UX Writer o que faz? Descubra porque é essencial

Saiba qual a verdadeira importância de um UX Writer no mundo do Design

O que faz um UX Writer? Você que possui interesse na área de UX ou já faz parte do mercado de design? Sabia que esta é uma área que pode se dividir em diversos ramos? Ela pode ser composta por um profissional para fazer o tarefas completas de UX ou divididas entre diversos profissionais. Pensando nisso, veja um pouco mais sobre a área de UX Writing.

Veja a seguir mais detalhes:

UX Writer, o que faz?

UX Writer

Certamente você já se questionou sobre o verdadeiro sentido deste profissional, por este fato separamos algumas informações. 

Podemos começar dizendo que este profissional atua na área estratégica, de planejamento e produção de conteúdo. 

Entre as atividades deste profissional, envolve a escolha de palavras ideais para fazer parte do conteúdo, as cores e principalmente o formato desta escrita, com a finalidade de melhorar a experiência do consumidor e usuário.

O principal objetivo da área de UX Writing é facilitar e melhorar a comunicação de forma assertiva, inclusiva e não agressiva na utilização de aplicativos, sites de empresas e muito mais. Para chegar ao objetivo esperado, é importante que está estratégia ofereça:

  • Clareza;
  • Contexto para o público-alvo;
  •  Precisão.

Além disso, o UX Writer é um profissional que se baseia tanto no design, quanto no marketing e arquitetura da informação, para que possa alcançar os objetivos desejados. Este profissional é um grande estrategista que agrega no fortalecimento da voz da marca.

O que é UX Writing?

O que faz um UX Writer?

UX, significa a experiência do usuário e a palavra writing, quer dizer escrita, na língua portuguesa. Podemos então entender que UX Writing é uma área em que planeja e executa a criação de conteúdos textuais, com o objetivo de otimizar a experiência do usuário. Mas afinal, que tipo de conteúdo os profissionais desta área criam?

O principal trabalho é criar o conteúdo que fica presente na interface digital, podendo receber o nome de microtexto ou microcopy. Este é um texto totalmente pensado para transmitir informações diretas em um espaço pequeno, principalmente no contexto de uso em dispositivos móveis.. 

O principal objetivo destes conteúdos criados na área de UX writing é informar, conduzir e fazer o engajamento do consumidor na plataforma online da empresa.

Além de trabalhar com microtextos, a área de UX Writing pode englobar o processo de redação, revisão e validação de conteúdos de outros canais de comunicação, e recomendar a estratégia de conteúdo para projetos. Para isso deve-se desenvolver um Guia de Escrita sirva de referência para todo o conteúdo que for criado.

A escrita impacta o consumidor?

Sim, o UX Writing é uma área fundamental para criação e fortalecimento do brand voice, ou seja, voz da marca. É uma área essencial para a construção da imagem da marca e principalmente do relacionamento com o consumidor.

Então, podemos dizer que a escrita impacta sim o consumidor e pode transformar a imagem de uma empresa. 

Quais são as principais atividades de um profissional que trabalha na área de UX Writing?

UX Writing

Agora que você já sabe o que UX Writer faz e a principal importância deste profissional, é importante saber quais são as atividades realizadas pelos profissionais desta área. Veja a seguir todas as informações.

Guia o processo de escrita

O profissional da área, mais conhecido como UX Writer, deve desenvolver todo o padrão de escrita de uma empresa, ou seja o Guia de Escrita, como já citamos anteriormente. Pois, o principal objetivo é oferecer consistência para a plataforma digital. 

Este é um profissional que informa o tom de voz da marca, como deve se comportar no mercado, como deve ser a comunicação com o público e muito mais.

Então, podemos dizer que é a área que faz a determinação de boas práticas de comunicação, estilo de comunicação e tudo que envolva o conteúdo de uma marca.

