Eae! Td bele?
Tipografia é um assunto recorrente aqui no Chief of Design. Porém hoje trataremos este assunto com outro objetivo que vai te despertar para outras possibilidades. Curioso?
Não sei se chegastes a ler o último artigo do blog sobre Design de conversão, caso não, eu indico que leia. Pois bem, este assunto de hoje vem de encontro com o que foi tratado lá: Conversão. Mas precisamente como a tipografia afeta as conversões. Conversão é o que garante nosso prato cheio todos os dias a as contas pagas todos os meses.
Você consegue mensurar o quanto a escolha de uma fonte pode afetar o sucesso de uma ação online?
Você sabia que um tipo de letra pode afetar a credibilidade de um texto escrito?
E quanto aos resultados? Existe uma maneira de medir a eficácia de uma fonte e como ela afeta a conversão?
Todas estão questões você verá a partir de agora, Galucho!
Mas antes de prosseguir com o artigo, eu quero aproveitar a oportunidade para te avisar que estamos com inscrições abertas para o nosso curso de Fundamentos do Design Visual. O curso Fundamentos do Design Visual é focado nos fundamentos, conceitos e princípios do Design Visual.
⭐️Curso Fundamentos do Design Visual⭐️
Saiba mais ➡ https://www.fundamentosdodesign.com.br
Tipografia aplicada à experiência do usuário
Você como leitor esperto do Chief of Design sabe que uma ótima experiência é algo que passa despercebido para o usuário, simplesmente funciona. Já o contrário…
E uma composição tipográfica quando bem aplicada é fundamental para contribuir com a usabilidade e a forma como o usuário percebe a experiência.
Como já vimos neste guia uma ótima aplicação tipográfica que foque no usuário contribui em um layout com algumas destas funções:
- Hierarquização;
- Legibilidade;
- Leiturabilidade;
- Contrastes;
- Alinhamentos, entre outras.
A aplicação destas funções já garante um bom caminho para o usuário desfrutar de um layout satisfatoriamente. Mas a pergunta que não querem calar é:
Será que ao usar estas funções conseguimos mostrar os que queríamos?
Esta eu respondo: acredito que sim!
Porém, reformulo a pergunta:
Será que conseguimos fazer nosso usuário enxergar o que queríamos mostrar? O quanto aquele título poderoso esta sendo realmente está impactante e persuasivo com o tipo de letra escolhido?
Chegamos ao ponto crucial. E uma das melhores formas de garantir que nossos usuários enxerguem o que queremos mostrar é usar o Design com foco no usuário (sempre), porém alinhado com o Design aplicado a conversão. É o que veremos a seguir.
Tipografia aplicada à conversão
Além de atender as necessidades de nossos usuários finais nossos projetos também possuem, na maioria das vezes, as necessidades financeiras de nossos clientes. Afinal lucro é um objetivo e os projetos que construímos fazem parte de uma entre outras partes que contribuem para atingir este objetivo.
Quando falamos de conversão, uma venda (possibilidade de retorno financeiro) é só um exemplo de tipos de conversão.
Quando os conceitos de Design são aplicados o que espera é que as às ações sejam para contribuir com o retorno financeiro. Isso porque existe um planejamento. Jogue tudo na mão do famoso “sobrinho” para ver o que acontece com o investimento?
Entretanto mesmo com os melhores conceitos de Design aplicados e enquadrados a um projeto… O que garante que aquele título em Helvética tamanho 36 pixels usado em sua página de venda contribui para que seu o visitante aperte o botão de compra?
E nesse momento que além de nos preocuparmos com usabilidade, legibilidade e hierarquia também devemos mensurar o quanto a escolha de uma fonte pode contribuir com a conversão. E pode ser que mesmo os conceitos de tipografia estão sendo aplicados e mesmo que a fonte escolhida harmonize com a interface o projeto converte pouco.
Tudo isso pode acontecer porque por mais que você acredite que o tipo de letra escolhida é adequado ao projeto ela pode influenciar negativamente a forma como as pessoas percebem as informações apresentadas a ponto de fazê-las tomarem ações contrárias às planejadas.
Por essa você não esperava não é Galucho? Veja o estudo a seguir.
EXPERIMENTO: Você é otimista ou pessimista?
