Assim proporciona à empresa conhecimento sobre como e onde desenvolver as habilidades técnicas desse jovem. Esse objetivo é um dos requisitos para disponibilizar vagas para jovem aprendiz.
Uma dica valiosa é preparar bem os objetivos, destacando como e por que escolheu ser um jovem aprendiz daquela empresa.
Currículo para estágio
O modelo para estágio é muito usado para processos seletivos profissionais ou acadêmicos. Esse currículo deve focar em valorizar os aprendizados e conquistas educacionais.
Inclua os projetos e publicações realizadas enquanto estudante. E, também, as experiências que possui, mesmo se tiverem sido vagas temporárias, não remuneradas ou trabalhos voluntários.
Dicas extras para o currículo ideal
Além de encontrar um currículo em Word adequado para a vaga pretendida, antes de enviar o documento, faça uma revisão minuciosa.
Corrija erros de português e concordância. Peça para uma pessoa de confiança, analisar e sugerir pontos de melhoria para seu currículo.
E mais, deixe para revisar o conteúdo um dia, ou pelo menos algumas horas após a criação. Uma mente “refrescada” terá um olhar mais zeloso pelo currículo criado.
Feito isso, é só enviar e esperar a entrevista!
Chief of Design
Um canal de conteúdos sobre Web Design, Front-End, Design, Comunicação e Criatividade em geral. Acesse, curta e compartilhe nossos conteúdos!!Por que Qualquer Um Acha Que Pode Dar Pitacos, Né ???