O que é UX Research? Conheça as principais informações sobre esta área

Descubra como se tornar um profissional da área de UX Research

Você certamente já se perguntou o que é UX Research? Em primeiro momento, saiba que esta é uma área importante dentro do cenário de UX Design. Pensando nisso, separamos algumas informações sobre este segmento e sua importância para o design de qualquer empresa.

Um passo importante para entender sobre esta área é levar em conta a sua própria experiência. Você já visitou um site e mudou muito a sua percepção de um serviço ou empresa? Foi uma percepção melhor ou pior sobre esta organização? 

Pois bem, você já deve ter imaginado que o sucesso de uma empresa e conquista de um cliente, está totalmente ligada à experiência do usuário. Neste contexto, é possível identificar também a importância da área de UX Research.

Esta é uma área que vem evoluindo cada vez mais no mundo do design. Mas como existem diversas áreas no mercado de UX, isso acaba confundindo as pessoas. Por isso, veja aqui as principais informações para que você aprenda a diferenciar as diversas áreas que envolvem este mercado. E se você gostar, por que não começar a estudar para poder ingressar nesse segmento?

Veja a seguir neste artigo:

O que é UX Research: Porque esta área é importante?*

UX Research

UX Research é uma área que foca na pesquisa sobre o usuário e quando aplicado da forma correta, passa a ter um nível cada vez mais alto na conquista de clientes e retenção dos mesmos.

Um exemplo que pode acontecer, através de estudos e boa aplicação das pesquisas, são os custos de suporte que podem acabar sendo menores. Afinal, os serviços e produtos passam a ser mais intuitivos e fáceis de usar. Sem contar que uma pesquisa bem feita, oferece maiores certezas para o desenvolvimento do produto.

Com uma pesquisa bem feita, o processo de adivinhações é completamente nulo, o que economiza tempo e principalmente dinheiro. Ou seja, evita que você invista em algo que pode fracassar. 

O que faz um UX Researcher?

UX Researcher

Agora que você já sabe o que é UX Research e como é importante para a área de o design de qualquer empresa. Então, saiba que o UX Researcher é a denominação do profissional que trabalha nesta área. E sua função é coletar e pesquisar informações dos usuários, tanto por meio de métodos quantitativos, como qualitativos. Podendo ser por meio de entrevistas, criação de persona, pesquisa de mercado e muito mais. 

O principal objetivo na buscar dos dados sobre o usuário é a análise dos dados coletados para que essa imersão sobre o mundo do usuário, resulte lá na frente, em uma excelente entrega, seja em qual produto for: site, aplicativo, serviço, produto físico entre outros

Quais são as principais atividades da área de UX Research?

As principais atividades deste mercado, é analisar de uma forma real, qual é o comportamento do consumidor. 

Ao coletar as principais informações, o profissional que atua nesta área, trabalha em conjunto com os designers, desenvolvedores, engenheiros e entre outros profissionais, para transformar os dados coletados em resultados concretos para a empresa.

É importante ressaltar que empresas maiores, possuem, normalmente, um profissional para cada atividade. Em outros casos, é possível observar apenas um profissional para fazer todas as atividades, seja a de pesquisa, estruturação do produto e muito mais.

Esta é uma área importante e, independentemente que exista ou não um profissional focado em pesquisa, não podemos deixar as pesquisas de lado. Ela não deve faltar em nenhum tipo de projeto que você realizar para uma empresa, independente qual seja. Mesmo que a pesquisa seja menor ou menos trabalhada.

Agora que você já sabe o que é UX Research, veja a seguir as principais atribuições que um profissional da área pode realizar.

Atividades de um profissional da área de UX Research

Separamos as principais atividades que este profissional pode realizar, veja a seguir:

UX Researcher
  • Fazer a pesquisa de personas e identificar o comportamento do usuário e consumidor;
  • Gerenciar e conduzir pesquisas;
  • Testes qualitativos de usabilidade;
  • Trabalhar em parceria com a equipe de marketing, para identificar os principais tópicos para pesquisa;
  • Trabalha com design, estratégia de conteúdo, gerenciamento de produtos e marketing;
  • Fazer planejamento e implementação de estratégias.

Principais características e habilidades de um UX Researcher

As principais características que este profissional deve ter é curiosidade e principalmente, capacidade de estudar diferentes contextos e clientes. Além disso, é importante que o mesmo tenha algumas habilidades, como:

Você quer começar a trabalhar como UX Researcher?

Se o seu principal objetivo é se tornar um profissional da área de UX, ou especificamente UX Researcher, saiba que este é um ambiente novo e abrange diversas áreas, seja no marketing, psicologia, antropologia, ciência da informação e muito mais. 

Não é necessário que você seja especialista em todas estas áreas, mas é importante ter um pensamento analítico, ainda é importante que você tenha facilidade em comunicação (ou que trabalhe para melhorar), para conversar e ler sobre pessoas.

Como o UX Researcher também é responsável por analisar como é o comportamento do usuário durante a interação com produtos diversos através de testes, pode ser um diferencial também que ele entenda os processos que envolvam a criação de interfaces e Design Visual dos produtos.

Com isso ele poderá ter uma melhor argumentação para munir as demais equipes com dados que possam trazer mais previsibilidade ao projeto.

Se você quer potencializar seus conhecimentos para se atentar à detalhes da experiência do usuário com a interface final, eu quero te sugerir um curso pensando a atender essas questões.

Se trata do nosso curso online de UI Design, onde você poderá entender os processos de Design de interface e visual.

O treinamento é totalmente online, pode ser acessado por onde você quiser e com acesso vitalício a mais de 80 aulas com atualização constante. Você também poderá ter acesso a um grupo exclusivo para ter todos suporte e interação com outros alunos.

Sem contar que no final, você receberá certificado digital de conclusão.

Para saber mais informações sobre este treinamento e se tornar um profissional da área de UX Research, basta acessar aqui.

Flavia Keyt

Olá. Sou Flavia Keyt, redatora do blog Chief of Design. Sou natural de São Paulo, Brasil. Hoje trabalho com a criação de conteúdos para web. Procuro transformar palavras em experiências únicas para você.