Como conseguir seus primeiros clientes sendo um Designer Gráfico freelancer

Saiba a melhor maneira de divulgar o seu trabalho de Design Gráfico Freelancer

Não tem como conseguir clientes sem uma atitude proativa. Antes de tudo, você tem que ter foco e determinação em tudo que vai desenvolver. Assim sendo, o primeiro passo é desenvolver suas habilidades, focando nas reais necessidades dos clientes. Sinta a necessidade do cliente e procure suprir essa necessidade com profissionalismo e bom gosto.

Além do mais, tornar-se um designer gráfico conceituado e trabalhar como freelancer requer conhecimento e prática profissional. Com isso, você vai aprimorando suas habilidades para criar projetos de comunicação visual, além de desenvolver com qualidade os aspectos visuais de novos produtos como, seja para utilização offline ou online.

O designer gráfico também é responsável por criar a parte visual de materiais como sites, panfletos, outdoors, banners, anúncios, campanhas promocionais, entre outros. Entretanto, tem de se pensar em soluções e ideias para atrair clientes, uma dica seria investir no marketing digital com a mensagem certa. O trabalho dos designers de hoje em dia mantém uma forte relação com a internet e o seu universo. Por isso, é interessante utilizar ferramentas como um portfólio digital, por exemplo, para divulgar os seus serviços para clientes em potencial.

É possível se destacar como designer gráfico freelancer?

Esta é uma interessante opção para muitos designers enquanto estão trabalhando em agências, por exemplo, muitos pensam em ficar no emprego enquanto fazem “freelas” durante as noites. Certamente o designer gráfico pode ter um trabalho sensacional como freelancer.

Inclusive há casos de profissionais que se deram tão bem que passaram a se dedicar exclusivamente aos trabalhos como freelancer, abdicando de contratos de trabalhos formais, carteira assinada etc. Mas o começo pode ser complicado, uma vez que as referências são o principal chamativo para os clientes lhe darem uma oportunidade.

Crie um bom portfólio e divulgue

Visto que a divulgação do seu trabalho lhe trará clientes, investir em sites com variedade de serviços seria uma das opções para divulgar seu trabalho. Então crie um portfólio atraente, para isso pode até mesmo pegar trabalhos com valores abaixo do padrão do mercado no começo.

Lembre-se, a imagem é a alma do negócio, então ao conseguir realizar os primeiros trabalhos com sucesso, você vai ter resultados para mostrar em seu portfólio e então atrair novos clientes, dos quais poderá cobrar valores maiores posteriormente.

De posse do seu portfólio, o próximo passo é apresentá-lo para os clientes. E é possível fazer isso através das redes sociais, como o Instagram, por exemplo. Ao criar um perfil para apresentar os seus talentos, você pode aproveitar e dar dicas sobre design gráfico, isso vai atrair uma audiência que posteriormente pode contratar seus serviços.

Cadastre-se em plataformas específicas para freelancers

Os freelancers conseguem encontrar diversos sites especializados em fazer o “match” entre clientes e profissionais. Plataformas como Upwork, Workana, Freelance.com, entre outras, são ótimas para encontrar clientes, não só no Brasil, mas no mundo todo.

Embora seja uma boa alternativa, a grande dificuldade de usar estes serviços é também a questão da reputação. No início será difícil conseguir clientes, pois em geral os contratantes preferem freelancers que já tenham experiência e algumas qualificações positivas. Por falar em qualificações, essa deve ser sua principal preocupação no início.

Diante disso, a melhor dica é se candidatar a vagas para projetos pequenos, onde você vai cobrar valores mais baixos que a média do mercado. Assim vai ganhando qualificações para construir um perfil atrativo e chamar a atenção dos clientes. E lembre-se de incluir cada trabalho bem sucedido no seu portfólio.

Estude noções básicas de administração

Ao tentar uma carreira de freelancer, é como se você estivesse tomando conta de uma empresa, mas a empresa no caso é o seu próprio nome. Diante disso, é preciso saber negociar com os clientes, administrar bem a carga de trabalho, seus custos, tais como internet, computadores, hospedagem de site, etc.

Ou seja, você vai precisar ter uma noção ao menos básica de como administrar um negócio. Assim poderá tomar decisões melhores, tanto para seus clientes quanto para si mesmo. Isso é importante para garantir sua carreira de designer gráfico freelancer a longo prazo. Infelizmente muitos cometem o erro de ignorar isso e acabam se queimando e até saindo do mercado precocemente.

Conclusão

Como podemos concluir, um portfolio é essencial para um designer. Em vista dos argumentos apresentados, o portfólio digital será sua marca, mostre apenas os melhores, deixando claro seu foco e organizando os projetos por categorias. Depois basta ter paciência para realizar pequenos projetos até conseguir construir uma reputação. E quando conseguir, cuide do seu nome o máximo que puder, pois será seu principal trunfo para conseguir cada vez mais clientes.

Chief of Design

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