Design responsivo: como criar sites que funcionam em qualquer dispositivo?

Descubra como criar sites responsivos que oferecem uma experiência de usuário perfeita em qualquer dispositivo.

Vamos ser sinceros: finalizar o desenvolvimento de um bom site é como terminar uma obra-prima, né? Ter as funcionalidades e abas que levam aos principais tópicos do cliente, como se adivinhasse as dúvidas e dores de quem acessa. Principalmente se for um site com design responsivo, facilitando para quem se conecta ao celular, tablet ou notebook. Ou você não pensa nisso? 

Antes de tudo, o que é, exatamente, o design responsivo? De modo muito simplista, trata-se de adaptar as páginas do seu site ao tamanho da tela de qualquer tipo de dispositivo que as pessoas usem para acessá-lo. Isso significa preservar não apenas a aparência ou layout, mas sobretudo fazer com que todas as suas funcionalidades realmente funcionem. 

Quer um exemplo? O blog de um prestador de serviços de marketing digital que tenha um formulário de contato. Esse campo deve ser de fácil e rápido preenchimento seja do smartphone ou computador. Sendo assim, um ambiente responsivo é algo obrigatório quando se trata de design de sites. E aí, como fazer isso? Mais ainda, como fazer com que o meu site seja realmente responsivo? 

Por que um design responsivo importa? 

Levante, rapidinho, os olhos da tela e observe quantas pessoas à sua volta estão usando o celular. Vá mais adiante e tente saber o que elas estão acessando. Você vai ver que, além daquela espiadinha nas redes, muitas navegam por sites diversos, desde notícias até comprar os itens de promoção naquele site de e-commerce

A partir dessa simples observação, dá pra saber o quanto é importante pensar em um site responsivo durante o desenvolvimento web. Mas, se você ainda precisa de estatísticas, a gente tem! Só para ilustrar, das mais de 149 milhões de pessoas usuárias de internet no Brasil, 92 milhões usam o celular, segundo pesquisa da TIC Domicílios. Isso corresponde a 62% delas. 

Sendo assim, com uso crescente dos dispositivos móveis, não deixar seu site amigável é perder visitantes em potencial e, consequentemente, dinheiro. Além disso, os próprios motores de busca os priorizam nos resultados de pesquisa. Na prática, ao pensar e criar design de sites atraentes, você ganha:

  • aumento no tráfego orgânico do seu site
  • melhora a posição no ranqueamento dos motores de busca
  • dá aquele impulsionamento na sua estratégia de SEO
  • otimiza a experiência do usuário
  • aumenta a velocidade da página
  • reduz a taxa de conversão
  • converte visitantes em clientes

Ah, e tem outro ponto! Você pode ter a melhor estratégia de marketing, mas o boca a boca está entre as mais efetivas. O mesmo funciona para as recomendações do seu site. Dito de outra maneira, se a pessoa tem uma boa experiência por meio do smartphone, certamente vai compartilhar o link com quem conhece. 

Mas, do contrário, se acessar seu site e tiver qualquer dificuldade, seja velocidade de carregamento ou elemento que não consegue clicar, uma coisa é certa: provavelmente, nunca mais volte a buscá-lo. Menos ainda, indicá-lo para alguém. 

As vantagens de ter um site responsivo 

Um dos principais objetivos de criar um design de site amigável para diferentes dispositivos é melhorar a experiência do usuário. Afinal, sem gente acessando, de nada adianta qualquer estratégia de SEO, conteúdo e layout. Mas, existem vantagens adicionais em criar um site já responsivo ou transformar o seu que existe. Por exemplo: 

  • Melhorar o SEO porque o URL e o HTML é o mesmo para qualquer dispositivo. Assim, dá para gerenciar e indexar seu conteúdo com maior facilidade. Inclusive por atender ao Mobile First Index do Google, que passou a valer em 2018
  • Você trabalha em um design só, em vez de pensar em um ambiente próprio para cada dispositivo. Até porque há diferenças entre site mobile e site responsivo, uma vez que o primeiro é justamente aquele que cria para atender aos dispositivos móveis 
  • Fica mais fácil gerenciar o site, inclusive as atualizações
  • Os custos operacionais de um site responsivo são menores

E aí, já conseguimos te convencer? Então, é hora de passar para o próximo passo: o que um site com design responsivo deve ter? Mais ainda, como criar um?

Como criar um site responsivo? 

Inicialmente, é preciso pensar em três elementos fundamentais para um site amigável para design móvel. O primeiro deles é ter um layout fluido que se adapte aos diferentes tamanhos de tela. Em seguida, as imagens flexíveis também são adaptáveis em termos de cor e mesmo resolução. Por fim, pensar nos media queries, ou seja, ajustar a renderização do conteúdo. 

Bom, pensar na criação de um site responsivo pode parecer uma tarefa de outro mundo, mas não é. Isso vale tanto para o desenvolvimento de um design do zero até converter o site que já existe em um ambiente amigável. Basta seguir algumas recomendações básicas: 

  1. Priorize o Mobile: comece o desenvolvimento do site pensando primeiro nos dispositivos móveis, pois otimizar para telas menores é mais desafiador.
  2. Conversão para Mobile: se você já tem um site funcional para desktops, converta-o para mobile. Isso pode ser feito através de um serviço online ou usando plugins CMS.
  3. Tema responsivo: utilize um tema responsivo que automaticamente tornará seu site amigável para dispositivos móveis, mantendo a consistência do conteúdo com a versão desktop.
  4. Evite flash: o flash pode levar a uma resposta mais lenta da página e afetar negativamente o SEO. Além disso, Android e iOS não suportam o recurso.
  5. Velocidade do site: de modo geral, a velocidade do site é influenciada tanto pela qualidade do servidor e da hospedagem. Portanto, opte por um servidor rápido e confiável e limite o número de conteúdos que precisam de um plugin adicional para rodar.
  6. Aparência do Site: a aparência do site é crucial para reter os usuários nos primeiros 15 segundos. Portanto, desligue o corretor automático do formulário de login, use botões e fontes grandes e otimize seus pop ups para mobile.
  7. AMP (Accelerated Mobile Pages): o AMP é um projeto do Google que aumenta a velocidade de carregamento dos sites em dispositivos móveis. Ele tem sido amplamente usado por diversas empresas de grande relevância no mundo.

Ademais, no design responsivo, a tipografia é fundamental, ou seja, usar fontes adaptáveis para garantir a legibilidade em diferentes dispositivos. Ainda, pense sempre no que chamamos de método de input, considerando tanto o toque quanto o uso do mouse. Por fim, tente incluir um Call to Action (CTA) visível e acessível para encorajar o usuário a navegar pelo site. 

Essa ferramenta é ótima para observar o comportamento e atenção da pessoa que acessa seu ambiente. Viu só como não tem nenhum bicho de sete cabeças em desenvolver um site com design responsivo? Na dúvida, opte por um serviço de hospedagem que já trate disso tudo para você! 

Chief of Design

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