Por que aprender uma língua estrangeira é fundamental para o sucesso na carreira de designer

Se você quer viver de design e ter acesso aos melhores projetos, clientes e oportunidades, vai precisar falar mais do que apenas “layout bonito”.

fonte

Pode parecer exagero, mas é real: o idioma que você fala pode limitar o tamanho da sua carreira. Muita gente ainda acredita que saber usar bem o Figma, ter domínio de UI ou mandar bem no branding é o suficiente pra se destacar como designer.

Hoje, empresas internacionais contratam remotamente, projetos envolvem equipes distribuídas pelo mundo e as melhores oportunidades — aquelas que pagam em dólar ou euro — exigem mais do que apenas um bom portfólio. Elas exigem comunicação.

Nessas condições, não é suficiente que um designer seja capaz de trabalhar com ferramentas profissionais e tenha pensamento criativo. Outro elemento importante é o conhecimento de línguas estrangeiras. De acordo com designers experientes, sem o conhecimento de pelo menos uma língua estrangeira, é difícil alcançar o sucesso e impor concorrência a outros especialistas.

É um erro pensar que, para desenvolver uma carreira de sucesso como designer, basta ter habilidades para trabalhar com programas especiais e desenhar bem. Na verdade, o mercado de design moderno tornou-se o mais global possível. Equipes internacionais participam da implementação de projetos, e os clientes podem ser de diferentes países de todo o mundo.

Globalização e novos padrões

Hoje, o design não é mais um campo de atividade local. As empresas modernas colaboram regularmente com clientes estrangeiros, participam de competições internacionais e trabalham com marcas globais. Por exemplo, designers de Portugal e Espanha podem liderar projetos dos EUA, interagir com uma equipe do Reino Unido e apresentar layouts para clientes dos Emirados Árabes Unidos. Sem conhecimentos básicos de inglês, é quase impossível realizar tal tarefa.

É por isso que a implementação do aprender inglês com IA e outras ferramentas modernas para um aprendizado rápido e eficaz se tornaram necessárias na indústria do design. O conhecimento de idiomas é o acesso a clientes estrangeiros, projetos caros e trabalho direto com clientes, sem intermediários e tradutores.

Ferramentas eficientes para aprender idiomas estrangeiros

Se você é designer, mas deseja se desenvolver gradualmente e alcançar um nível mais alto, não deixe de começar a aprender idiomas estrangeiros. De acordo com representantes do serviço Promova, essa habilidade abrirá significativamente mais perspectivas para você. Portanto, você deve desenvolver seu talento como designer e mostrá-lo àqueles que podem pagar um bom dinheiro pelo seu trabalho.

Existem várias maneiras principais de começar a aprender sem interromper seu trabalho principal como designer.

  • Cursos online. Existem inúmeros cursos, programas prontos, nos quais os especialistas se concentram no vocabulário durante o treinamento;
  • Assistentes de IA. Ferramentas adaptadas com base em inteligência artificial. Com a ajuda da IA, você pode verificar seu nível atual de conhecimento. Os assistentes poderão selecionar o programa de treinamento ideal para você, preparar testes, ajudar a desenvolver habilidades de comunicação em línguas estrangeiras, simulando uma conversa real;
  • Comunidades internacionais. Participe de chats especiais, grupos, inscreva-se em canais onde designers de todo o mundo se reúnem. Esta é uma oportunidade para praticar regularmente, bem como encontrar novos contatos úteis e participar de projetos internacionais;
  • Pratique em projetos. É melhor começar com uma prática completa. Para começar, você pode participar de pequenas colaborações onde especialistas de diferentes países se reúnem. Isso permitirá que você desenvolva habilidades de conversação e melhore sua posição na arena internacional.

Tenha em mente que o principal requisito para o sucesso é o aprendizado e a prática contínuos. Portanto, é preferível aprender 30 minutos por dia, 7 dias por semana, do que 5 horas por dia, uma vez por semana.

Que idioma usar no treinamento

O inglês é a escolha preferida dos designers iniciantes que precisam viajar para outros países e receber pedidos de clientes internacionais. Na verdade, isso nem sempre é verdade.

Ao decidir o idioma de instrução, você deve ter em mente quais clientes e quais regiões você está visando. Como estudo de caso, o espanhol é útil na realização de projetos na América Latina, enquanto o japonês é mais aplicável na realização de projetos em empresas de tecnologia contemporâneas.

A melhor solução é aprender vários idiomas. Dessa forma, você pode expandir significativamente suas capacidades e oferecer serviços a mais clientes estrangeiros. Isso afetará diretamente sua imagem, reputação e nível de renda. Mas mesmo o conhecimento básico de inglês será suficiente nos estágios iniciais e ao trabalhar em determinados mercados.

Considerações finais

No mundo contemporâneo, um designer não deve apenas ser capaz de usar as ferramentas e tendências, mas também ser capaz de se comunicar no idioma dos clientes e colegas. O idioma estrangeiro leva a trabalhos no exterior, melhores pedidos e opções de carreira especiais.

A menos que você queira ser como milhões de outras pessoas, invista em aprender um idioma tanto quanto investiria em aprender a projetar. Esse será um investimento que você perceberá mais cedo.

Chief of Design

Um canal de conteúdos sobre Web Design, Front-End, Design, Comunicação e Criatividade em geral. Acesse, curta e compartilhe nossos conteúdos!! Por que Qualquer Um Acha Que Pode Dar Pitacos, Né ???

Comentários estão desabilitados no momento.