O que é Persona, Proto-persona, Público-alvo e Avatar? Como usá-los em UX?

As representações do público consumidor usadas para orientar a estratégia de marketing e comunicação de produtos e empresas

O que é persona?

Eae? Tudo bele?

Persona, Proto-Persona, Público-alvo e Avatar: Quem são esses caras?

Você já deve ter ouvido falar deles em algum momento, principalmente se trabalha na área de Design, Publicidade ou de Marketing. Mas afinal, quem são esses sujeitos e por que eles são tão importantes no processo de um projeto de design?

Eles são conceitos fundamentais para quem quer criar interfaces de usuário incríveis, campanhas publicitárias efetivas e produtos que atendam às necessidades dos usuários. Neste artigo, além de apresenta-los, vou explicar a importância deles para área de UX Design.

Então, se você quer saber mais sobre cada um deles, continue lendo este artigo. Mas atenção: aqui não tem espaço para preconceito ou discriminação! Todos são bem-vindos, independente de serem humanos ou… bem, avatares (hehe).

O que é Persona?

Uma persona é a representação fictícia de um cliente ideal, com base em pesquisas (de mercado, benchmarking, com clientes, etc) e dados reais sobre os clientes reais. Ela inclui informações como idade, gênero, interesses, comportamentos, objetivos e desafios. A persona reúne padrões de comportamentos, objetivos, motivações, preferências, necessidades, problemas e frustrações do usuário.

A persona ajuda a humanizar o público-alvo, permitindo que a empresa se comunique de forma mais eficaz com seus clientes.

Quando usar Persona?

A persona é uma ferramenta importante para qualquer empresa que queira entender melhor seus clientes e criar produtos e serviços mais direcionados. As personas são especialmente úteis na área de UX Design, onde ajudam a orientar as decisões de design e a garantir que as necessidades do usuário sejam atendidas.

Importância da Persona para a área de UX Design

Ao criar uma persona, a equipe de UX pode entender melhor quem são seus usuários e como eles usam um produto ou serviço. Isso ajuda a garantir que o design seja orientado para as necessidades dos usuários, tornando o produto mais fácil e intuitivo de usar. Além disso, as personas ajudam a criar empatia com o usuário, o que é essencial para projetar produtos que atendam às suas necessidades e expectativas.

O objetivo da Persona é disponibilizar um documento com os dados que passa um entendimento sobre o usuário de um determinado produto ou serviço. E a partir da interpretação desses dados propor soluções de design de um melhor serviço ou produto, onde a concepção do produto se dá a partir do conhecimento do perfil de seu cliente.

Exemplo fictício de uma Persona

Suponha que você trabalhe em uma empresa de e-commerce que vende roupas para mulheres jovens. Você coletou dados sobre seus clientes e descobriu que a maioria deles tem entre 18 e 25 anos, estão na universidade e gostam de seguir as últimas tendências da moda. Com base nesses dados, você pode criar uma persona fictícia chamada Maria dos Santos:

BiografiaMaria é uma estudante universitária de 22 anos interessada em moda, música e viagens. Ela gosta de pesquisar na internet e nas redes sociais para encontrar inspirações de moda, prefere fazer compras online para economizar tempo e evitar multidões.
DesejosSe manter atualizada com as últimas tendências da moda, encontrar roupas que caibam em seu orçamento de estudante.
DoresTempo limitado para fazer compras, orçamento
limitado.
Dados sobre Persona de Maria dos Santos

Com essa persona de Maria, uma equipe de UX Design pode entender melhor quem são seus clientes e criar um design mais direcionado para atender às necessidades dela e de outros clientes semelhantes.

O que é Proto-Persona?

Às vezes pode surgir o termo Proto-Persona que algumas pessoas se confundem com a Persona.

Como já falamos no artigo a Persona é baseado a partir de dados d Pesquisa. Já a Proto-Persona nasce de um esboço do que pode vir a ser a Persona um dia.

Ele não é um documento fidedigno sobre o usuário, ele é um esboço, mais o rascunho, um ponto de partida como se fosse uma Persona Inicial onde a equipe de trabalho tem um direcionamento mínimo já que ainda não existe uma pesquisa.

Portanto a Proto-persona é uma representação preliminar de um cliente ideal, baseada em suposições e hipóteses feitas pela empresa antes de realizar pesquisas reais sobre os clientes. É uma forma rápida e barata de começar a entender seu público-alvo antes de fazer investimentos significativos em pesquisa e análise de dados.

Quando usar Proto-Persona?

A Proto-persona é uma ferramenta útil para empresas que ainda não têm muitos dados sobre seus clientes ou para aquelas que precisam de uma representação inicial do público-alvo antes de investir em pesquisas mais aprofundadas. Ela pode ser usada como ponto de partida para a criação de personas mais detalhadas.

Importância da Proto-Persona para a área de UX Design

A Proto-persona é uma ferramenta importante para a área de UX, pois ela ajuda a equipe a gerar suposições sobre o público-alvo e a criar uma base para as decisões de design. A partir da Proto-persona, é possível criar hipóteses sobre as necessidades, desafios e comportamentos do usuário, e assim, criar soluções que atendam a essas necessidades.

