3 diferentes formas de instalar plugins no WordPress

Um guia passo a passo para sobre a instalação de plugins no wordpress para iniciantes

Wordpress plugin

O WordPress realmente é um CMS poderoso. Para você que instalou o WordPress pela primeira vez, a primeira vista parece se tratar de um site comum, e dependendo da versão, o tema tem um aspecto de um simples blog. Entretanto todo este poder é mais perceptível quando incrementamos funcionalidades através de plugins.

Mas o que são plugins no Wodpress? Plugins são extensões que, quando instaladas, oferecem funcionalidades diversas ao WordPress para atender necessidades específicas do projetos. E para prosseguir com passos importantes no futuro, instalar plugins é o mínimo que você precisa saber, caso nunca tenha feito antes.

E como fazer a instalação? É o que veremos a seguir.

Neste artigo você saberá:

Aviso Super Importante!

Se você estiver usando WordPress.com, então você não pode instalar plugins!
Para utilizar plugins, você precisa adquirir uma hospedagem e instalar o Web software WordPress.org.

Pesquisar e instalar plugins via painel do WordPress

Toda a instalação de plugin é um processo simples levando em conta o tamanho dos benefícios. E este tipo de instalação é o mais simples que existe.

O procedimento é o seguinte: após acessar e logar a área administrativa da sua instalação Wodpress, vá até o menu lateral e em seguida vá no item chamado “Plugin” e depois clique em “Adicionar Novo”.

plugins WordPress

Existe um campo de busca para pesquisa de plugins. Este campo fica a direita de um sistema de navegação. Neste sistema é possível você acessar os plugins que são Destaques, os Populares, os Recomendados e os Favoritos. Esses Favoritos são plugins que você “favoritou” no site WordPress.ORG, caso você tenha uma conta cadastrada por lá.

Quando você já sabe o nome do plugin, ou termo (funcionalidade) de um possível plugin que você quer instalar basta ir no campo de pesquisa e digitar o nome. Ele irá fornecer resultados relacionados. Lembrando que o resultado da pesquisa só mostra os plugins que estão no diretório do WordPress.ORG.

Veja na imagem a seguir onde pesquisamos o plugin “SEO Friendly Images”:

pesquisa plugins WordPress

Você pode escolher o plugin que é melhor para você e depois clicar no botão “Instalar agora”.

No nosso exemplo estávamos procurando “SEO Friendly Images”, o primeiro plugin nos resultados da pesquisa. Após o clique o WordPress irá agora fazer o download e instalar o plugin para você. Em seguida, você verá a mensagem de sucesso com um link para ativar o plugin ou para voltar ao instalador.

plugins wordpress instalado com sucesso

Recado Importante!

Um plugin pode ser instalado em seu site, porém não vai funcionar a menos que você ative-o. Então é indicado que você clique no link “Ativar plugin” para que efetivamente ele funcione em seu site WordPress.

Bom… Com isso seu plugin WordPress está instalado. Esperava mais?

Agora vamos ao segundo tipo de instalação.

Instalando plugins WordPress por upload

Você pode estar imaginando:

“Se o método anterior já é bem prático por que então porque o WordPress possui outro método de upload para instalar plugins?”

Simples a resposta: o WordPress possui plugins pagos que não são listados no diretório plugin. Por isso estes plugins não podem ser instalados usando o primeiro método. Daí o WordPress oferece o recurso de instalação via upload.

E como proceder?

Primeiro é necessário ir na área administrativa de instalação de plugins do WordPress. A mesma que usamos para procurar plugins no diretório WordPress. Só que invés de pesquisar um plugins, logicamente, clicaremos em “Fazer upload do plugin” que fica localizado no topo da página. Isso o levará para a página de upload.

upload plugin wordpress

Como este procedimento serve para subir plugins fora do diretório no WordPress, este tutorial considera que você já adquiriu o arquivo do plugin, cuja extensão é .zip, e já efetuou seu download para algum local em sua máquina.

Agora tudo o que você precisa é clicar no botão “Escolher arquivo” e selecione o arquivo de plugin que você baixou anteriormente para o seu computador.

upload plugin wordpress 2

Uma vez instalado, você precisa clicar no link “Ativar Plugin” para começar a usar o plugin, como já demonstrado no tópico anterior.

Instalando plugins manualmente via FTP

Agora vamos para forma que possivelmente seja a de menor uso, e que requer um pouquinho a mais de trabalho, que é a instalação de plugins manualmente via FTP.

