Eae!
Td bele?
Semana passada (NOV/14) estava pensando em qual assunto escrever esta semana, quando recebi um e-mail de uma leitora do Blog, a portuguesa Daniela Tavares. No e-mail ela contou que o blog estava lhe ajudando e que gostaria de ver um artigo sobre Experiência do Usuário . Como ainda não tinha definido o assunto, e também gostei da sugestão da Daniela, decidi escrever sobre User Experience (UX).
UX é um assunto muito recorrente, muito falado, muito procurado… Creio que será útil e interessante para você, Galucho, que eu aborde-o aqui no blog.
Então, estou aqui, ora pois :P, a escrever este artigo sobre UX. Bora lá.
Neste artigo você verá:
- Um pouco da história da UX
- O que é User Experience
- Porque User Experience é importante
- Que User Experience não é somente Usabilidade
- Que UX é Design
Além do artigo clique aqui para acessar um vídeo bacana sobre Ux!
De onde vem User Experience
Donald Norman foi o responsável pela a popularização do termo “User Experience” em meados da década de 90, quando então trabalhava na Apple. Ele foi o primeiro, pelo menos o mais famoso hehe, reconhecido a escrever e a falar efetivamente sobre “design centrado no usuário”.
Jakob Nielsen também colaborou com o UX quando escreveu em 1995 as famosas 10 heurísticas de usabilidade, que ainda são usadas hoje em dia.
Apesar de ter apenas se popularizado recentemente, o UX vem sendo estudado há bastante tempo, só que não com essa fama toda de hoje em dia.
Fica evidente a herança que UX tem, principalmente, de ergonomia ↓ e psicologia humana. Logo, tudo isso que vem sobre UX começa aparecer forte após a Revolução Industrial.
O que é User Experience
User Experience trata da interação (experience) do usuário (user) com os serviços, produtos, marcas, sites, etc.
O UX estuda como as pessoas se sentem quando usam alguma coisa, como e quais são os sentimentos que elas tem ao utilizar um serviço, produto, marca,etc.
Portanto, a função do profissional de UX é entender as percepções das pessoas, ao usarem uma determinada coisa, e com isso tornar a experiência em algo positivo, grandioso, agradável e que alcance as expectativas dos clientes.
Porque User Experience é importante
Uma boa experiência do usuário vai muito além de apenas dar o que eles dizem que querem. Vamos usar o exemplo de uma interface web.
De modo sucinto, pensemos nos possíveis passos de elaboração do projeto.
- Pesquisa para descobrir quem são as pessoas que usam e/ou usarão o site.
- Definição do conteúdo que vai de encontro as expectativas dos usuários, dispostas na pesquisa. Oferecer aquilo que será relevante para eles.
- Garantir que as pessoas encontrem esse conteúdo de forma simples.
- Garantir que naveguem facilmente por todo o site sem dificuldades e constrangimentos.
- Garantir que elas acessem e que a boa experiência seja preservada mesmo em dispositivos de tamanhos e sistemas diferentes
- Criar uma interface harmoniosa, agradável, coesa, atraente.
- Garantir que a experiência, como um todo, tenha sido algo positivo e que a pessoa que acessou o site saía de lá com as expectativas atendidas. Que sua experiência seja fluída.
- Garantir que nada que seja frustrante tenha passado despercebido (um botão de comprar cego – sem link, sem direcionamento -, por exemplo).
- Reduzir as interações negativas que não temos controle e/ou não podemos prever quando pode acontecer (como por exemplo uma página 404 ↓ )
Só nesses itens que citei acima já falamos de Arquitetura da Informação ↓, Design, UI, usabilidade, performance, compatibilidade, estratégia de conteúdo, testes, pesquisas, etc.
A UX engloba todo o processo do projeto, desde a pesquisa até o lançamento.
Compreendes isso, Galucho?
Se ainda não ficou claro, então se liga no infográfico abaixo.
User Experience não é só Usabilidade
Por vezes pode parecer que Experiência do Usuário e Usabilidade são sinônimos, mas não são.
Os dois andam lado a lado, mas tem funções diferentes.
Enquanto que UX aborda como um usuário se sente ao utilizar o sistema, a usabilidade trata da eficiência e facilidade de uso desse sistema.
No caso de um site, por exemplo, seria a facilidade de navegar entre as páginas.
Usabilidade se refere a facilidade com que as pessoas conseguem usar alguma coisa (ferramenta, sistema, objeto,etc) a fim de realizar uma tarefa específica e importante.
User Experience é DESIGN
Você deve ver um monte de cursos sobre UX, várias pessoas falando sobre UX e etc. Parece até que User Experience é algo separado e/ou específico da área de tecnologia, entre outras coisas.
Mas Galucho, se você estuda Design, logo você já estuda UX.
Não creio que podemos separar UX e Design. Uma das funções natas do Design é resolver problemas na experiência do usuário.
Vamos ver alguns exemplos, para ficar mais claro. Blz?
Um Designer de produto cria uma cadeira. Essa cadeira tem uma interface, e a pessoa que comprá-la irá interagir com a cadeira ao sentar, ao se acomodar.
O Designer tem que projetar uma cadeira para que a pessoa se sinta confortável, equilibrada e segura, no mínimo. Isto é User Experience.
Um Designer Gráfico cria um pôster. A pessoa que irá ver e/ou ler o pôster irá interagir com os olhos.
O Designer tem que pensar em qual é a mensagem que o pôster tem que passar e assim pensar na melhor forma para pessoa que irá receber a mensagem proposta.
Se , por exemplo, ele adicionar muito vermelho a peça poderá ser agressiva demais causando desconforto na pessoa que está vendo-o, por outro lado, se ele usar muito cinza poderá causar uma sensação monótona, triste, etc. (se quiser saber mais sobre cores, acesse nosso artigo sobre psicologia das cores clicando aqui)
E essas questões também são User Experience.
Todas as peças de Design que criamos têm experiência do usuário.
Claro que , se você quiser, você pode se aprofundar mais nessa conhecendo suas táticas, métricas, autores e etc. Mas UX não é algo que dê para separar do Design e por mais que você não tenha um curso de UX no currículo, mas seja Designer ou esteja estudando Design, você já tem (ou deveria hehe) UX intrínseco no seu perfil. E isso principalmente se você for Web Designer.
Considerações Finais
Hoje em dia não podemos mais negligenciar a opinião, ainda mais com as redes sociais cada vez mais ativas em nossas vidas, a satisfação e a experiência do usuário em qualquer coisa que criamos. Isso vale desde peças gráficas e produtos (como nos exemplos que citei) até sistemas e aplicativos.
Uma excelente experiência é algo tão eficaz que normalmente passará despercebido pelo usuário. Agora se algo der errado na interação com a interface, ele ficará aborrecido, tornando-se assim algo percebido.
Do mesmo jeito que uma boa UX pode gerar confiança, conforto, credibilidade, simpatia, (não só para os projetos utilizados, mas também para os criadores desses projetos) uma UX mal feita pode gerar decepção, irritação e assim por diante. Uma péssima experiência resultará na perda de interesse e por consequência na desistência do usuário no seu projeto. Pode apostar !
Zelar por uma boa experiência é essencial para qualquer projeto de excelência. Garantir a experiência não é somente coisa de um profissional que “manja” de UX, e sim de todos envolvidos no projeto. #ficadica
E você pensa e usa User Experiencie em seus projetos?
Tem mais dúvidas sobre UX?
Tem opiniões divergentes?
Não se acanhe. Você pode deixar seu comentário abaixo!! Ele é bem vindo!!
Forte abraço.
Até mais.