13 dicas para melhorar o conteúdo visual das suas redes sociais

Melhore o conteúdo visual das suas redes sociais com essas 13 dicas

Esse é um conteúdo para você que cria imagens e vídeos para as redes sociais e sabe que  o conteúdo visual é o decisor do like, do engajamento e até pela conquista de novos seguidores. 

Assim como insetos são atraídos pela luz durante a noite, nós humanos somos atraídos pelas imagens nas redes sociais. 

Geralmente, são as imagens que chamam atenção e atraem público para os conteúdos em textos. Por isso, mesmo que você não seja um profissional da área, vale dar uma atenção especial na hora de criar o design visual do seu conteúdo. 

O que é conteúdo visual nas redes sociais?

Conteúdo visual em mídias sociais é conteúdo baseado em imagens postadas em plataformas de mídia social .

Não é para dizer o óbvio, mas conteúdo visual é conteúdo com um elemento visual. Não é apenas baseado em texto. 

Por exemplo, um Tweet clássico de 280 caracteres não é visual, mas um Tweet com uma foto anexada é.

Existem alguns tipos diferentes de conteúdo visual que os profissionais de marketing digital usam.

Imagens

Você encontrará imagens estáticas em praticamente todas as plataformas de mídia social. Elas são a forma mais comum de conteúdo de mídia visual.

Sério, dizer “imagens” como um tipo de conteúdo é meio trapaça. Todo tipo de conteúdo visual é imagem de alguma forma. Vídeos, por exemplo, são simplesmente uma série de imagens estáticas mostradas rapidamente.

Vídeos

O conteúdo de vídeo nas mídias sociais subiu na classificação de conteúdo popular porque é altamente envolvente. Agora, a maioria das estratégias de marketing de conteúdo inclui vídeo em alguma capacidade. Esse conteúdo pode parecer clips de vídeo de formato curto, gifs ou narrativas de formato longo.

Infográficos

Infográficos são uma mistura de gráficos ou ilustrações e textos. Sua intenção é explicar informações de forma visual.

Infográficos são ótimos para apresentar dados complexos ou mostrar como fazer algo.

Memes

Quem não ama um bom meme? Memes são imagens ou vídeos populares que são engraçados, fáceis de entender e facilmente compartilhados. 

Eles podem fazer referência à cultura pop ou fazer comentários sociais. Todos esses fatores contribuem para a natureza viral de um meme.

https://www.instagram.com/p/C_JTuiCBpM3

GIFs

GIF significa Graphics Interchange Format. GIFs são videoclipes curtos e sem som que se repetem infinitamente.

Elas são frequentemente usadas para transmitir reações ou destacar um momento.

Por que o conteúdo visual é importante nas mídias sociais?

Basta passar algum tempo nas redes sociais e você verá que o conteúdo visual é mais envolvente do que o conteúdo baseado em texto.

O LinkedIn relata que o vídeo gera 5x mais engajamento do que qualquer outro tipo de conteúdo. A transmissão ao vivo, notavelmente, gera 24x mais engajamento.

Os gastos com anúncios em vídeo digital somaram quase 176,63 bilhões de dólares em 2023. E 90% dos profissionais de marketing relatam um bom ROI do marketing de vídeo . Além disso, de todas as plataformas sociais que existem, as pessoas passam mais tempo no YouTube.

Então não é nenhuma surpresa que 69% dos profissionais de marketing B2B digam que investem em marketing de conteúdo de vídeo em 2024. 

Não abandone as imagens estáticas também. Elas podem exigir menos esforço para serem produzidas e 70% dos profissionais de marketing em geral acreditam que o conteúdo de mídia visual gera melhores resultados comerciais.

Qualquer um pode tirar uma foto e enviá-la para a internet, e também não  é preciso ser um verdadeiro artista para criar gráficos envolventes para mídias sociais . 

Estas são algumas técnicas testadas e aprovadas que você pode usar para melhorar seu conteúdo visual. 

1. Escolha miniaturas atraentes para vídeos

Ao publicar  vídeos nas redes sociais, a miniatura (ou a “imagem de capa” que a plataforma usará para exibir seu conteúdo) frequentemente será automaticamente o primeiro quadro do vídeo. Mas o primeiro quadro do seu vídeo pode não ser a melhor imagem.

Escolha manualmente uma miniatura ao postar vídeos qualquer que seja a rede social escolhida e selecione uma imagem que você acha que seja mais atraente visualmente ou que comunique mais informações.

