[Infográfico] O que todo Web Designer Precisa Saber – [Parte 01] – Conceitos de Web Design

Saiba os conceitos que um Web Designer precisa ter e consiga um trabalho na área de Web Design

Eae!

Td bele?

Hoje o assunto é sobre o que você precisa para conseguir atuar nesse campo do web design.

Design para web é um segmento muito (mais muito mesmo) multidisciplinar comparado aos outros. Para você conseguir elaborar um projeto eficaz, atraente e coerente você precisa saber muito mais do que apenas manipulação de Softwares.

Então esse artigo eu decidi dividi-lo em duas partes: conceitos e ferramentas.

Nessa primeira parte conversaremos sobre os conceitos mínimos que você necessita caso queira se tornar um bom web designer criador de interfaces eficientes e não apenas mais um micreiro que faz site.

E a segunda parte será sobre os Softwares mais usados e requisitados pelo mercado. Porque por mais conceito e estudo que você tenha, você precisa mostrar o que sabe fazer. E também porque saber usar as ferramentas é essencial para você conseguir seu primeiro emprego na área.

Antes, quero frisar que não irei me aprofundar nos tópicos citados. Esse infográfico, como o nome já diz, é mais informativo do que instrucional.

Mais adiante, em próximos artigos, abordaremos cada tópico com mais detalhes.

Enfim vamos ao infográfico:

Quer uma versão em alta qualidade desse infográfico? Clique então na imagem abaixo:

infografico conceitos de web-design

» Que tal colocar este Infográfico no seu site? (Copie e Cole o código HTML)

O Web designer

É um profissional qualificado que possui competências técnicas para construção de web sites. Como o Web design é uma ramificação do Design, nada impede que o profissional desta área desenvolva também peças para impressão, elabore tipografias, crie animações, retoque fotos, faça fotomontagens, entre outras atividades. Questão de optar ou não.

Campos de atuação

O Web designer pode atuar tanto na criação e desenvolvimento das interfaces quanto no planejamento. É importante que ele esteja envolvido com questões que envolvam o desenvolvimento de briefings, wireframes , arquitetura de informação, experiência do usuário entre outras atividades relacionadas.

Para ter um diferencial no mercado este profissional deve também se preocupar com uma eficiente interação do público com os sites que desenvolve. Por isso é importante saber lidar com análise de métricas, testes, implementação de SEO e atividades ligadas ao marketing digital .

Habilidades Básicas Necessárias

É indispensável que o Web designer deva procura conhecer os fundamentos do Design. É requisito básico. Principalmente conceitos que se aplicam ao um ambiente dinâmico e de frequentes inovações como a internet.

Entre alguns que se destacam: Usabilidade, Experiência do usuário (UX), Performance (Desempenho de páginas), Diagramação para diferentes resoluções e dispositivos, Teoria das cores aplicada a Web, entre outras.

É importante que ele saiba manusear softwares de criação, mas isso não é o mais importante. Lembre-se que softwares são apenas ferramentas. Não se esqueça disso, Galucho!

Padrões WEB , linguagens HTML e CSS e determinam muita da parte funcional do site. Tudo que você planejou com os conceitos de Design depende agora destas linguagens para que seja implementado.

O Web designer precisa conhecê-las o mínimo possível para saber quando um site é ou não acessível, se o código do site permite carregá-lo rápidamente (performance) ou não, como os grids usados para criação no Photoshop se comportarão em diferentes dispositivos, também diferentes navegadores e resoluções de tela, entre outras preocupações.

Qualquer outra funcionalidade ou conhecimento relacionado ao seu campo de atuação poderá ser útil. Desde Marketing, Publicidade, Psicologia, Literatura, Jornalismo, entre outras.

E ainda tem mais!

Além dos conceitos passados aqui, na segunda parte deste artigo falarei sobre ferramentas bastante usadas no dia-a-dia de um Web Designer. Ok?

Então? Você já conhecia estes conceitos básicos? E o que você achou do artigo e do infográfico?

