Curso de UX Design – Descubra como escolher o melhor treinamento para sua carreira

Dicas de conteúdos para quem pretende iniciar na área de UX Design

Precisa saber mais informações sobre como escolher um bom curso de UX Design? Provavelmente você já percebeu que o mercado e usuários estão precisando cada vez mais de interfaces e produtos com maior facilidade.

Ao perceber está grande importância no mercado, certamente surge uma oportunidade para profissionais que estejam preparados para o mercado. 

Pensando em você que deseja se tornar esse profissional diferenciado e atender às novas necessidades do usuário. Trouxemos algumas informações sobre a área, e também vamos indicar um conteúdo gratuito e rico em qualidade para alavancar sua carreira.

Veja a seguir neste artigo:

O que é UX Design?

UI Designer

A sigla UX quer dizer Experiência do Usuário. Ou seja, UX Design é uma área em focada em criar projetos de design que facilitem e permitam uma boa experiência do usuário.

Um exemplo que podemos levar em consideração é o controle remoto. Antigamente este objeto era completo de botões e informações que muitas vezes não era utilizado pelos usuários ou até mesmo nem sabiam qual a verdadeira função. Então, o UX Design vem pra deixar o controle remoto com funcionalidades mais simplificadas e com uma estética mais agradável, para melhorar a experiência do telespectador com a televisão.

Mas falando agora de um site, por trás de todas aquelas ferramentas intuitivas, com as informações para o usuário utilizar, encontramos diversos códigos e programações. Desse modo, o UX Design facilita para que o usuário possa encontrar uma plataforma mais intuitiva, fácil de usar, proporcionando melhor interação do usuário com o produto ou conteúdo disposto no site.

O que faz um UX Designer?

O profissional de UX Design é uma pessoa especializada, para melhorar e descomplicar a interação do usuário com produto ou serviço, seja ele uma plataforma, site, aplicativo ou até mesmo com um controle remoto, assim como mencionamos anteriormente, proporcionando condições para que ele tenha uma boa experiência de utilização.

Para isso ele precisa de conhecimentos sobre tecnologia, design, processos, pesquisas, entre outros. É uma área multidisciplinar.

O UX Design pode ser uma grande oportunidade de diferenciação no mercado de Design, pois cada vez mais se faz importante que as pessoas interajam de forma agradável e descomplicada ao utilizar algum produto ou serviço.

Então, as empresas buscam cada vez mais pessoas especializadas nesta área para que seus produtos, seja interfaces digitais ou dos produtos físicos, e serviços sejam fáceis e principalmente agradáveis para o consumidor final. Logo, vem se tornando um profissional diferenciado e essencial no mercado.

Quais são os tipos de formação para esta área?

Para a área de UX Design, não existem formações (bacharelados ou tecnólogos). O máximo que temos no momento são cursos de especializações, como pós-graduação e MBAs.

Normalmente os profissionais são oriundos de outras formações tradicionais de ensino superior, principal de Design.

Para quem deseja iniciar existem cursos livres presenciais e online. Além de rico material em livros, podcasts, Youtube, entre outros.

Mas é importante ressaltar que um curso de UX Design com uma boa qualidade, é aquele em que ao final da formação ou até mesmo durante, o aluno consegue demonstrar e aplicar o que aprendeu. Sendo assim, o esforço por parte do aluno é algo essencial.

Ensino Superior

No ensino superior, você não encontra diversos cursos que podem envolver a área de UX Design. Porém um curso especifico da área não existe no momento. Por enquanto temos opções mais próximas como:

  • Design de produtos;
  • Ciências da computação
  • Publicidade e propaganda;
  • Design gráfico e entre outros.

Até mesmo profissionais de outras áreas não relacionadas diretamente com desenvolvimento de produtos estão trabalhando na área de UX, como Desenvolvedores e até outros profissionais não oriundos de TI, como Psicólogos, por exemplo.

Cursos e especializações de UX Design

As especializações são exatamente para pessoas que já realizam a formação e desejam relembrar o conteúdo ou para pessoas que nunca tiveram acesso ao mundo do design mas desejam se tornar profissionais.

Sendo assim, se o seu objetivo é encontrar um curso com alta qualidade e começar agora mesmo, indico que você pare por aqui

Isso mesmo, o Chief of Design está oferecendo para você um curso gratuito e com conteúdos que irão fazer com que você saia do exato zero para o nível avançado na área de UX Design, de forma totalmente gratuita

No curso do Chief, você adquire conhecimento sobre UX/UI Design, criando interfaces que oferecem melhor experiência ao usuário e lhe oferecerá maior crescimento e desenvolvimento no mercado de trabalho.

Curso Gratuito de UX no Canal do Chief of Design

Veja as principais informações sobre o curso de UX Design.

O curso de gratuito de UX Design do Chief of Design

O curso de UX Design do Chief of Design é totalmente gratuito e você pode acessá-lo por meio do canal do Chief of Design no Youtube.

O treinamento de UX Design começa apresentando os principais estilos de UX Design, dicas e algumas práticas essenciais para a área. Além disso, você irá saber qual a verdadeira diferença entre UI e UX, algumas informações sobre a carreira deste profissional.

O nosso curso apresenta os conceitos iniciais sobre o UX Design, como utilizar, dicas e informações sobre a profissão, como salário, o mercado, como fazer seu próprio portfólio e muito mais.

  • Processo inicial – Este processo acontece, para que você possa aprender os conceitos básicos sobre a área.
  • Dicas – As dicas e práticas, são fatores essenciais para que você possa fazer um trabalho de alta qualidade.
  • Guia de carreira – o curso também oferece um guia de carreira, para que você futuro profissional possa aprender desde como criar o seu portfólio, até softs skills e hard skills, para que se diferencie no mercado.

Veja também os conteúdos extras para o seu aprendizado:

  • Você terá acesso a conteúdos com profissionais que atuam no mercado e que conhecem todas as estratégias para alcançar as melhores vagas.
  • Como criar o seu portfólio e como se tornar um bom profissional para o mercado desta área.
Playlist de UX Design

Conclusão

O UX Designer é uma profissão que está em alta no mercado e precisa de profissionais qualificados (já está em falta, na verdade), pois as empresas cada vez mais entendem que basta vender e entregar, é preciso proporcionar uma boa experiência de uso do produto, de atendimento e de prestação de serviço.

Então, se você é um profissional que busca se diferenciar nesta profissão, é importante ter acesso a cursos e treinamentos de alta qualidade.

Sendo assim, não perca esta oportunidade única de acessar um curso gratuito com a presença de profissionais que realmente conhecem sobre o segmento e trabalham nesta área.

Para saber mais, basta acessar este link!

Flavia Keyt

Olá. Sou Flavia Keyt, redatora do blog Chief of Design. Sou natural de São Paulo, Brasil. Hoje trabalho com a criação de conteúdos para web. Procuro transformar palavras em experiências únicas para você.