Revisão dos conteúdos

Uma outra grande atribuição deste profissional é fazer a revisão, edição e validação dos trabalhos e conteúdos que são realizados para a marca. Este profissional faz o alinhamento do conteúdo, identifica oportunidades e muito mais.

Quais são as habilidades que um UX Writer precisa ter?

Assim como em qualquer área de atuação, é importante que o profissional tenha algumas habilidades. Sendo assim, veja quais são as habilidades que um UX Writer tem para fazer bem o seu trabalho.

Comunicação

A comunicação e a expressão são habilidades essenciais que este profissional precisa. O mesmo precisa entender todo o processo que envolve a comunicação de uma marca.

Ciência da informação

A ciência da informação é um campo responsável por estudar a coleta, manipulação, classificação, análise e armazenamento dos dados. Pensando neste ambiente, alguns campos da ciência da informação pode ajudar o profissional desta área de UX, entre estes campos, podemos mencionar:

  • Taxonomia: Importante para a estruturação e organização da informação, visualização e fluxos da informação.
  • Arquitetura da informação: Sistema que estrutura a forma como as informações devem ser acessadas, apresentadas e interligadas.E esta estruturação tem como objetivo facilitar o acesso do usuário ao conteúdo em um contexto de uso.
  • Comunicação inclusiva: Uma comunicação que garanta que uma mensagem seja passada e compreendida pelo receptor, que poderá, a partir dela, auxiliar a pessoa com determinada deficiência no que for solicitado.

Experiência do consumidor e usuário

Esta é fundamental e o principal objetivo de todo este trabalho. Por este fato, é completamente importante que o profissional faça parte dos projetos de UX desde o inicio para saber quem é o usuário.

Qual a diferença de UX Writing X Copywriting?

Quando falamos em era digital e quando entendemos sobre o processo de UX Writing em sites, aplicativos e muito mais, alguns conceitos passam a se esbarrar, como por exemplo com o copywriting. Mas afinal, qual é a principal diferença entre estas áreas?

O copywriting é um conteúdo informativo, educativo, com a finalidade de converter o lead. Este é um processo de jornada, que vai desde a descoberta do consumidor, até a conversão do mesmo.

Enquanto, a escrita de UX possui uma escrita técnica, tendo como principal objetivo proporcionar a melhor experiência do usuário de uma forma clara, para que o mesmo possa ter uma boa interação na plataforma.

São conceitos que se complementam entre si. A escrita de UX é conhecida como microcopy, pois envolve a criação de pequenos textos, seja para botões, como chatbots, mensagens de procedência ou erro e até mesmo notificação.

Deseja iniciar na área de UX?

Se o seu principal objetivo é se tornar um profissional da área de UX, ou especificamente UX Writing, saiba que este é um segmento que vem sendo cada vez mais necessário, principalmente com o crescimento do mundo digital. 

Como o UX Writer é responsável por desenhar a experiência de interação que pessoas usuárias terão com um produto por meio de design e conteúdo, pode ser um diferencial também que ele entenda os processos que envolvam a criação de interfaces e Design Visual.

Com isso ele pode ter maior precisão para definir a inserção de microtextos no lugar adequado, impedindo assim, uma má experiência.

Se você quer potencializar seus conhecimentos para se atentar à detalhes da experiência do usuário com a interface final, eu quero te sugerir um curso pensando a atender essas questões.

Se trata do nosso curso online de UI Design, onde você poderá entender os processos de Design de interface e visual.

O treinamento é totalmente online, pode ser acessado por onde você quiser e com acesso vitalício a mais de 80 aulas com atualização constante. Você também poderá ter acesso a um grupo exclusivo para ter todos suporte e interação com outros alunos.

Sem contar que no final, você receberá certificado digital de conclusão.

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Flavia Keyt

Olá. Sou Flavia Keyt, redatora do blog Chief of Design. Sou natural de São Paulo, Brasil. Hoje trabalho com a criação de conteúdos para web. Procuro transformar palavras em experiências únicas para você.