Peço que deixe seu comentário abaixo. Ficarei feliz com sua opinião.

E não se esqueça de compartilhar com algum amigo que esteja começando agora na área

A gente se encontra em breve. Abraços!

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.

  • Markos Pereira

    David parabens pelos ensinos… cara infelizmente na minha cidade não temos faculdade de design e é o que escolhi pra mim entao busco conhecimento na web… quero me especializar no gráfico e no web…. o q vc acha de fazer um custo on Line específico dessas áreas?! Vlw

    • Olá Markos.

      O estudo é sempre bem vindo. Dependendo do curso é válido sim.

      Só tem que ficar ligado no conteúdo do curso.

      Existem cursos de “web designer online”, por exemplo, que só ensinam sobre softwares e , como explico nesse artigo, ser web designer é bem mais do que saber mexer no photoshop.

      E também existem muitos bons livros e conteúdos na web, desde teórico até tutoriais sobre programas gráficos.É só pesquisar :)

      Abrs

  • David já comentei em outras postagens aqui e realmente seu blog é um primor de conteúdo, curti muito o que eu vi e vou vendo e descobrindo nele a medida que fuó seu conteúdo.

    Obrigado por ajudar a acordar um pouco do designer dentro de cada um de nós!

    • Obrigado por comentar. O feedback é muito importante pra mim. E realmente fico muito feliz quando vejo que o esforço que tive pra produzir um conteúdo se tornou algo útil para alguém.

      E sempre que puder comente e compartilhe também para ajudar o blog e outras pessoas também :)

      Até Mais.

      Forte Abraço!

  • Thifany Santos

    Estou cursando, e fazendo outros cursos também. E quero aprender muito mais fora das salas de aula. Adorei o seu post e o seu site, estarei sempre de olho.

    • Olá Thifany.

      Isso mesmo continue assim sempre se atualizando.
      E que ótimo que gostou. Muito obrigado :D

      Abrs.

  • Ademar

    Olá gostei muito do conteúdo, foi muito revelador. Tenho 43 anos e cheguei naquele ponto de mudar de profissão e quero aprender a ser um excelente web designer e trabalhar na área. O que VC acha?

    • Olá Ademar.

      Se você gosta da área, tem feeling e quer trabalhar com isso( não basta só gostar hehe), vá em frente. Ainda mais essa área que dá muito pra estudar por conta, que tem uma comunidade bem ativa e etc.

      Claro que dependendo de onde e como quiser trabalhar terá mais ou menos pedras no caminho ( se vai querer atuar pro conta ou em uma empresa, por exemplo), mas no final acredito que o mais importante será o seu trabalho, empenho e o que você conseguirá produzir.

      Se for bom, independente da idade, com certeza terá grandes oportunidades :)

      Abrs,

  • Isaac Moraes

    Muito bom, gostei muito das informações, estou iniciando os estudos na área. Valeu.

    • Vlw Isaac.

      Obrigado pelo prestígio!

      Abrs!

  • Jean Felipe

    Muito obrigado pelas informações David, me matriculei no senac segunda feira no curso de web designer. Vou estudar em casa também, ler livros cair pra dentro. =)]

    • Olá Jean.

      Daora! Faz muito bem! Continue assim! :D

      Estudar é sempre bom, em casa ou em curso presencial, ainda mais no SENAC que é uma ótima instituição de ensino.

      Muito obrigado pelo comentário.

      Sucesso!

      Abrs! :)

  • David Galisteo

    Muito bom conteúdo e muito bons infográficos! Conhece a nova plataforma para criar infográficos e apresentações que saiu recentemente? Chama- se Genial.ly Qual é a sua opinião?

  • Felipe Botero

    David gostei muito das dicas, estou explorando bastante o conteúdo afim de dar vida a um projeto pessoal, quero ser o autor e pai do projeto…então mãos a obra para aprender mais e mais.

    • Olá Felipe!

      Massa! Desejo sucesso no seu projeto! :D

      Obrigado pelo comentário!

      Abraço!