Faculdade de Design: Conheça as melhores faculdades para Designers no Brasil

Conheça sobre os diferentes cursos de design e as melhores faculdades para estudar essa área.

Foto ilustrativa: Designer mulher trabalhando em frente ao computador

E ae, td bele?

Você precisa encontrar faculdade de design? Se você chegou até aqui é porque está pensando em cursar design, e para te ajudar nessa decisão nós vamos listar as melhores faculdades de design para você ter uma boa graduação e ser capaz de inserir no mercado de trabalho!

Já que estamos falando de cursos superiores, assim como qualquer outro curso desse nível, o curso de design exige um trabalho de conclusão de curso obrigatório. Isso é, ao concluir o curso, você precisa desenvolver um produto nos modelos exigidos pelo mercado.

Isso como requisito de uma matéria da faculdade para mostrar que você está qualificado para atuar na área, trata-se de um trabalho tão complexo que muitas vezes é comum comprar trabalho acadêmico ou oferecer a venda desse tipo de serviço.

O trabalho de conclusão de curso pode ser individual ou em grupo. E é importante ficar atento a alguns detalhes, como por exemplo a formatação, se o tema é pertinente, se as referências estão corretas, entre outros detalhes. Por isso é importante não deixar o trabalho de conclusão de curso para a última hora. Trata-se de um trabalho extenso, que exige muita dedicação. 

Faculdade de design: Para quem é o curso de design?

Antes de começarmos a falar sobre as faculdades em si, vamos falar um pouco sobre o curso de design. O curso de design é para aqueles profissionais que gostam de ser criativos. O designer desenvolve peças gráficas e materiais, geralmente com funcionalidade, estrutura e estética, além de se preocupar também com a forma. 

O design está muito atrelado, hoje em dia, à publicidade e propaganda. Mas não só a isso. O design pode atuar em áreas diversas, desde criação de empresas até criação de logo, ou até mesmo design de games, design para redes sociais ou design de interiores, por exemplo. 

Um curso em design tem uma duração média de 4 anos, mas também existem cursos que não fazem parte do nível superior, como por exemplo, o curso tecnológico em design.

Para falar das melhores faculdades de design, vamos dividir em quatro tópicos: faculdades de design gráfico, web design, de design de jogos e de design de interiores.

Faculdade de design: Melhores faculdades no Brasil

Antes de saber qual a melhor faculdade de design, é importante saber mais sobre esta área. 

O principal trabalho do profissional que trabalha nesta área é criar projetos de comunicação visual. Ou seja, faz o desenho de logotipos, embalagens, produtos e muito mais. É um profissional que formata material visual. Entre estes materiais visuais, podemos relatar sites, páginas de internet, outdoor e muito mais.

O profissional desta área deve ser uma pessoa criativa, ser bom em criação e desenhos e ter interesse por artes e tecnologia.

Mas afinal, quais são as melhores instituições de design gráfico?

É possível avaliar um curso tanto pelo critério de avaliação do mercado ou de qualidade de ensino. Por isso, como precisamos escolher um critério, vamos listar os melhores cursos de acordo com a qualidade de ensino.

Em primeiro lugar para a faculdade de design, temos a universidade de São Paulo. Já reconhecida por ter uma ótima qualidade de ensino e nas mais diversas áreas. Em segundo lugar no ranking consultado, temos a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E em terceiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Este é o atual pódio de melhores universidades para estudar design.

Essas 3 faculdades citadas são públicas, mas existem alternativas também para quem procura uma universidade privada, como por exemplo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo ou a Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Essas são as melhores opções em qualidade de ensino para cursos de design, mas vale mencionar que o Mackenzie, por exemplo, também é a primeira opção no quesito de avaliação do mercado, embora em nível de qualidade de ensino, fique atrás da USP. 

No limite, são todos cursos de ponta. E cabe a você, estudante, consultar previamente a grade curricular para escolher, então, qual curso você tem mais afinidade com as matérias.

Melhores faculdades de web design

O web design é como uma extensão do design gráfico, o profissional desta área faz o desenvolvimento, manutenção, planejamento de sites e diversas aplicações na internet. 

A principal característica do profissional que deseja trabalhar nesta área é gostar de tecnologia, sites e principalmente internet. Ainda, deve ser uma pessoa bem criativa, que goste de desenhos e tenha uma boa visão estética.

Agora, podemos relatar para você que não existe faculdade para web design, afinal esta é uma extensão da área de design gráfico. Você pode fazer a faculdade de design gráfico e posteriormente se especializar nesta área. 

Você pode encontrar cursos onlines, presenciais e técnicos. Isso é bom, pois indica que você não precisa de um título ou certificado para começar a trabalhar na área de web design. Neste mercado, o que mais importa são os seus resultados e trabalhos realizados durante a sua trajetória. 

Entre os melhores cursos de web design, podemos citar a Universidade WebFlow, BYOL, Mestres da Frontend, Open HPI e Chief of Design. Entre estes cursos você pode encontrar tanto conteúdos gratuitos, como pagos.

No Chief of Design, o treinamento mais indicado para quem deseja ingressar nesta área é o Web Designer Pro. Este é completo e essencial para você que deseja se tornar um profissional de sucesso. 

Além disso, no youtube você também encontra diversos conteúdos e treinamentos gratuitos nesta área de web design, que são oferecidos pelo Chief of Design.

Melhores faculdades de design de interiores

O curso de design de interiores é voltado tanto para quem gosta de decoração, quanto para quem gosta de arquitetura e engenharia.