Você sai na frente se  criar uma miniatura para o vídeo que está postando. Dessa forma, você pode controlar o tipo de informação que seu público verá e trabalhar junto com  o algoritmo.

O algoritmo do YouTube , por exemplo, não se importa realmente com a aparência da sua miniatura, mas rastreia a quantidade de pessoas que clicam nela. Então, fazer com que sua miniatura seja digna de clique é, na verdade, uma maneira de você ser mais atraente para o algoritmo.

2. Estabeleça uma paleta de cores para sua marca

Decidir (e manter) uma certa paleta de cores ou clima para sua marca não apenas deixa seu feed bonito: também significa que suas postagens são instantaneamente reconhecidas por seus seguidores.

Incorpore conteúdo visual ao seu guia de estilo de mídia social e estabeleça um conteúdo visual reconhecível e atraente desde o início.

Leia também: https://chiefofdesign.com.br/5-erros-que-voce-pode-estar-cometendo-ao-criar-uma-paleta-de-cores/

3. Incorpore texto ao seu conteúdo visual

Mesmo que você trabalhe em uma indústria baseada principalmente em texto, você ainda pode usar conteúdo visual em marketing. Uma solução alternativa é usar uma imagem atraente com texto sobreposto.

Você pode usar a estratégia digital da indústria do livro. O objetivo principal é mostrar uma história baseada em texto, mas editores e autores usaram meios visuais para promover a dita história.

Basta pesquisar o fenômeno do TikTok BookTok. O BookTok promove livros de todos os tipos, e os criadores de conteúdo geralmente têm texto sobreposto aos seus vídeos.

4.Cuidado com a quantidade de  texto

Embora o texto possa ser uma ótima ferramenta para comunicar informações, ele não é fácil para os olhos. Menos é mais quando se trata de adicionar texto ao seu conteúdo visual.

Sabe a expressão: “fale ao motorista somente o indispensável”? Use nas suas imagens somente a quantidade de texto necessária. 

Leia também: https://chiefofdesign.com.br/tipografia/

5. Use imagens e vídeos de alta qualidade

Conteúdo visual é, antes de tudo, visualmente envolvente. Você vai querer ter certeza de que não está postando infográficos borrados ou fotos fora de foco

Fotos e vídeos de alta qualidade são agradáveis de se ver e também ajudam a mostrar sua marca. Marcas de beleza geralmente postam vídeos de alta qualidade e bem iluminados para mostrar como seus produtos parecem na vida real.

6. Respeite os direitos autorais da imagem

Conseguir imagens boas nem sempre é fácil, especialmente quando se trata de direitos autorais. Mas é importante, especialmente porque há consequências sérias para o uso indevido .

Leia todas as letras miúdas ao usar fotos de bancos de imagens. Se algo não estiver claro, pergunte ao proprietário da imagem ou ao site para obter mais detalhes.

O mesmo vale para licenciamento e contratação. Ao elaborar contratos com artistas, deve ficar claro onde você pretende usar a criação, quem detém os direitos sobre ela e todas essas coisas boas.

Quando for necessário (o que acontece com frequência), certifique-se de dar crédito a quem merece. Como se você planeja postar ou compartilhar conteúdo gerado pelo usuário .

O Instagram oficial do Instagram geralmente publica conteúdo gerado pelo usuário, com o autor original sendo creditado na legenda.

7. Adicione seu logotipo (quando for o caso)

Se você planeja compartilhar seus recursos visuais, pode ser uma boa ideia incluir um logotipo.

O Pinterest é um exemplo perfeito. Qualquer coisa pinada tem o potencial de ser refinada e, sem um logotipo, pode ser fácil esquecer de onde veio.

Uma boa marca é perceptível, mas não intrusiva. Normalmente, isso significa colocar um pequeno logotipo em um canto ou no quadro externo do visual. Se a cor do seu logotipo tornar o visual muito carregado, opte por uma versão em tons de cinza ou neutra.

Se abusar do tamanho da logo ou tornar um destaque muito maior que o necessário, seu conteúdo pode ficar parecendo um panfleto e não é isso que queremos. 

8. Incluir descrições de texto alternativo

Ao produzir criativos para as redes  sociais, torna-os acessíveis para o máximo de pessoas e contextos possível. 

Conteúdo acessível permite que você alcance um público amplo e possivelmente supere concorrentes não inclusivos no processo.