É um método muito útil quando, devido à alguma restrição do servidor, que não temos acesso para instalar plugins pelo painel administrativo.

O que é FTP?

O FTP (File Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Arquivos, em tradução livre para o português) é um protocolo que foi criado para realizar a transferência de arquivos entre computadores na internet, possibilitando download e upload. Para transferir arquivos do seu computador para um site, será necessário instalar um programa de FTP. Um dos mais utilizados é o software Filezilla.

Para que você aprenda a usar o Filezilla sugiro conhecer este tutorial.

É importante que você tenha em mãos dados para conectar no site (host, usuário, senha e porta) que são fornecidos pelo servidor de hospedagem.

Prosseguindo. Você terá que possui em seu computador o arquivo zipado do plugin que você deseja instalar. Em seguida você deve extraí-lo. Está extração criará uma nova pasta com o mesmo nome do plugin. Esta é a pasta que você carregará manualmente para o seu site usando um cliente FTP. E neste momento que você deve seguir o tutorial indicado sobre o Filezilla.

Abra o Filezilla, ou outro software FTP de sua preferência e conecte ao seu site usando os dados fornecidos pela sua hospedagem (host, usuário, senha e porta). Caso não possua o dado “porta” deixa em branco.

Uma vez conectado, você precisa acessar o seguinte caminho do tema instalado em seu WordPress “/wp-content/plugins/”. Depois você deve carregar a pasta extraída anteriormente diretamente na pasta “plugins”. Você pode usar o comando “Upload”.

FTP plugin WordPress

Após o upload manual o plugin estará instalado, porém não ativado. Vá até a área de administração do WordPress e clique em “Plugins” no menu de administração. Localize o plugin instalado e clique no link “Ativar Plugin” para começar a usar o plugin.

Dicas bônus

Agora que você já sabe instalar plugins a tentação de sair instalando de todo tipo será grande. Sugiro instalar somente quando o projeto exigir e não tiver outra alternativa.

Existem diversas funcionalidades que estão entre as mais procuradas. Cito alguns exemplos de plugins bastante instalados:

  • W3 Total Cache – Para melhor carregamento de páginas e performance de sites;
  • Yoast SEO – Para otimizar páginas para um melhor rankeamento nos motores de busca;
  • Contact Form 7 – Para construção e gerenciamento de formulários de contato;
  • iThemes Security – Plugin para promover segurança em seu site WordPress;
  • Duplicator – Plugin para mover e transferir um site inteiro de um lugar para outro, ou fazer um back-up de sites WordPress.

Esse são só alguns exemplos em uma infinidade de funcionalidades que plugins WordPress podem proporcionar. Porém fique atento! Verifique toda vez que pesquisar um plugin a compatibilidade com a versão do WordPress instalado, se ele não está há longos meses sem atualização, e o que a comunidade diz sobre ele.

Conclusão e outros detalhes importantes

É perceptível a simplicidade para instalar plugins.

Apesar da certa facilidade para instalação de Plugins WordPress alguns não terminam na instalação em si. Existem plugins avançados que precisam de certas configurações personalizadas. Não é intuito cobrir esta questão neste artigo, pois estas configurações variam para cada plugin.

A grande questão é que você consulte a página do produtor do plugin ou a página no diretório de plugins do WordPress para aprender sobre as devidas configurações e funcionalidades.

Diga agora o que você achou do artigo! Compartilhe com seus amigos que estão iniciando com o WordPress!

Até mais!

Ed Francisco

Olá! Sou o , Colaborador do Blog Chief of Design. Formado em Tecnologia da Produção pela Fatec e Técnico em Produção Digital, Web e Multimídia pelo Senac. Apaixonado por Empreendedorismo Digital e Ciências Cognitivas.

  • Francisco Hemerson

    olá, preciso do plugin do woocomerce para fazer uma loja virtual, mas
    não consigo adicionar nenhum plugin pelo painel wordpress, isso é devido
    alguma restrição de domínio ou de conta? (no momento estou como free,
    queria experimentar a plataforma antes de pagar algum plano)

    • Olá Francisco.

      Depende. Se estiver usando o wordpress.com realmente existem algumas limitações e só com a conta paga para liberar.

      Caso esteja usando o wordpress.org (aquele que instala na sua própria hospedagem) tente subir o plugin diretamente via ftp na pasta plugins( wp-content/ plugins).

      Abraço!