No entanto, é importante lembrar que a Proto-persona é apenas uma representação preliminar do público-alvo, e que ela precisa ser validada com pesquisas e análise de dados para ser realmente útil. A partir das informações coletadas, a equipe pode criar personas mais precisas e detalhadas, que orientem ainda mais o processo de design e resultem em uma melhor experiência do usuário.

Exemplo fictício de uma Proto-Persona

Suponha que você esteja começando um negócio de entrega de alimentos saudáveis e ainda não tenha muitos dados sobre seus clientes em potencial. Com base em suas hipóteses e suposições, você pode criar uma Proto-persona chamada João Gonçalves:

BiografiaJoão é um profissional de tecnologia de 30 anos interessado em saúde e bem-estar e tecnologia. Ele gosta de pedir comida online para economizar tempo, procura por opções de refeições saudáveis em aplicativos de entrega de comida.
NecessidadesComer alimentos saudáveis e nutritivos, economizar tempo na preparação de alimentos.
FrustraçõesFalta de tempo para cozinhar refeições saudáveis, falta de acesso a ingredientes frescos.
Dados sobre Proto-Persona de João Gonçalves
Proto-Persona

Com essa proto-persona, uma equipe de UX pode começar a entender o público-alvo e criar hipóteses sobre suas necessidades, desafios e comportamentos. Em seguida, poderá realizar pesquisas mais aprofundadas para validar essas hipóteses e criar personas mais precisas e detalhadas.

O que é público-alvo?

Público-alvo é um conceito amplamente utilizado em marketing para definir um grupo específico de pessoas que são o foco de uma campanha publicitária ou de marketing. É a representação de um conjunto de características comuns que definem o perfil do consumidor para quem o produto ou serviço é direcionado.

Quando usar o público-alvo?

O público-alvo é utilizado principalmente quando se quer atingir um nicho específico de mercado e comunicar a mensagem da marca de forma mais efetiva para esse grupo. Ao definir o público-alvo, as empresas conseguem ajustar melhor a estratégia de marketing e a comunicação para esse grupo, aumentando as chances de conversão e fidelização de clientes.

A importância do público-alvo para a área de UX Design

Mesmo que a utilização do público-alvo seja amplamente utilizada nas estratégias de marketing sua definição pode fomentar diferentes equipes, entre elas a de UX Design com alguns dados que podem complementar as pesquisas, ajudando assim, a equipe a entender as necessidades, desejos e expectativas dos usuários. Ao conhecer o público-alvo, junto com os outros dados coletados, a equipe de UX Design pode criar interfaces de usuário que sejam intuitivas e fáceis de usar para o usuário final, o que pode aumentar a satisfação e a fidelidade à marca.

Além disso, a definição do público-alvo é importante para garantir que o produto ou serviço desenvolvido atenda às necessidades e expectativas do mercado, reduzindo as chances de fracasso comercial.

Exemplo fictício de um público-alvo

Suponha que uma empresa esteja desenvolvendo um aplicativo de delivery de comida saudável. O público-alvo para esse aplicativo pode ser definido como mulheres e homens jovens, com idade entre 18 e 35 anos, que trabalham ou estudam e têm uma rotina corrida.

Esse público-alvo pode ter como objetivo principal manter uma alimentação saudável, mas não tem tempo para cozinhar ou preparar suas próprias refeições.

Com base nessa definição, a equipe de UX Design pode criar uma interface de usuário intuitiva, com opções de busca e filtragem de acordo com as preferências alimentares do usuário, e um fluxo de compra simplificado que atenda às necessidades desse público-alvo específico.

O que é Avatar?

O Avatar é a personificação do seu público-alvo, criada para representar o perfil de um cliente ideal. Diferente da persona, o avatar pode ser baseado em dados demográficos e comportamentais reais, mas ainda é uma representação fictícia do cliente ideal.

O Avatar seria algo próximo a um ferramenta similar a uma Proto-Persona, q baseada em dados demográficos e comportamentais reais, mas praticamente para utilização em equipes de marketing. Não é uma ferramenta com aplicação prática em UX já que a Persona seria algo mais adequado.

Quando usar Avatar?

O avatar é uma ferramenta útil para empresas que já possuem dados demográficos e comportamentais de seus clientes em potencial. Ele pode ser usado para criar uma representação visual do cliente ideal, ajudando a equipe de marketing a entender melhor quem é seu público-alvo.

Conclusão

A persona, proto-persona, público-alvo e avatar são ferramentas importantes para ajudar as empresas e equipes de profissionais entender melhor os consumidores e orientar suas estratégias, seja de criação de produtos e serviços, ou seja de marketing.

Todos esses conceitos são importantes para garantir que um projeto seja voltado para as necessidades do usuário oferecendo boas experiência, e que as campanhas publicitária para divulgação do produto ou serviço resultante do projeto seja efetiva em atingir o público-alvo.

Para maior compreensão dos conceitos apresentados vou deixar a seguir um vídeo em que apresentas essas representações do consumidor.

Espero que as informações e dicas fornecidas neste artigo te ajudem na criação de representações do publico consumidor em seu projetos.

Se você tiver alguma dúvida deixe seu comentário. Aproveite compartilhe esse conteúdo com seu amigos.

Até mais.

Forte Abraço

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.