Algum momento na sua vida enquanto você lia um artigo, ou reportagem, de um assunto sério você teve a sensação do texto não trazer credibilidade?
Pois é! O tipo de letra que apresenta uma informação onde não desperta a credibilidade nas pessoas. Foi o que concluiu um estudo realizado por Errol Morris no The New York Times .
O experimento foi intitulado “Você é otimista ou pessimista?“.
Nesse experimento 40.000 leitores foram apresentados a uma passagem do livro “The Beginning of Infinity” do físico David Deutsch (Primeiro nome muito bonito, diga-se de passagem :P) .
Nessa passagem David relata que vivemos em uma era de segurança sem precedentes em relação à possibilidade de um grande asteroide entrar em rota de colisão com o Planeta Terra. ( Também com um nome desses, esse cara só podia ser muito inteligente mesmo :P) .
Apesar do título, Errol Morris não estava interessado em saber se as pessoas eram otimistas ou pessimistas e sim se o tipo de letra influenciava como as pessoas percebiam as informações apresentadas e se poderia afetar a credibilidade do texto.
O texto foi apresentado em diferentes tipos de fontes para todos os participantes que nem imaginavam que isso estava determinado.
A seis fontes utilizadas no estudo foram:
- Baskerville,
- Helvetica,
- Comic Sans,
- Modern Computer,
- Georgia
- e Trebuchet.
Após lerem os textos os participantes deveriam determinar se o relato de David Deutsch sobre a segurança sem precedentes era verdadeiro ou falso e também o quanto eles estavam confiantes em suas conclusões.
Resultados:
- Declarações em Comic Sans receberam a maior quantidade de desacordo;
- Helvética também não obteve um bom resultado;
- O tipo que transmitiu maior credibilidade e inspirou as pessoas a concordar com a afirmação de David Deutsch foi Baskerville.
Baseado neste estudo nós podemos afirmar que é indicado usar a fonte Baskerville para transmitir credibilidade quando o assunto for sério?
Responderei ainda neste artigo. Mas vamos a outro estudo por enquanto.
Comparação de fontes on-line populares
Eis agora uma pesquisa realizada por Michael Bernard, Bonnie Lida, Shannon Riley, Telia Hackler, e Karen Janzen do usabilitynews.org.
Esta pesquisa pretendia avaliar entre 8 tipos fontes web populares qual tipo e tamanho eram as melhores.
Entre as fontes testadas , encontravam-se as serifadas:
- Century Schoolbook
- Courier New (Courier)
- Georgia
- Times New Roman
(Nota: senão sabes o que é fonte com serifa ou sem serifa, depois leia este artigo:Guia Sobre Tipografia parte-02)
E entre as sem serifas:
- Arial
- Comic Sans MS
- Tahoma
- Verdana
O método completo do experimento é descrito neste artigo.
Sessenta participantes (16 homens e 44 mulheres) se voluntariaram para este estudo. 93% dos participantes relataram ler regularmente documentos em telas de computador. Cada participante leu 8 passagens de um texto com cerca de 1032 caracteres. Cada uma correspondendo a um dos 8 tipos de letras.
Depois de ler cada passagem, os participantes responderam um questionário sobre a percepção de legibilidade e apelo estético de cada tipo.
Para determinar os melhores tipos, foram avaliados:
- A legibilidade;
- A legibilidade percebida pelo leitor;
- O tempo de leitura;
- A atratividade percebida;
- E a preferência dos usuários.
Resultados obtidos pela equipe do usabilitynews.org + conclusões
Além de apresentar os resultados deste experimento exponho o que penso sobre uma possível aplicação destes. Ok?
Os textos com tipos Times e Arial foram lidos mais rapidamente.
A diferença média entre o tipo de leitura mais rápida e mais lenta foi de 99,4 segundos em uma passagem de 1032 palavras.
Conclusão:
Se você deseja que seu usuário perceba que a leitura um texto como rápida o uso de Times e Arial pode ser indicado. Porém somente para textos longos esta diferença é marcante.
Pode ser vantajoso o uso de tipos de leitura mais rápida em casos de blogs com conteúdo longos.
