Qual a melhor maneira escrever um TCC como designer gráfico?

Como criar um TCC para passar na facul de Design Gráfico

Elaborar um TTC ou dissertação final na área de design gráfico requer uma mescla de inovação e investigação bem organizada. O procedimento completo pode ser diverso, uma vez que é influenciado pelas orientações específicas de cada instituição de ensino superior. O TTC, por sua vez, pode representar o culminar dos estudos de cada designer, permitindo combinar insights teóricos com aplicações práticas. Especialmente, pois é uma oportunidade de mostrar as habilidades de design, criatividade e aptidões nas mais diversas pesquisas acadêmicas.

Benefícios de escrever um TCC

A redação de um Termo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ou tese final, oferece os mais diversos benefícios, especialmente para estudantes de áreas criativas como design gráfico. Sobretudo, com o auxílio de plataformas como a Studybay que sanam dúvidas de TCC, especialmente em pouco tempo.

Além disso, escrever um TCC permite que os estudantes se aprofundem em um tópico específico do design gráfico, na redação de uma monografia, seja branding, UI/UX ou design sustentável. Essa pesquisa aprofundada ajuda os alunos a compreender melhor as teorias, tendências e desafios que moldam o setor. Ao explorar a literatura existente e conduzir pesquisas originais, aprimorando os conhecimentos e contribuindo para o corpo de conhecimento da comunidade de design.

Além do mais, a conclusão de um TCC requer pesquisas significativas, tanto teóricas quanto práticas. Uma vez que todos os alunos podem aprender a coletar e sintetizar informações das mais diversas fontes. Em especial, tais habilidades de pesquisa são transferíveis e podem ser aplicadas em empregos futuros, ao ajudar os estudantes a aprender sobre o desenvolvimento industrial com base no comportamento dos consumidores e nas tendências de inovação.

Habilidades necessárias

Ainda assim, concluir um TCC é uma conquista significativa que aumenta a confiança nas habilidades dos estudantes como designer e pesquisador. Sobretudo quando cada indivíduo poderá crescer pessoalmente através dos desafios do processo além de também obter insights valiosos sobre seus pontos fortes, interesses e possíveis planos de carreira.

É importante ressaltar que ao escrever um TCC e cada uma de suas respectivas etapas requer planejamento, estabelecimento de metas e cumprimento de prazos, o que aprimora as habilidades de gerenciamento de tempo e de projetos de cada futuro designer. A disciplina que cada estudante desenvolve no gerenciamento de um projeto de longo prazo poderá ser muito útil ao longo de sua carreira, onde frequentemente cada aluno poderá conciliar os mais variados projetos de design com prazos apertados.

Seleção de tópicos

Selecionar o tema assertivo para cada estudante TCC em design gráfico é crucial, uma vez que dará o tom para sua pesquisa em um projeto mais prático. Veja bem, é essencial que cada um comece refletindo sobre quais áreas do design gráfico mais tem entusiasmo. Pois é através desse ponto de partida que se faz a escolha de um tópico pelo qual o estudante seja genuinamente apaixonado. A partir desse momento cada indivíduo pode se questionar sua escolha por um tópico que permita trazer soluções para a resolução de um problema prático de design. Isto pode envolver: 

  • Criação de uma nova solução para uma empresa;
  • Reformulação da marca de um produto existente;
  • Melhoria da interação do utilizador em plataformas digitais.

Além do mais, cada estudante que realizará o TCC poderá fazer uma breve revisão da literatura para identificar áreas que foram pouco pesquisadas. Isso poderá levar a insights únicos e uma nova perspectiva. Sobretudo através da busca por lacunas de conhecimento em tecnologias emergentes em design ou até mesmo na busca pela integração de design gráfico com a Inteligência Artificial ou na visualização e modulação de dados.

Estrutura e Melhores Práticas

A redação de um Termo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em design gráfico envolve uma combinação de pesquisa acadêmica e um projeto prático de design. Principalmente no momento em que cada autor do trabalho conclusivo segue a estrutura e orientação que são necessárias para a sua escrita. A seguir separamos a estrutura básica de um TCC que pode variar de acordo com cada instituição de ensino:

  1. Página de título
  2. Índice
  3. Introdução
  4. Revisão da Literatura
  5. Metodologia
  6. Projeto Prático (Componente de Design)
  7. Discussão e Análise
  8. Conclusão e referências

Pesquisa Acadêmica

É relevante destacar a importância de começar a pesquisa cedo. Uma vez que a escrita de TCCs se enquadram em projetos complexos que exigem tempo significativo de pesquisa, design e redação. Sobretudo, cada um dos estudantes poderá manter seu público em mente ao se lembrarem de que seu projeto de TCC deve ser acessível tanto para profissionais de design quanto para revisores acadêmicos. Além do mais, é imprescindível a utilização de recursos visuais de maneira eficiente com a certificação de documento em si seja visualmente atraente, com um layout profissional, títulos claros e tipografia coesa.

Além do mais, a pesquisa acadêmica fornece a base teórica necessária para fazer escolhas informadas de design. Uma vez que é a partir dela que os estudantes e designers respaldam as suas decisões com dados, estudos e contexto histórico, em vez de confiar apenas na intuição ou nas tendências. Um TCC bem pesquisado demonstra que as decisões de planejamento não são arbitrárias, mas são apoiadas por bases acadêmicas sólidas. 

Isso aumenta a credibilidade como designer e o diferencia no mundo profissional.

Empregadores e clientes são mais propensos a confiar em uma pessoa criativa que possa justificar suas escolhas com argumentos bem pesquisados e com base em conhecimentos do setor.

Conclusão

Para finalizar, concluir um TCC é uma conquista significativa que aumenta a confiança nas habilidades como designer e pesquisador de cada um dos estudantes. Uma vez que cada indivíduo poderá crescer pessoalmente através dos desafios do processo além de também obter insights valiosos sobre cada um de seus pontos fortes, interesses e possíveis planos de carreira. Em última análise, serve como um trampolim para futuras oportunidades de carreira e estudos avançados na área de design gráfico. Através desta experiência desafiadora, porém gratificante, os estudantes estarão mais preparados para navegar no mundo dinâmico do design com confiança e experiência.

A escrita de um TCC em planejamento gráfico permite que cada aluno aprofunde a sua compreensão dos principais tópicos do negócio, além de melhorar  habilidades de pesquisa e de resolução de problemas através da criação de um projeto substancial que poderá demonstrar a sua criatividade. Além de tudo isso, o processo ajuda cada um dos alunos a desenvolver aptidões essenciais de comunicação e do gerenciamento de um trabalho. 

Referência

Phillips, P. L. (2015). Briefing: a gestão do projeto de design. Brasil: Editora Blucher. 

Baxter, M. (2021). Projeto de produto: Guia prático para o design de novos produtos. Brasil: Editora Blucher. 

Sehn, L. R. (2017). Design gráfico -: Conceitos e práticas indispensáveis. Brasil: Simplíssimo.

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/26431/browse?value=Design+gr%C3%A1fico&type=subject. Acesso em Setembro de 2024.

https://www.udesc.br/ceart/design/informacoesdiscentes/tcc. Acesso em Setembro de 2024.

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/7515. Acesso em Setembro de 2024.

Chief of Design

Um canal de conteúdos sobre Web Design, Front-End, Design, Comunicação e Criatividade em geral. Acesse, curta e compartilhe nossos conteúdos!!Por que Qualquer Um Acha Que Pode Dar Pitacos, Né ???

Comments are closed.