Mais importante ainda, ele ajuda você a ganhar respeito e lealdade de seus seguidores.

Conteúdo visual acessível nas mídias sociais pode incluir:

  • Descrições de alt-text. O alt-text permite que pessoas com deficiência visual compreendam melhor as imagens. O Facebook, o Twitter, o LinkedIn e o Instagram agora fornecem campos para descrições de imagens de alt-text. 
  • Legendas. Todos os vídeos sociais devem incluir legendas. Elas não são apenas cruciais para espectadores com deficiência auditiva, mas também ajudam em ambientes sem som. Estudantes de idiomas também se beneficiam das legendas.
  • Transcrições descritivas. Diferentemente das legendas, essas transcrições descrevem as visões e sons importantes que não são falados ou óbvios. Áudio descritivo e vídeo descrito ao vivo são outras opções.

9. Dimensione as imagens de acordo com as especificações

Um dos maiores crimes que você pode cometer ao compartilhar imagens nas redes sociais é usar o tamanho errado.

Assim como em um site WordPress, as imagens precisam ter as dimensões corretas para aparecerem corretamente nos feeds.

conteúdo visual

Imagens com proporção errada ou baixa resolução podem ser esticadas, cortadas e comprimidas fora de proporção, o que pode refletir negativamente na sua marca.

Cada plataforma tem suas próprias especificações, e você deve adaptar seu conteúdo de acordo. 

Sempre busque a mais alta qualidade de imagem. Isso inclui pixels e resolução.

E não ignore a proporção da tela. Algumas plataformas cortam automaticamente as prévias de imagem com base na proporção da tela. 

Se a sua for diferente, você pode acabar com um corte infeliz ou com informações importantes deixadas de fora.

Leia também: https://chiefofdesign.com.br/design-para-redes-sociais-o-que-e-social-media-design/

10. Comece os vídeos com uma headline

Ao fazer Instagram Reels, TikToks e até mesmo conteúdo de vídeo para Facebook, Linkedin e YouTube, concentre-se nos primeiros segundos. Se eles forem envolventes e divertidos, você impedirá que as pessoas rolem para a frente.

Como  exemplo de como começar um conteúdo visual com uma headline, observe os criadores de conteúdo culinário; eles apresentam uma imagem do prato pronto e  então você ficará para aprender a receita inteira.

Você tem 3 segundos para prender a atenção do público, então utilize a primeira frase e primeira imagem com sabedoria. 

11. Preste atenção às tendências

É importante se manter atualizado sobre o que é tendência em todas as plataformas. Isso não ajuda apenas você a manter contato com seu público; as tendências são uma ótima fonte de inspiração se você perceber que sua criatividade está acabando.

As tendências não são apenas visuais, é claro, mas algumas delas têm um elemento visual que é instantaneamente reconhecível.

Você pode estudar formas de adaptar uma tendência para seu nicho, pegando um ou mais elementos e trazendo para seu contexto. 

12. Aproveite as ferramentas e recursos gratuitos

Quase sempre é melhor contratar um fotógrafo ou designer gráfico para criar conteúdo personalizado para sua marca.

Mas se seu orçamento estiver apertado ou você precisar de algumas ferramentas extras, há inúmeros recursos disponíveis, e muitos deles têm o melhor preço de todos: grátis!

Hoje existem diversos editores de imagens e vídeos que disponibilizam recursos gratuitos que certamente irão ajudar na produção do seu conteúdo. 

Adapte e customize layouts prontos para sua marca, aproveite esse recurso. 

13. Programe seu conteúdo visual

Você pode criar o conteúdo visual mais envolvente, instigante e compartilhável do universo… mas se as pessoas não o virem, não fará diferença.

Devido ao grande volume de usuários de mídia social, você sempre terá pelo menos alguns espectadores em sua postagem. No entanto, você pode aumentar muito suas chances de seu conteúdo decolar postando quando seu público-alvo estiver realmente usando a plataforma.

Faça testes e descubra os horários que sua audiência está usando as redes sociais, agende a publicação dos seus conteúdos para esses horários. 

Com essas dicas você vai melhorar e muito a qualidade dos seus conteúdos e suas imagens e vídeos irão chamar mais atenção. 

Coloque em prática agora mesmo e conta pra gente os resultados. 

sandraperes

Criadora de conteúdo digital Conto umas histórias na internet e faço cookies 🍪 Marketing de Conteúdo - SEO - Doces - TDAH e Memes

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