Neste caso, o curso em nível tecnológico é mais focado na área de decoração, e o curso de nível superior é onde o estudante aprende matérias mais próximas do ramo da arquitetura.

Em faculdade de design de interiores, as melhores opções são, primeiro, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, já citado como uma das melhores opções do curso de design tradicional, depois, a Universidade do Estado de Minas Gerais e, em terceiro lugar, a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Apesar de não ser o nosso foco, também vamos indicar as melhores opções do curso tecnológico de design de interiores, para quem não conhece e gostaria de saber mais sobre: os melhores cursos em nível tecnológico se encontram nas ETECs. do Centro Paula Souza e no Senac.

Foto Ilustrativa: Um Designer homem e uma Designer mulher trabalhando em uma mesa.

Melhores faculdades de design de jogos

Design de jogos é uma área nova, mas que vem crescendo bastante nos últimos anos. Assim como no curso de design de interiores, também tem boas opções de curso em nível tecnológico, mas como é um setor que está movimentando bastante dinheiro globalmente, surgem boas opções de curso superior para quem deseja atuar nessa área.

No Brasil, as atuais melhores faculdades de design de jogos se encontram na Anhembi Morumbi e na Univali. Como é uma área em expansão, ainda não possui muitas faculdades que oferecem este curso, mas com certeza é algo que virá em um futuro próximo.

Como conseguir desconto na mensalidade da faculdade de design?

Caso você queira entrar em uma faculdade de design particular, você sabe que as mensalidades pesam no bolso. Para te ajudar nisso, e conseguir um descontão na mensalidade, eu quero te apresentar o Quero Bolsa.

O Quero Bolsa (www.querobolsa.com.br) é um site de comparação de faculdades onde é possível encontrar informações sobre cursos, instituições de ensino, comparar preços e ainda conseguir bolsas de estudo para mais de 1000 faculdades parceiras.

O site é administrado pela Quero Educação, startup especializada em marketing educacional, que oferece ao mercado soluções para que universidades maximizem seus resultados e estudantes encontrem as melhores opções de estudos.

A empresa foi criada em 2010 por um grupo de engenheiros focados em ampliar o acesso à educação e enriquecer  a estratégia das faculdades por meio de análises econométricas baseadas em dados exclusivos. Entre seus investidores estão alguns dos maiores nomes da internet brasileira, como Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, e Julio Vasconcellos, fundador do Peixe Urbano.

O serviço já beneficia milhares de estudantes, que conseguem se inscrever e fazer a pré-matricula online para garantir descontos de até 75%  até o final do curso.

Já as instituições parceiras divulgam as vagas no site e ainda contam com toda a experiência da Quero Educação para otimizar sua estratégia de captação de estudantes, ocupando suas vagas ociosas e aumentando a rentabilidade de seu negócio.

Como consigo um desconto no Quero Bolsa?

O processo é muito simples. É só seguir o passo a passo:

  1. Acessar o site do Quero Bolsa;
  2. Pesquisa pelo curso que deseja ou pela faculdade de sua preferência;
  3. Escolha uma bolsa disponível na instituição parceira que se enquadre em seus objetivos e orçamento;
  4. Adquira a pré-matrícula e pronto.

Depois basta pagar a taxa de matrícula e apresentar na sua faculdade o comprovante. Dependendo do caso você apresentará no ato da matrícula, na hora do vestibular ou rematrícula. E feito! Simples assim. Você terá o desconto até o final do curso.

Já to na faculdade posso participar?

Depende da sua Facu. Tem algumas que aceitam outras não. Verifique junto a instituição se é possível.

Tem cursos de pós-graduação?

Sim. Também tem cursos de pós com desconto. Basta dar uma pesquisada lá no Quero Bolsa.

Quais os pré-requisitos do Quero Bolsa?

Nenhum! Basta você acessar o site e seguir os passos do tópico anterior.
E diferente de outros programas onde você paga uma taxa todo semestre, precisa ir em reuniões, etc.  O bom do Quero Bolsa  é que não tem nada disso. Tudo é online e depois você trata diretamente com a sua faculdade.

Essa é umas das principais questões que tornam o Quero Bolsa bom: ele é simples, rápido e sem burocracia.

Vale a pena fazer o Quero Bolsa? O Quero Bolsa é bom de verdade?

Sim,  efetivamente vale a apena. Você pode conseguir um bom desconto sem praticamente esforço nenhum. O valor da taxa de inscrição não é alto e tudo é feito online.

Eu utilizei quando fiz faculdade. Recebi desconto durante os dois anos de curso. Na época o desconto foi muito importante, pois logo depois de ter me matriculado na faculdade eu fui demitido da empresa onde atuava.

O desconto do Quero Bolsa me ajudou a ingressar no curso com mais tranquilidade, já que só fui consegui o emprego que eu realmente queria  6 meses depois.

Nunca tive problemas durante o período acadêmico. O desconto vinha direto no boleto. Até por isso aceitei criar um post sobre o programa. Eu não falaria aqui de algo que não tivesse confiança e/ou testado.

E com certeza quando for fazer uma pós, verificarei se tem o meu curso e/ou instituição no Quero Bolsa.

Portanto, se você acredita que agora é o momento para ingressar em um curso superior, antes de qualquer coisa,  indico que dê uma olhada no Quero Bolsa e veja se é viável para você utilizar desse benefício, bele? 

Forte abraço.

Até Mais.

Chief of Design

Um canal de conteúdos sobre Web Design, Front-End, Design, Comunicação e Criatividade em geral. Acesse, curta e compartilhe nossos conteúdos!! Por que Qualquer Um Acha Que Pode Dar Pitacos, Né ???