No geral, Arial, Courier e Geórgia foram consideradas os tipos mais legíveis, enquanto Comic foi percebido como o tipo de letra mais ilegível.
Conclusão:
Não considere o uso destas fontes como uma regra. Este estudo traz como desvantagem o fato de somente testar 8 fontes. Existe uma infinidade de fontes web hoje em dia para usar e testar. Porém sabemos algumas possibilitam um uso seguro. Arial e Georgia são de uso comum em corpo de páginas web, como por exemplo, em artigos de blogs.
Geórgia foi considerada o tipo mais atraente. Considerando a média, Times New Roman ficou em segundo lugar no estudo.
Conclusão:
Considerando o resultado no quesito atratividade, tipos serifados podem ser utilizados em títulos com função de atrair.
O estudo sugere que o fato dos tipos serifados possuírem estilo ornamentando faz com que pareçam mais atraentes. Podem ser uma boa opção em chamadas para squeze pages e página de vendas.
Observações:
- Apesar do estudo não considere esta dica uma solução definitiva para títulos você deve testar sempre.
- Os dispositivos hoje em dias possuem resoluções cada vez melhores. Portanto não existe prejuízo algum ao leitor em usar fontes serifadas no corpo do texto.
Verdana foi considerado o tipo preferido
Conclusão
Somos atraídos pelos títulos, porém passamos a maior parte do tempo no corpo do texto. Talvez por isso um tipo como Verdana foi considerado como preferido. Além de muito popular é destinado especificamente para visualização em monitores.
Considerações finais
Antes de concluir retornemos a questão levantada lá no começo. Nós podemos afirmar que é indicado usar a fonte Baskerville para transmitir credibilidade quando o assunto for sério?
O que podemos afirmar que o estudo e o emprego desta fonte servem para indicar um norte. E seja qual tipo de letra escolhida você deve levar em consideração aplicabilidade no projeto, as boas práticas de tipografia e testar versões de fontes, este último pouco usual.
Tem dificuldades em escolher uma tipografia para seu projeto? Sugiro que acompanhe este GUIA:
- Guia sobre Tipografia [Parte 01] – Escolhendo a fonte certa
- Guia sobre Tipografia [Parte 02] – Escolhendo a fonte certa
- Guia sobre Tipografia [Parte 03] – Escolhendo a fonte certa
- 5 formas interessantes de causar um impacto visual através da Tipografia
Não pode ser ignorado o contexto do projeto na hora de escolher os tipos e a forma que serão aplicados. Como também não pode ser ignorada possibilidade de sua escolha contribuir com a usabilidade, legibilidade, porém com pouco poder de conversão.
E existe bola de cristal para converter? Não. Testar versões é um ótimo caminho para conversão (assunto que trataremos em breve aqui no blog).
Portanto escolha tipos de letras focando nos usuário como sempre, mas não deixe de testar a conversão. Use ferramentas de teste A/B para isso [caso não saiba o que é teste A/b clique aqui para ler um artigo sobre teste a/b].
Os estudos acima mostram que tipos de letras podem sim transmitir sensações e aliados com elementos como cores e formas podem potencializar as decisões dos visitantes.
Portanto o grande problema é acreditar que os resultados já se alcançarão no momento que se entrega o projeto para o cliente.
Teste suas decisões de Design. O Facebook é um case de sucesso que não para de testar sua interface e funções. Você está desperdiçando oportunidades ao não focar em melhoria continua através de testes.
E tanto o seu cliente quanto você estão podem estar perdendo dinheiro por causa disso.
Na dúvida, faça teste!
Ou melhor… Sempre faça testes!
Então? Você imagina o quanto a tipografia pode influenciar as decisões do usuário?
Você testa diferentes tipos de fontes para verificar qual converte melhor?
Deixe o seu comentário e se gostou do artigo compartilhe!
Forte abraço.
Até mais.
Referências:
https://www.chiefofdesign.com.br/design-para-conversao/
http://opinionator.blogs.nytimes.com/2012/07/09/are-you-an-optimist-or-a-pessimist/
http://opinionator.blogs.nytimes.com/2012/08/08/hear-all-ye-people-hearken-o-earth/?_r=0/
http://usabilitynews.org/a-comparison-of-popular-online-fonts-which-size-and-type-is-best/